Buscar

Ied

O positivismo jurídico busca a criação de um direito impessoal e igual para todos, através de uma a Ciência que tem por missão estudar a correlação entre as normas que compõem a ordem jurídica vigente. Sobre as correntes do positivismo, é correto o que se afirma.
 
  O Normativismo jurídico apresenta tendências de perfil factualista, que busca integrar o direito às Ciências Sociais e Humanas, como a Sociologia, a Filosofia e a Psicologia.
  O positivismo jurídico, que representava a ordem institucional burguesa, entrou em crise quando os movimentos unificados de trabalhadores começaram a defender a criação de um Estado Liberal.
  O Pandectismo jurídico se identificava com as premissas com as premissas metodológicas da Escola da Exegese alemã, como o formalismo e a sistematicidade.
  A Escola da Exegese decorre de um projeto político que pretendia a unificação do direito privado alemão e se valeu de uma nova técnica de elaboração legislativa denominada de código.
  A Escola Histórica do Direito, capitaneada civilistas romanistas como Savigny, considerava o costume como a fonte principal de direito, devendo a lei derivar dele.

💡 2 Respostas

User badge image

Alex Delarge

A última questão é a correta. O direito é o espirito do povo, na qual, cabe ao legislador sua interpretação na confecção das leis. 

 

As demais questões estão incorretas. Em síntese, a primeira fala do normativismo (que é a Escola de Kelsen) que procura livrar a ciência do direito de toda sua impureza (sociológica, moral, etc); A segunda não encontra respaldo, isso seria a escola da exegese; A terceira atribui a Exegese à Alemanha, entretanto, essa Escola deriva da França, inclusive a Escola História (Savigny) ia contra a Exegese (movimento de codificações).

1
Dislike0

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

✏️ Responder

SetasNegritoItálicoSublinhadoTachadoCitaçãoCódigoLista numeradaLista com marcadoresSubscritoSobrescritoDiminuir recuoAumentar recuoCor da fonteCor de fundoAlinhamentoLimparInserir linkImagemFórmula

Para escrever sua resposta aqui, entre ou crie uma conta

User badge image

Outros materiais