Buscar

LING 1 SINTAG AULA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

LINGUÍSTICA I
Dicotomias de Saussure
• Método dominante de fazer linguística no século dezenove e início do século vinte é o chamado método histórico comparativo. Um dos teóricos mais importantes dessa época é sem dúvida Ferdinand de Saussure. 
Através do método histórico comparativo é possível fazer observações como a semelhança do Francês para o Português, que nos aponta a origem dessas duas línguas, ambas vieram do latim.
Saussure definiu um novo objeto de estudos para a linguística, as dicotomias. 
No curso de linguística geral de Saussure não aparece o termo dicotomia, más há quatro pares de conceitos que fazem uma síntese da analise de Saussure, esses conceitos ou dicotomias são: diacronia VS sincronia, língua VS fala, significante VS significado e paradigma VS sintagma. A palavra dicotomia deriva do grego dichotomia, que significa dividir em partes iguais.
Os Dois Eixos da Linguagem
O eixo sintagmático e o eixo paradigmático
Para Saussure as relações com os elementos linguísticos são estabelecidas em dois domínios distintos: um eixo de seleção (paradigmático), e um eixo de combinação (sintagmático). 
Eixo Sintagmático
Quando pensamos na maneira que organizamos nossa fala, percebemos que temos possibilidades de combinações. É como se no nosso cérebro houvesse um enorme guarda-roupa. Apesar de termos nesse guarda-roupa todas as peças do nosso vestuário, há uma ordem para que nos arrumemos.
Uma pessoa não pode calçar os sapatos antes de vestir as meias, por exemplo.
Nossa fala também funciona assim. Existe uma ordem para que organizemos nossa cadeia da fala.
Devido a essa característica em termos de organização linear, Saussure afirma que o eixo sintagmático se baseia no caráter linear do signo linguístico, “que exclui a possibilidade de se pronunciar dois elementos ao mesmo tempo”.
Segundo Saussure a língua é formada de elementos que se sucedem um após outro linearmente, isto é na “cadeia da fala”. A relação entre esses elementos, Saussure chama de sintagma: o sintagma se compõe sempre de duas ou mais unidades consecutivas.
Em um sintagma, cada termo tem sua oposição em relação ao que precede e ao que o segue. Um termo passa a ter um valor em virtude do contraste que estabelece com aquele que precede ou lhe sucede ou a ambos.
Os signos sendo alinhados um após o outro formam uma relação chamada sintagmática, sintagma no grego quer dizer coisa posta em ordem. 
O sintagma não existe isoladamente ele se relaciona e se valida por meio das relações paradigmáticas.
Eixo Paradigmático
Relações associativas = Paradigmáticas
A relação baseada nos elementos que são combinados se chama paradigmática, paradigma vem do grego paradéigma que quer dizer modelo, exemplo. 
O Paradigma é o sistema: uma reserva de termos virtuais que representam as possibilidades, no nível das seleções.
O paradigma representa a potencialidade: todos os signos que o indivíduo conhece ficam armazenados para que ele faça a seleção e organize os sintagmas.
Por exemplo; cada elemento linguístico evoca no falante ou no ouvinte a imagem de outros elementos, como no grupo de palavras: ensino, ensinar, ensinemos, há o radical em comum. Podemos agrupar também por sufixos, como: casamento, armamento, julgamento. Podemos agrupar por significado: ensino, instrução, significado...
Exemplificando sintagma e paradigma
Toda frase, possui dois eixos: um de seleção e outro de combinação. Na frase "Eu comprei um carro novo", há possibilidades combinatórias claras, tais como "Um carro novo eu comprei" (mudança de ordem das palavras) ou outras, como ao acrescentarmos novos termos à oração. 
Também há quase inumeráveis possibilidades seletivas, tais como: "eu / ele / tu / João / Dina - comprou / vendeu / roubou / explodiu - um / dois / três / muitos - carros / foguetes / caminhões - novos / velhos / antigos / raros". O eixo de seleção proposto pela relação paradigmática, corresponde às palavras que podem ocupar determinado ponto em uma sentença.
Relações sintagmáticas da língua portuguesa
A noção de sintagma se aplica não só as palavras mas a grupos de palavras, às unidades complexas de todas dimensões e espécies.
Sintagma Fônico: estabelece-se a partir da relação entre fonemas
Fonêmico: ocorre com grupos vocálicos (ditongos e tritongos), grupos consonantais e sílabas.
Prosódico: Um grupo acentual tônico ou átono, pode diferenciar dois signos como pública (adjetivo) e publica (verbo).
Ex. “A secretária secretaria a reunião”.
Frases exclamativas, interrogativas ou afirmativas são diferenciadas pela entonação da voz.
Sintagma mórfico
Estabelece-se a partir da relação entre morfemas e pode ser lexical ou locucional.
Lexical: quando um sintagma mórfico é lexical, temos a própria palavra, que pode ser primitiva ou derivada (ex. laranja x laranjada).
Locucional: quando um sintagma mórfico é locucional está no nível intermediário entre o sintagma lexical e o sintático (“tábua de passar”, “havia dito”).
	
Aplicação
Se uma palavra como imexível chegar a surgir na fala e atingir a língua, isto é passar a fazer parte do sistema, tal fato ocorre baseado em outros modelos ou paradigmas já existentes no sistema, como, ilegível, imperdível, irreversível, inadimissível, etc. 
Em outras palavras, a potencialidade da língua, o paradigma, possibilita sua criação através da analogia, uma vez que essas formações são possíveis porque acionamos as palavras semelhantes que estão armazenadas em nosso paradigma.

Outros materiais