Buscar

QUESTÕES SOBRE COLEÇÕES BOTÂNICAS - JOSÉ ARTHUR FELIPE PEQUENO - CB NOTURNO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN)
CENTRO DE BIOCIÊNCIAS (CB)
COMPONENTE: SISTEMÁTICA E EVOLUÇÃO
Professora: Alice de Moraes Cavalcante Versieux 
Questões sobre coleções botânicas 
José Arthur Felipe Pequeno
QUESTIONÁRIO
Questão 1 - O que é um herbário?
 Um herbário é uma coleção de plantas secas, por onde o colecionador busca compreender as variações e padrões nas plantas em natureza, aspectos morfológicos, ecológicos como frutificação ou floração e distribuição geográfica.
Questão 2 - Qual é a importância dos herbários e de suas coleções?
 É importante para termos mais compreensão das filogenias da flora presente no nosso planeta, não se restringindo somente a isso, com as coleções botânicas podemos analisar a bioecologia das espécies, suas características morfológicas e genéticas, classificá-las corretamente, entender sua distribuição geográfica, se é uma espécie ameaçada de extinção ou não e a partir disso desenvolver projetos para conservação. 
 
Questão 3 - O que é uma chave de identificação?
 As Chaves de Identificação são ferramentas que os sistemas utilizam para auxiliá-los a chegar a um táxon correto, e cada tipo de chave tem sua metodologia de utilização. 
Questão 4 - Diferencie os diferentes tipos de chave existentes.
 A Chave dicotômica consiste em uma ferramenta que o sistemata utiliza para chegar ao táxon correto, nas chaves estão dispostas escolhas afirmativas e excludentes na qual o sistemata escolherá as opções corretas para chegar ao táxon correto, a chave apresenta uma estrutura em diagrama e podem ser escritas tanto em indentadas ou pareadas. Já a chave de acesso múltiplo é caracterizada por cartões furados onde cada cartão representa um táxon e cada furo um em caráter particular, quando um táxon apresenta um determinado caráter é feito um entalhe no furo correspondente e esse tipo de chave também pode ser escrito. 
Questão 5 - O que é uma flora? E uma monografia? E uma revisão taxonômica?
 Uma flora é um conjunto de espécies descritas em uma localidade ou região que pode ser pequena ou não, e juntamente com a descrição das plantas devem estar as chaves, descrições e suas ilustrações. A monografia é um tratado mais complexo e abrangente sobre um determinado táxon e contém descrição, chaves e ilustrações. Uma revisão taxonômica é semelhante a uma monografia só que menos abrangentes e geralmente são publicadas em revistas. 
Questão 6 - Comente como a internet pode ser útil no estudo da sistemática vegetal.
 Acredito que a internet tem o poder de potencializar o acesso a informação e contribuir positivamente em qualquer âmbito da pesquisa cientifica. Com a facilidade de transmissão de conhecimentos e informações as discussões, estudos e pesquisas são produzidos e divulgados cada vez mais não somente sobre taxonomia vegetal, mas sobre vários outros ramos de pesquisa. Novas teses, novas informações, novas oportunidades de pesquisas a serem desenvolvidas tudo isso foi potencializado pela internet que trouxe mais praticidade no acesso a informação.

Outros materiais