Buscar

Composto por dois tipos de células

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

HISTOLOGIA DO SISTEMA NERVOSO:
 SISTEMA NERVOSO
2
· Composto por dois tipos de células: neurônios e as células da glia. Neurônio: 
Célula do tecido nervoso, formado a partir de um folheto embrionário (ectoderma), vem de uma célula denominada epiblasto, na qual se origina de uma célula tronca embrionária, um tecido com muito consumo de ATP, bem vascularizado e com pouca matriz extracelular. 
· Função: recepção, transmissão e processamento de estímulo. 
· Partes de um neurônio: dendritos que são ramificações que saem do corpo celular (região em que se encontra o núcleo), região inicial do axônio, o final é chamado de terminal axonal ou telodema, de estrutura lipídica que reveste o axônio (bainha de mielina: garante o impulso de natureza saltatória, acelera a velocidade transmissão do impulso nervoso, e é formada por 2 células SNC- OLIGODENDRÓCITOS; SNP- CEL. SHWAN), cone de implantação é a região de convergência dos estímulos que chegam nos dendritos e no corpo celular do neurônio, ele é propagado pelo axônio. Neurônios não se encostam, então para que haja a mensagem de um neurônio para outro, é necessário mediadores químicos - neurotransmissores-, e eles possibilitam a sinapse, que é a passagem da informação de um neurônio para outras células, se a sinapse precisa de um neurotransmissor é dita química (DENTRITO- CORPO CELULAR- AXÔNIO- SINAPSE), região amielínica -nó de Ranvier- que é a onde o impulso solta, corpúsculos de nissil (aglomerados de reticulo endoplasmático rugoso, indicam o auto metabolismo dessas células). 
· Tipos de neurônios de acordo com a morfologia: bipolares, multipolares e pseudomultipolar. 
· Classificação de acordo com a sua função: motora: eferente (SNC, ÓRGÃOS PERIFÉRICOS, leva a 
informação), sensitiva: aferente (traz a informação), e de integração.
 Neuroglia:
Células de sustentação e de produção de mielina, as células da glia agem isolando os neurônios uns dos outros, evitando assim interferências na condução do impulso nervoso. São também as células da glia que levam substâncias nutritivas, regulam a composição química dos líquidos intercelulares, removem excretas e fagocitam restos celulares. 
· Função: suporte, reparo tecidual, reciclagem do liquido intersticial, isolamento, troca metabólica. depuração dos neurotransmissores. 
- Oligodendrócitos: forma a bainha de mielina em neurônios do snc, emitem vários prolongamentos que se envolvem no axônio.
- Célula de schwann: forma a bainha de mielina em neurônios do snp, a própria célula se envolve no axônio.
- Espendimocito: são células cúbicas ou colunares, dispostas em uma camada única, que apresentam microvilosidades e cílios produzem e movimentam o líquido cefalorraquidiano; 
- Astrócito: Estas células com formato de estrela têm muitos prolongamentos e são as maiores e mais numerosas células da neuroglia. Existem dois tipos de astrócitos: os protoplasmáticos têm muitos prolongamentos curtos e ramificados e são encontrados na substância cinzenta, os fibrosos têm longos prolongamentos não ramificados e estão localizados principalmente na substância branca. Os prolongamentos dos astrócitos entram em contato com capilares sanguíneos, neurônios e com a pia-máter (fina membrana que recobre o encéfalo e a medula espinal). Desempenha diversas funções -sustentação, filamentos intermediários, múltiplas irradiações, ligam neurônios aos capilares e pia-máter, receptores de NE, GABA, PNA, metaboliza glicose; seletividade da barreira hematoencefálica.
 - Micróglia: Estas pequenas células da neuroglia têm finas projeções que dão origem a numerosas ramificações espiculadas, prolongamentos curtos e irregulares, núcleo alongado, fagocitose, origem hematogênica, célula de defesa.
 ANATOMIA DO SISTEMA NERVOSO 
· O sistema nervoso é dividido anatomicamente em dois componentes principais: o sistema nervoso central, constituído por encéfalo e medula espinal, e o sistema nervoso periférico, que é formado por nervos e gânglios. 
SISTEMA NERVOSO CENTRAL 
· FUNÇÃO: 
O SNC processa muitos tipos diferentes de informações sensitivas. Também é a fonte dos pensamentos, das emoções e das memórias. A maioria dos sinais que estimulam a contração muscular e a liberação das secreções glandulares se originam nele. 
· COMPOSIÇÃO: 
Composto pelo encéfalo e pela medula espinal, em que o encéfalo está localizado no crânio, contém mais de 85 bilhões de neurônios, e é formado pelo cérebro, cerebelo e ponte encefálica. SISTEMA NERVOSO PERIFÉRICO
· FUNÇÃO: 
Ligar o SNC aos outros órgãos do corpo e com isso realizar o transporte de informações.
· COMPOSIÇÃO: 
Composto por nervos, gânglios, plexos entéricos e os receptores sensitivos. 
· DIVISÃO: 
Divide-se em sistema nervoso somático e autônomo, em que o somático regula as ações que estão sob o controle da nossa vontade, ou seja, ações voluntárias, e atua sob a musculatura esquelética de contração voluntária. Já o autônomo é subdividido em simpático e parassimpático. 
SINAPSE 
- CONCEITO BÁSICO: 
A sinapse é uma região onde ocorre a comunicação entre dois neurônios ou entre um neurônio e uma célula efetora (célula muscular ou glandular). O termo neurônio pré sináptico se refere a uma célula nervosa que
conduz o impulso nervoso em direção a uma sinapse, é a célula que leva o sinal. Uma célula pós sináptica é aquela que recebe o sinal. A ideia da sinapse é ter a transmissão de informação de um neurônio para outra célula, quando não há contato físico entre dois terminais é a sinapse química, na qual necessita de mediadores químicos -neurotransmissores-. 
- IMPORTÂNCIA: 
As sinapses são essenciais para
a homeostasia, pois elas permitem a filtração e a integração das informações.
· SINAPSE NEURO-NEURAL: 
- Axodentríticas: ponto de contato entre os neurônios, 80% ocorre entre o axônio e o dendrito. 
- Axossomática: axônio e soma de outro 
- Axoaxônica: entre dois axônios 
· TIPOS DE SINAPSE: 
- Elétrica: quando o neurônio tem contato físico com a outra.
- Química: o neurônio não tem contato com o outro. 
efeito: inibitória estimula o neurônio seguinte ou excitatória

Continue navegando