Buscar

Exercícios - Direito Processual Civil

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÃO 01: FGV - Técnico do Ministério Público (MPE RJ)/Notificação e Atos Intimatórios/2016. A possibilidade de concessão, pelo juiz da causa, de tutela antecipatória do mérito, inaudita altera parte, em razão de requerimento formulado nesse sentido pela parte autora em sua petição inicial, está diretamente relacionada ao princípio:
a) Do juiz natural;
b) Da inércia da jurisdição;
c) Da inafastabilidade do controle jurisdicional;
d) Do contraditório;
e) Da motivação das decisões judiciais.
QUESTÃO 02: FGV - Técnico Médio da Defensoria (DPE RJ)/2019. Segundo o vigente Código de Processo Civil, o juiz proferirá as sentenças no prazo de 30 (trinta) dias, bem como poderá, nas causas que dispensem a fase instrutória, e independentemente de citação do réu, julgar liminarmente improcedente o pedido, se verificar, desde logo, a ocorrência de prescrição ou decadência. Trata-se de regras processuais que encerram a aplicação do princípio constitucional do(a):
a) Livre acesso à justiça
b) Juiz natural
c) Isonomia
d) Ampla Defesa
e) Razoável duração do processo
QUESTÃO 03: ABCP - Procurador Legislativo (CM BJ dos Perdões)/2019. Em relação às normas fundamentais do processo civil previstas no Código de Processo Civil, assinale (V) para Verdadeiro e (F) para Falso nas assertivas abaixo:
( ) O processo começa por iniciativa da parte e se desenvolve por impulso oficial, salvo as exceções previstas em lei;
( ) Aquele que de qualquer forma participa do processo não deve comportar-se de acordo com a boa-fé;
( ) A conciliação, a mediação e outros métodos de solução consensual de conflitos deverão ser estimulados por juízes, advogados, defensores públicos e membros do Ministério Público, inclusive no curso do processo judicial;
( ) Inexiste mandamento legal para promoção da solução consensual dos conflitos pelo Estado;
( ) É assegurada às partes paridade de tratamento em relação ao exercício de direitos e faculdades processuais, aos meios de defesa, aos ônus, aos deveres e à aplicação de sanções processuais, competindo ao juiz zelar pelo efetivo contraditório.
Assinale a sequência correta de Verdadeiro ou Falso das assertivas acima:
a) F-F-V-V-V.
b) V-V-V-F-V.
c) V-F-V-F-V.
d) F-V-F-V-V.
QUESTÃO 04: FCC - Analista Judiciário (TRF 4ª Região)/Judiciária/"Sem Especialidade"/2019. Renato ajuizou ação de cobrança contra Paulo, julgada procedente em primeiro grau. No julgamento do recurso de apelação interposto pelo réu, o Tribunal pronunciou a prescrição de ofício, sem conceder às partes a oportunidade de se manifestarem sobre essa matéria, que não havia sido previamente ventilada no processo. De acordo com o que está disposto no Código de Processo Civil, o acórdão que decidiu o recurso de apelação é
a) nulo, pois a prescrição não pode ser pronunciada de ofício.
b) válido, pois a prescrição é matéria que pode ser apreciada de ofício, circunstância que dispensa prévia manifestação das partes.
c) válido, pois, quando reconhecida em segundo grau de jurisdição, a prescrição pode ser pronunciada de ofício sem que antes seja dada oportunidade às partes de se manifestarem sobre ela.
d) nulo, pois o juiz não poderá decidir com base em fundamento acerca do qual não se tenha dado às partes oportunidade de se manifestarem, nem mesmo em segundo grau de jurisdição, ainda que se trate de matéria pronunciável de ofício.
e) nulo, pois o Tribunal não pode decidir com base em fundamento que não foi ventilado em primeiro grau de jurisdição, em virtude da preclusão.
QUESTÃO 5: IADES - Procurador da Assembleia Legislativa de Goiás/2019. Quando uma nova lei processual entra em vigor, surgem muitas dúvidas quanto aos respectivos efeitos em relação aos processos pendentes. Assim, ao entrar em vigor determinada lei processual, no que diz respeito aos processos em andamento, a lei processual
a) será aplicável imediatamente aos processos em curso, respeitados os atos processuais e as situações jurídicas consolidadas sob a vigência da norma revogada.
b) terá aplicação retroativa, anulando-se todos os processos em andamento.
c) nova não poderá ser aplicada aos processos em andamento, tendo em vista o direito adquirido processual.
d) somente retroagirá para beneficiar as partes; assim, haverá aplicação parcial da nova legislação.

Continue navegando