Buscar

Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada - Deontologia e Legislação_e

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

NOME: 
	MATRÍCULA:
	CURSO: Farmácia 
	POLO: Univeritas
Deontologia e Legislação
Avaliação On-Line 5 (AOL 5) - Atividade Contextualizada
Uma drogaria continha um cartaz em seu interior que oferecia um medicamento capaz de mascarar os efeitos do álcool e orientando os clientes a usá-lo caso fossem beber e dirigir. O balconista, então, realizava a venda do medicamento sem exigir a prescrição e, além disso, informava aos clientes que não havia contraindicações. No momento em que a fiscalização do CRF chegou ao local, não estavam presentes nem o farmacêutico responsável e nem seu assistente técnico, ou seja, os medicamentos eram vendidos pelos balconistas, sem haver uma orientação. Baseado (a) nisto, responda:
a) Quais as infrações cometidas pelo farmacêutico?
Infrações éticas e disciplinares, conforme resolução afastar-se de suas atividades profissionais por motivo de doença, férias, congressos, cursos de aperfeiçoamento ou atividades inerentes no exercício profissional, quando não houver outro farmacêutico que o substitua, sem comunicar o Conselho Regional de Farmácia da jurisdição.
Outra infração foi comercializar um medicamento que não seja autorizado pela Anvisa e dispensar medicamentos afirmando ao paciente que este não tenha nenhuma contraindicação, caracterizando a falta de uma efetiva Assistência Farmacêutica como se era esperado. 
b) Quais valores da ética farmacêutica foram quebrados por este profissional? Por quê?
Falta ética do profissional farmacêutico, ao fazer anúncios que podem induzir o uso indiscriminado de medicamentos; e ação de propaganda enganosa, ao oferecer um produto ao consumidor de forma contrária à regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
c) Qual seria o papel do farmacêutico neste estabelecimento?
Barrar a venda e propaganda ilegal de tal medicamento feita pelo 
balconista, além de orientar os possíveis riscos que o mal-uso do 
medicamento traria
Supervisionar e orientar o processo de compra de medicamentos e demais produtos da farmácia ou drogaria, estabelecer critérios para suprir a demanda de medicamentos com qualidade, quantidade e menor custo, de forma que não haja sobra, nem falta de medicamentos no estabelecimento. Ele está, a todo momento, pronto para atender os clientes.
d) Qual a resolução que estabelece as infrações e as regras de aplicação de sanções disciplinares?
RESOLUÇÃO Nº 461, DE 2 DE MAIO DE 2007
Dispõe sobre as infrações e sanções éticas e disciplinares aplicáveis aos farmacêuticos.
O Conselho Federal de Farmácia, com fundamento no artigo 6º, alínea "g", da Lei n.º 3.820, de 11 de novembro de 1960,Considerando a necessidade de regular a aplicação de penalidades por procedimento administrativo, definidas no artigo 30 da Lei n.º 3.820/60
e) Cite um Dever infringido e uma Proibição cometida.
O farmacêutico atuará com respeito à vida humana, ao meio ambiente e à liberdade de consciência nas situações de conflito entre a ciência e os direitos e garantias fundamentais previstos na Constituição Federal.
Expor, dispensar ou permitir a dispensa de produto farmacêutico, contrapondo-se à legislação vigente; Pena - advertência, com emprego da palavra "censura", ou multa ou suspensão de 3 (três) meses.

Continue navegando