Buscar

Antivirais perguntas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

-Questões Virologia
1) O antiviral Aciclovir por ser administrado à pacientes com insuficiência renal? 
O aciclovir é inibidor de replicação viral. 
A maior parte da excreção é renal: como o aciclovir é eliminado pelos rins por filtração ou secreção tubular, quando vc tem doses mais elevadas do fármaco pode causar insuficiência renal por conta da excreção por secreção tubular e filt. 
A disfunção renal foi relatada por adm EV, mas a infusão lenta reduz o risco.
Pode ser adm mas tem que ser feito ajuste de dose, baseado no clearence da queratinina renal.
Insuficiência renal – diminui filtração e diminui secreção tubular. No começo as substancias são eliminadas rapidamente inclusive substancias que não poderiam ser excretadas como (glicose) e em estágios avançados os glomérulos não filtram nada. No começo a secreção está comprometida e acontece o acumulo do fármaco assim podendo ocorrer toxidade e efeitos adversos neurológicos (neurotoxicidade)
2) Qual mecanismo de resistência ao antiviral Raltegravir?
Inibidor de integrase: O raltegravir liga-se ao sítio ativo no domínio central catalítico e inibe a reação de transferência de fita. 
HIV rna transcriptase dna viral integrase dna incluído no genoma celular replicação
A integrase viral é uma enzima que realiza a integração do genoma do HIV que é essencial para a replicação do genoma do HIV.
A integrase organiza as sequências nas extremidades do DNA do HIV, cliva dinucleotídios de cada fita 3′, transfere essas fitas para o DNA-alvo (celular) e liga o DNA do HIV ao DNA-alvo de modo covalente.
A resistência a raltegravir pode resultar de uma de várias mutações pontuais no gene da integrase do HIV, ressaltando a necessidade de administrar esse fármaco em associação a outros agentes antirretrovirais
3) O Ritonavir, embora tenha significativa eficácia farmacológica, não deve ser utilizado simultaneamente com muitos outros fármacos, inclusive de outras classes. 
Ritonavir: (inibidor da protease do HIV 1 e 2, atuando na fase de maturação). Inibem a protease do HIV necessária para a maturação viral. Dentro do previsto, as células infectadas pelo HIV expostas a inibidores da protease continuam produzindo proteínas virais, porém essas proteínas não são processadas de modo eficiente. As partículas sofrem brotamento a partir das células infectadas, porém essas partículas são imaturas e não infecciosas (assim elas não vão conseguir mais se replicar, barrando a disseminação). O ritonavir é um peptidomimético (imita a estrutura de um peptídio) e atua no sitio de clivagem da protease do HIV, assim a protease não consegue mais clivar a proteína longa em proteínas funcionais menores com a transcriptase reversa.
· Inibidores da protease do HIV, utilizados em associação a outros fármacos anti-HIV tiveram grande impacto na terapia da AIDS. Entretanto, também apresentaram efeitos adversos inesperados, envolvendo anormalidades metabólicas e na distribuição de gordura, e os mecanismos desses efeitos adversos ainda estão pouco elucidados
Contraindicação pois ele faz alteração metabólica, ele atua em outros fármacos inibindo uma isoforma da CIP3a4 humana. Assim ele não pode se associar com outros fármacos como midazolam que é metabolizado pela cip3a4, então diminui a metabolização do midazolan, diminui excreção que aumenta níveis plasmáticos por maior tempo aumentando risco de intoxicações. Alguns fármacos podem ser utilizados mas devem ser diminuídas as doses de fármacos que tem associação.
· ritonavir aumenta a biodisponibilidade de um segundo inibidor de protease, lopinavir, a FDA aprovou a comercialização da combinação de ambos
As vezes ele é associado com outros fármacos inibidores de proteases para que estes sejam usados em doses menores.
4) Sob aspectos posológicos, qual a maior vantagem da administração do Efavirenzo em relação aos outros fármacos antivirais?
É um inibidor não nucleosídios da transcriptase reversa (INNTR)
É um dos únicos que pode ser adm em dose única no dia, pois sua meia vida é longa (mais de 48 horas), permitindo que sejam adm em maior intervalo de dose.
Nucleosideos Adicionam análogos trapaceiros, assim não há continuidade da replicação viral.
Não nucleosideos: vai atuar diretamente na enzima e a torna inativa. Tem pouca afinidade de enzima humana. Mas a taxa de resistência viral é elevada, por isso não é adm em monoterapia.
Efavirenzo é não competitivo isto é se liga em outro sitio de ligação e altera a conformação da enzima que não consegue mais provocar sua ação.
5) Explique porque é comum a administração de mais de um tipo de fármaco para tratamentos de infeções virais como as causadas pelo HIV:
HAART - terapia antirretroviral extremamente ativa: é adm de 3 a 4 fármaco sendo 2 inibidores nucleosideos de transcriptase reversa, 1 inibidor não nucleosideo de transcriptase reversa e 1 ou 2 de inibidores de protease
Com isso a replicação viral é inibida e diminui a carga viral. O vírus permanece latente (não é irradicado) no genoma dos linfócitos T de memória do hospedeiro
Sinergismo: esses fármacos vão agir em várias fases da replicação viral pois vão ter mais de 1 alvo no ciclo
Quando adm mais de um tipo de fármaco diminui resistência dos vírus 
Permite a adm de doses mais baixas minimizando efeitos adversos.

Outros materiais