Buscar

D 1 8 LAVAGEM DE VIAS URBANAS LAVAGEM, LIMP E DESODORIZAÇÃO DE LOGRADOUROS (1)

Prévia do material em texto

D.1.8. LIMPEZA LAVAGEM DE LOGRADOUROS 
D.1.8.1.	PLANO DE LIMPEZA E LAVAGEM
O plano de limpeza e lavagem de Vias, Logradouros Públicos e de Áreas destinadas temporários, compreendem uma série de ações a serem aplicadas, de maneira a serem restituídas as condições normais de uso pelos munícipes nos e áreas de eventos. 
Assim sendo, o plano de limpeza e lavagem dessas equipamentos suficientes e adequados a uma ação rápida e eficaz, permitindo a liberação imediata das ruas, avenidas e locais para continuar sua rotina habitual.
Toda utilizada nos serviços, será preferencialmente de reuso”, caso contrário será água potável.
Dentro da experiência da equipe técnica da empresa em atividades desta natureza, apresentamos as considerações referentes à execução dos serviços, traduzindo do memorial descritivo os procedimentos adotados.
Os métodos de limpeza e lavagem que serão empregados nas áreas utilizadas para eventos, quantos os logradouros públicos, compreendem a restituição originais.
Todas as áreas receberão a lavagem normal com jato d’água a partir de caminhão tanque (pipa) especificamente destinado a esta finalidade, e sua subseqente desinfecção.
As atividades de Limpeza e Lavagem de Vias, Logradouros Públicos e locais de eventos compreendem a varrição manual e lavagem através de jateamento d’água com pressão suficiente para limpeza de todos os resíduos restantes e impregnados no pavimento, bem como sua desinfecção, caso necessário.
Os serviços de lavagem de vias em vias públicas, serão convenientemente sinalizadas com uso de cavaletes e após a realização da varrição com a respectiva coleta e ensacamento em sacos plásticos de 100 l, para posterior transporte. Os procedimentos de atuação da equipe terão como orientação inicial do terreno, iniciando-se a lavagem do ponto mais alto para o mais baixo.
Nesta condição, o caminhão tanque irrigador dotado de moto-bomba, será posicionado no extremo mais alto do local, acionando-se o sistema de pressurização. À medida do jateamento da água em toda a seção da via (lateral a lateral), o caminhão irá se deslocando vagarosamente, de forma a acompanhar os ajudantes que estarão manuseando a mangueira de lavagem.
A distribuição da água será sempre do eixo da rua para as sarjetas. Nas sarjetas haverá maior concentração de água, para que os resíduos sejam conduzidos para as laterais onde serão varridos, recolhidos e ensacados pelos varredores.
Serão tomadas todas as medidas preventivas para se evitar a obstrução de ralos e bocas de lobo pelos resíduos, bem como para o correto manuseio pelo operador da mangueira, evitando-se, assim, o direcionamento do jato de forma a impedir o excesso de respingos e transferência de detritos, do pavimento da via para os muros e paredes das edificações lindeiras.
Os mesmos procedimentos serão observados nas áreas de eventos, cuidando de evitar respingos para áreas de móveis ou outros elementos decorativos. Segundo o caso, deverão ser removidos provisoriamente ou protegidos.
Na lavagem de paredes de bens deverá ser precedida da sinalização provisória do local, com cavaletes, cones e/ou fitas de segurança. Um ajudante caminhará de frente a parede jogando água pressurizada, de modo a levar com o jato de água no sentido das sarjetas. Os detritos acumulados e desagregados serão colocados em sacos plásticos para posterior transporte. 
Em locais de difícil acesso aos caminhões pipas, a limpeza e lavagem será manual, usando panos, escovões, detergentes neutros e água de 
 necessária será transportada desde o bico da mangueira, em recipientes de 10 l com tampa, além de baldes de 5 l, nos casos em que a mangueira de diâmetro menor o local. A operação destes serviços seguirá a seguinte rotina:
· Preparação da solução em recipientes fechados e/ou baldes. Alguns com a solução do detergente neutro e o resto com água para 
· Transporte de todos recipientes até o local de trabalho;
· Umedecer o local da limpeza;
· Aplicar a solução com detergente neutro e lavar parede com panos ou escovões em movimentos circulares;
· Remover a sujeira e restos da solução com água limpa
· Repetir o processo, até ficar limpo.
· ROTINA OPERACIONAL
A rotina operacional é caracterizada pela programação das tarefas a serem cumpridas diariamente pela equipe.
Conforme planejamento, as tarefas diárias a serem cumpridas, quais sejam a realização da limpeza e lavagem de vias e logradouros públicos, além das áreas de eventos, devem ser concluídas mesmo que demande um tempo extra de trabalho.
A equipe de limpeza e lavagem apresentar-se-ão no centro de apoio operacional, no início do período correspondente às suas tarefas, onde fará seu registro de ponto, munir-se-ão do ferramental e do veículo necessário, partindo então para a realização da limpeza e lavagem, dentro da programação do dia.
A equipe será mobilizada até o local definido, nas próprias cabines dos caminhões pipas.
Os serviços de limpeza e lavagem serão feitos por caminhões pipas e ajudantes, atentando-se para as práticas consagradas nesse tipo de atividade.
Conforme a metodologia detalhada da atividade, a equipe será orientada a executar unicamente os serviços programados.
No caso de pane ou quebra de um dos caminhões pipas, será acionado outro, e enviado para continuar o serviço faltante. Por outro lado, será acionada a equipe de socorro mecânico da manutenção mecânica, para se deslocar até o local do veículo em pane. De acordo ao tipo de falha que apresente o veículo, a equipe de socorro tentará solucionar o problema no mesmo local ou caso seja impossível, solicitará o envio do veículo com guincho para remover o caminhão pipa até a garagem da empresa.
A eficiência das operações será garantida pela orientação e supervisão constante de encarregados que atuarão como fiscais, 01 fiscal que atuará com moto de 150 cc. 
Como os trabalhos são realizados em regime de tarefas diárias a cumprir, serão fixados apenas os horários de início das atividades, estendendo se o período de trabalho pelo tempo necessário ao cumprimento total da coleta em cada setor.
A empresa efetuará um controle diário das operações realizadas, identificando os locais de trabalho, equipe e veículos mobilizados, horários de início e término das operações de cada viagem, distâncias percorridas, além dos serviços realizados.
O controle diário assim caracterizado resultará em informações acumuladas em boletim mensal de controle, sendo, porém mantidos em regime "online" os principais parâmetros dos serviços, dispondo-se assim de valores diários e mensais acumulados a qualquer tempo, o que propiciará a avaliação do desempenho das equipes de um modo completo e imediato.
No final do dia, regressará por vias previamente definidas, até a garagem central, onde ajudantes, após marcar o cartão do ponto, serão liberados.
O encarregado da recepção dos veículos, vistoria minuciosa os veículos para verificar que estão nas mesmas condições que quando saíram.
O motorista relata qualquer observação que tenha percebido durante o trabalho com seu veículo, para que o encarregado determine alguma ação sobre o veículo, caso necessário. Se tudo correto, o motorista entrega os documentos do veículo e leva o caminhão para lavagem. Após isto, ele fica liberado.
FORMA DE EXECUÇÃO DOS SERVIÇOS
Os serviços compreendem a limpeza e lavagem de vias e logradouros públicos, prévia varrição feita em locais de eventos e feiras livres. A lavagem dos logradouros públicos e locais de eventos é com jatos d’água do caminhão pipa, para posterior desinfecção de certos locais quando necessários.
Para esta modalidade de serviços, em atendimento às instruções do Edital, apresentamos aqui a forma de execução de como será realizada a operação de limpeza e lavagem de vias, logradouros públicos e locais de eventos.
A limpeza será executada antes da lavagem. O trabalho será empreendido manualmente. 
Os serviços de lavagem de áreas constituem a 2ª fase das operações de limpeza das vias e áreas de eventos, uma vez que a atividade em questão será precedida pelos trabalhos de varrição manuale coleta onde necessários.
A lavagem das vias públicas e dos locais onde se realizaram eventos, será efetuada por um veículo tipo caminhão-pipa, dotado de um conjunto de e um tanque com capacidade mínima de 7.000 litros.
A equipe padrão mínima para realização dos serviços de limpeza e lavagem de vias, logradouros públicos e locais de eventos, será composta por:
· 02 caminhões com tanque irrigador (pipa) com capacidade mínima de 7.000 litros de água cada um;
· 02 motorista;
· 06 ajudantes; 
Ressalte-se que este serviço tem sua ditada pela própria necessidade dos eventos a realizar e das vias e logradouros que a prefeitura vai prestigiar.
A equipe, além de uniforme convencional e calçado adequado, estará portando luvas e capas protetoras em dias de chuva, e outro eventual vestuário de segurança, ta como colete refletivo, boné, etc.
· PROGRAMAÇÃO 
As programações de limpeza e lavagem de Vias Públicas e Eventos, serão definidas pela fiscalização municipal, uma vez que, logradouros e locais dos eventos são desconhecidos por agora.
Em princípio, os trabalhos devem ser realizados no período diurno, de segunda a sábado, sem descartar, no caso de eventos públicos que sejam aos domingos e/ou noite.
Os horários dos turnos ou períodos serão os seguintes:
Período Diurno: 7:00h 15:20h (com uma hora para refeição e descanso);
· DIMENSIONAMENTO MÃO DE OBRA
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	
	DISCRIMINAÇÂO
	MOTORISTAS
	AJUDANTES
	
	
	
	CALCULADO
	2
	6
	FÉRIAS - 8,333 %
	0,167
	0,500
	 - 3,24
	0,065
	0,194
	TOTAL
	2,231
	6,694
	VALOR ADOTADO
	2
	7
· DIMENSIONAMENTO DOS EQUIPAMENTOS
	DISCRIMINAÇÂO
	CAMINHÃO PIPA DE 7.000 L C CABINE 
	
	
	CALCULADO
	2
	RESERTCNICA - 20 %
	0,40
	TOTAL
	2,40
	VALOR ADOTADO
	2
· ESPECIFICAÇÃO DOS EQUIPAMENTOS
Caminhão pipa de 7.000 l
· CHASSI 
VW Contellation 17230 
Motor Eletrônico : Man
Cilindrada: 4 cilindros, 4,48 L
: diesel
Potência: 226 CV
Comprimento: 7.978 mm
Largura: 2.426 mm
Altura: 2.872 mm
Peso próprio(Tara): 5.300 kg
PBT: 16.000 kg
· TANQUE DE AÇO C BOMBA DE ALTA PRESSÃO
Fabricante: Facchini
 Modelo: FAC 7
 Capacidade: 7.000 l
Revestimento de epoxy, quebra ondas, suportes para fixar mangueiras, escada traseira antiderrapante, boca de inspeção.
· MOTOBOMBA DE ALTA PRESSÃO
Fabricante: Branco
Modelo: B-180 
Motor diesel	25 cv (com redução 2:1);
partida	Partida Elétrica;
tipo de combustível	diesel;
sucção e recalque	6";
número de rotores	01;
tipo de rotor	semiaberto;
diâmetro do rotor	190 mm;
altura manométrica máxima	8 MCA;
vazão máxima	180 m/h;
sucção máxima	7 m;
outros	carcaça e 
hidráulica em ferro fundido;
peso líquido	205 kg;
peso bruto	211 kg.
O veículo pipa, estará dotado de ponto dianteiro para encaixe do mangote com bico de lavagem, além de mangueira para irrigação de 1” e utensílios e ferramentas necessários para a perfeita realização dos trabalhos.
· DIMENSIONAMENTO DOS UNIFORMES
	DESCRIÇÃO 
	MOTORISTAS
	TOTAL ANUAL
	
	POR ANO
	N 
	
	CALÇA DE BRIM
	4
	2
	8
	CAMISA MANGA CURTA
	2
	2
	4
	CAMISA MANGA LONGA
	2
	2
	4
	CALÇADO DE SEGURANÇA 
	2
	2
	4
	BONÉ TIPO JOCKEY
	2
	2
	4
	
	
	
	
	
	DESCRIÇÃO 
	AJUDANTES
	TOTAL ANUAL
	
	POR ANO
	N 
	
	CALÇA DE BRIM
	6
	7
	42
	CAMISA MANGA CURTA
	 
	3
	7
	21
	CAMISA MANGA LONGA
	3
	7
	21
	CALÇADO DE SEGURANÇA 
	6
	7
	42
	BONÉ TIPO JOCKEY
	2
	7
	14
	LUVAS DE PVC
	12
	7
	84
	CAPA DE CHUVA
	2
	7
	14
· DIMENSIONAMENTO FERRAMENTAS E MATERIAIS
	DESCRIÇÃO 
	EQUIPES
	TOTAL ANUAL
	
	POR ANO
	N 
	
	ESCOVÕES MANUAIS
	12
	1
	12
	VASSOURAS
	36
	1
	36
	PÁ DE BICO QUADRADO
	6
	1
	6
	PANOS DE LIMPEZA
	500
	1
	500
	BALDES DE 5 L
	10
	1
	10
	SACOS PLÁTICOS DE 100 L
	800
	1
	800
	DETERGENTES (KG)
	120
	1
	120
	DESODORIZANTE (L)
	1500
	1
	1500

Continue navegando