Buscar

ANATOMIA E BIOMECÂNICA DA LINGUA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
PROJETO LÍNGUA SOLTA E TESTE DA LINGUINHA
ANATOMIA E BIOMECÂNICA DA LÍNGUA
IELI LIMA DA SILVA
LÍNGUA E ANQUILOGLOSSIA
A língua é o principal órgão do sentido paladar, importante na fala, além de auxiliar na mastigação e deglutição dos alimentos. Quando essa língua é “presa” por um frênulo lingual, que leva à redução da sua mobilidade, chama-se de Anquiloglossia. Essa condição traz diversos prejuízos funcionais, a exemplo problemas na amamentação de bebês ou se a condição for grave, pode causar um impedimento na fala. Se for necessário o frênulo pode ser cortado por meio da cirurgia de frenectomia. 
EMBRIOLOGIA DA LÍNGUA
Ao final da 4° semana, o aparelho faríngeo é composto por 6 pares de arcos faríngeos, sendo o 5º e o 6º rudimentares; além de bolsas e membranas faríngeas. A língua já estará formada na 6° semana de VIU, mas ainda ocupando o centro do estomodeo. O fechamento do estomodeo depende do fechamento dos processos palatinos, formando o palato. No desenvolvimento da língua podem ocorrer algumas falhas, como por exemplo a Anquiloglossia, macroglossia e língua bífida.
· Freio lingual: É uma prega que recobre a face lingual da crista alveolar anterior. Essa pequena de tecido embrionário não sofre apoptose e permanece na face ventral da língua, causando alterações de inserção e/ou comprimento. O mesmo ocorre com a inserção na base da língua que pode estar inserida no ápice lingual ou antes dele. Esta alteração no freio da língua é denominada de anquiloglossia e popularmente conhecida como língua presa.
MORFOLOGIA DA LÍNGUA
É dividida em raiz e corpo; dorso e ventre.
· Mucosa lingual: é dividida em mucosa de revestimento (lábios, ventre da língua, palato mole, bochechas), mucosa mastigatória (palato duro, gengiva) e mucosa especializada (dorso da língua).
· Papilas linguais: São de quatro tipos (filiformes, fungiformes, foliadas/folhadas e circunvaladas).
MÚSCULOS DA LÍNGUA
· Músculos intrínsecos: São os que formam a língua e auxiliam na movimentação, deglutição e fala. (Longitudinais superior e inferior, transversos e verticais).
· Músculos extrínsecos: Não constituem a língua, mas ajudam na movimentação de lateralidade, frente e trás. (genioglosso, hioglosso, estiloglosso e palatoglosso).
VASOS DA LÍNGUA
A artéria carótida externa se divide em dois ramos: artéria tireóidea superior e artéria lingual, sendo essa última dividida em artéria sublingual, artéria profunda da língua e ramos dorsais da língua. A mesma coisa acontece com as veias, então existem as veias profundas da língua, veia sublingual e veias dorsais da língua.
INERVAÇÃO DA LÍNGUA
É dividida em inervação sensitiva (sensibilidade geral e sensibilidade especial) e inervação motora (somática e parassimpática).
MOVIMENTOS BÁSICOS DA LÍNGUA
· Retrusão: Colocar a língua para trás. (hioglosso e estiloglosso).
· Encurtamento: Reduzir o comprimento da língua com o aumento da largura. (Longitudinal superior e o inferior).
OBS: Retrusão e encurtamento podem ser combinados.
· Protusão: colocar a língua para frente. (Fascículos posteriores do genioglosso).
· Alongamento: Aumento do comprimento da língua com redução da largura. (Transverso e o vertical).
OBS: Protusão e alongamento podem ser combinados.
· Dorsoflexão: Arquear a ponta da língua para cima. (Longitudinal superior e o transverso).
· Ventroflexão: Arquear a ponta da língua para baixo. (Longitudinal inferior e o transverso).
· Retroflexão: movimento simultâneo de elevação da base, depressão do corpo e elevação do ápice. O músculo estiloglosso eleva a base, os fascículos verticais do genioglosso deprime o corpo e o longitudinal superior eleva o ápice.

Continue navegando