Buscar

numeração dentária

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Numeração dos dentes
Os dentes são numerados a partir de dois principios. O primeiro é sua ordem e o segundo o seu quadrante. A numeração também varia de acordo com o tipo de dentição, se é permanente ou decídua (de leite), da seguinte forma: 
Em dentição permanente: Primeiramente divide-se os dentes em 4 quadrantes (1,2,3 e 4), sendo o primeiro quadrante o que abrange os dentes da arcada superior direita, o segundo quadrante o que abrange os dentes superiores esquerdos, o terceiro quadrante os dentes inferiores também esquerdos e por último o quarto quadrante abrangendo os dentes inferiores direito. O quadrante representará o algarismo das dezenas na numeração dentária. Para concluir a numeração, agora numeramos a casa das unidades com os algarismos de 1 a 8 em sequência, sendo o incisivo central o número 1 e o terceiro molar (siso) o número 8. Exemplo: qual a numeração do canino superior direito? Fazemos da seguinte forma: sabemos que o quadrante superior direito é o 1, logo o alumarismo das dezenas será um. Sabemos também que o canino é o terceiro dente contando a partir do incisvo central, logo com a numeração do quadrante 1 mais a numeração da posição 3 , concluímos que a numeração do canino superior direito é 13. 
Em dentição decídua: É preciso lembrar que entre dentes de leite não há pré-molares, logo, enquanto na dentição permanente os dentes cujo os algarismos das unidades são 4 e 5 de cada quadrante representam os pré molares, na decídua representarão os primeiro e segundo molares. Ressaltamos também que não há terceiro molar, logo os dentes mais distais (mais afastados do plano sagital mediano*) de cada quadrante terão como algarismo das dezenas o número 5. 
Sobre a numeração dos quadrantes, temos como algarismo das dezenas 5, 6, 7 e 8, sendo 5 o quadrante superior direito, 6 o quadrante superior esquerdo, 7 o quadrante inferior esquerdo e 8 o quadrante inferior direito. A formação da numeração segue o mesmo princípio dos permanentes: nas dezenas temos o quadrante e a sequência de 1 a 5 nas unidades sendo 1 o incisivo central e 5 o segundo molar. Ex: Qual a numeração do primeiro molar inferior esquerdo? O quadrante inferior esquerdo tem a numeração 7, enquanto o dente citado é o 4° dente na sequência. Logo a numeração dele é 74.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais