Buscar

Resumo sobre EMBALAGENS INTELIGENTES

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

EMBALAGENS INTELIGENTES
Em tempos passados, as embalagens eram consideradas como objetos simples, utilizados para proteção e transporte de produtos, no entanto, com os avanços tecnológicos, o setor de embalagens deu origem as embalagens inteligentes, as quais promovem melhorias no acompanhamento das condições dos produto e no controle logístico, tanto nas atividades de estocagem quanto nas atividades de transporte e distribuição, pois possibilitam o registro e monitoramento do produto em tempo real, na qual, fatores como, temperatura, umidade relativa, luminosidade de exposição, pressão gasosa e níveis de vibração são registrados, indicando a necessidade de atualização de uma rota de distribuição, até uma perda de qualidade ou deteoriação completa do produto. 
Os sistemas de embalagens inteligentes são compostos por rótulos, etiquetas ou filmes que podem proporcionar maiores possibilidades de monitoramento da qualidade do alimento acondicionado. Esse tipo de embalagem pode ter dois grupos: as embalagens carreadoras de dados, onde estão inseridos o código de barras e as etiquetas de identificação por frequência de rádio (RFID), e embalagens indicadoras, merecendo destaque os indicadores do binômio tempo-temperatura, indicadores de gases, como oxigênio e etileno, e os indicadores de microrganismos patogênicos e toxinas. Em 2007, houve o desenvolvimento de uma etiqueta RFID integrada com sensores de gases para aplicação em alimentos que permitia o monitoramento de frutas climatéricas.
Além disso, existem embalagens inteligentes que são funcionam como indicadores de tempo-temperatura, as quais se integraram a exposição à temperatura ao longo do tempo, registrando o efeito acumulativo desta exposição e exibem ou indicam uma alteração de cor ou de outra característica física, sendo utilizadas para vários tipos de alimentos, em especial aqueles que a deterioração é muito sensível a variações de temperatura. Seus indicadores se basearam em sistemas químicos, físicos, enzimáticos ou microbiológicos que se alteram conforme o tipo de resposta visual, a qual apresenta alteração na cor ou movimento e a velocidade vai ser de acordo com a elevação da temperatura. 
As características dos indicadores presentes na embalagem inteligente promovem uma maior facilidade de ativação e uso, reprodutibilidade de resposta, precisão, irreversibilidade, a correlação com a deterioração, com a vida útil do produto e alterações que indiquem seu vencimento, além de tempo/ temperatura da cadeira de distribuição, como o caso do sistema OnVu™️, onde os pigmentos ativados por fonte de luz UV mudam de cor com o tempo e quando a temperatura flutua, onde o próprio consumidor consegue avaliar o produto que está adquirindo.
Dessa forma, essa embalagem proporciona aos seus consumidores uma maior garantia sobre a segurança alimentar e por isso, o interesse neste tipo de produto está crescendo, entretanto o custo dos indicadores tempo-temperatura são umas das limitações para seu uso na área alimentícia. Entretanto, o uso das embalagens inteligentes pode exercer um papel importante acerca da a consciência ambiental e social, onde essas embalagens surgem como uma estratégica para redução dos impactos.
https://ital.agricultura.sp.gov.br/arquivos/cetea/informativo/v21n1/v21n1_artigo1.pdf 
http://api.org.br/conferences/index.php/ISTI2021/ISTI2020/paper/viewFile/1327/705

Outros materiais