Buscar

AD1 HPA cederj

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Centro de Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro
Avaliação a Distância – AD1 2021/2º
Disciplina: História do Pensamento Administrativo I – HPA I
Coordenadores: José Antônio de Souza Veiga e Marcelo Sobreiro
Aluno (a):Gabriel Barbosa e Silva
Polo: Saquarema 
 Orientações: 	 Esta primeira atividade da AD1 vale 2,0 pontos e será disponibilizada na ferramenta “Atividades”. 
	 Envie o arquivo em formato doc ou pdf. 
	 A atividade deverá ser entregue através dessa ferramenta até a data prevista no cronograma (até 12/09/2021). 
	 Não deixe para postar a atividade no último dia e, em caso de dificuldades na postagem, peça ajuda aos mediadores a distância. 
	 Pré-requisito: Leitura do artigo desenvolvido por Henry M. Boettinger, cujo título é: "A Administração é realmente uma Arte?", publicado originalmente pela Harvard Business Review. 
	 Apresentação da Atividade: 
	 no mínimo 20 linhas e no máximo 30 linhas digitada, folha A4; 
	 texto em time new roman, letra tamanho 12, intervalo 1,5 entre linhas; 
	 importante: não é resumo do texto, assim sendo a nota será zero; 
	 texto deve ser de cunho pessoal, coeso e coerente; 
	 cópia do texto e de outras fontes, sem citação do autor, será penalizada.
 
 
Atividade I
Administração é realmente uma arte. A partir da essência do texto, desenvolva uma análise sintética dos argumentos apresentados pelo autor que sustentam essa afirmativa.
O ato de fazer arte, está implícito em todas as áreas, e na administração não é diferente. De acordo com Henry.Boettinger, um artista necessita de duas qualidades fundamentais: a habilidade técnica e a imaginação. Sendo estas, quando trabalhadas em conjunto e aplicadas por um líder administrativo experiente, obtém a capacidade de transmitir o que se imagina e de provocar reações e emoções naqueles que o rodeiam. Ou seja, se alguma pessoa tiver apenas uma dessas habilidades ou for inexperiente, haverá um conflito e possivelmente o trabalho sairá incompleto, trazendo resultados insatisfatórios à empresa. 
Como todo artista, o administrador também possui a sua matéria-prima, que no caso são as pessoas, assim sendo tem que ter empatia, saber trabalhar com as emoções e suas limitações. Cabe ao líder estudar seus subordinados, encontrar suas limitações e aprimorá-las com a prática de diversos métodos, buscando a melhor eficiência e produtividade com a condição de mercado atual.
Os esquemas de treinamento administrativo, raramente deixam lugar parar o aprendizado gradual do funcionário, ocasionando funcionários que ocupam posições elevadas na empresa e com certa deficiência em trabalhar as relações humanas, provocando uma pressão psicológica com seus subalternos. Para alcançar um alto nível na profissão, essas pessoas deverão procurar administradores de nível elevado, a fim de prepará-los a desenvolverem ideias próprias e não cópias de seus mestres, onde na administração de uma empresa o desenvolvimento individual e a capacidade de comunicação escrita e oral é crucial para o sucesso da instituição.
Na arte na administração, os executivos de alto escalão, quando escolhem quem deverá dirigir um departamento subalterno, assemelham-se a uma equipe de pintores de afrescos. Onde cada departamento contribui para o projeto como um todo. No qual haverá um administrador que analisará se foram tomadas as decisões certas. Nos negócios o administrador deverá ser capaz de comunicar sua visão e ter capacidade de transmissão do objetivo, fazendo o seu ouvinte participar de uma visão como se fosse dele. Isto é arte.

Continue navegando