Buscar

Conceitos sobre Moeda e Sistema Financeiro Nacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Atividade 1 
1 Assinale a alternativa incorreta
; d) Os metais preciosos foram às mercadorias que mais aumentaram os problemas apresentados pela moeda-mercadoria tanto por atenderem não atenderem as características necessárias para a execução das funções da moeda como porque seu valor de uso não interferia no seu valor de troca 
2) O aumento no volume de transações comerciais impulsionou a criação de um instrumento de troca mais flexível e deu origem a moeda-papel. As pessoas em posse do ouro, por questões de segurança guardavam-no em casas especializadas, chamadas de casas de custódia e estas emitiam certificados de depósitos dos metais. Com o passar do tempo o uso generalizado da moeda-papel permitiu o desenvolvimento, respectivamente, de uma nova característica na formatação desse meio de pagamento chamado de:
c) Moeda- metálica 
3) Sobre padrão ouro, pode-se afirmar que: i. O problema é que a inflexibilidade dessas regulamentações levou à emissão de notas inconversíveis principalmente motivadas por períodos de guerra. Isso fez com que estado passasse a monopolizar a emissão de papel-moeda lastreado em ouro ii. A emissão dessas notas tinha que estar atrelada a quantidade de ouro existente na economia daquele país. 
d) A afirmativa i esta parcialmente incorreta e a ii esta completamente correta
4) O acordo de Bretton Woods ( 1944) foi a última tentativa de manter uma moeda lastreada, pelo qual o dólar americano respeitava as regras do padrão-ouro e as outras moedas mantinham suas paridades fixadas no dólar norte americano. Em 1971 com a suspensão da conversibilidade do dólar em ouro, a moeda passou a ser aceita por força de lei e denominada por moeda fiduciária ou moeda de curso forçado. Paralelamente a moeda fiduciária, surgiu:
 a) à moeda bancária ou escritural que representa a maior parcela dos meios de pagamentos na atualidade.
5) Agora que já conhecemos a origem da moeda e sua evolução histórica, é importante entendermos que a moeda tem algumas funções essenciais dentro de uma relação de trocas. Essas funções são resumidamente: o instrumento de troca, uma medida de valor e uma reserva de valor, no entanto ela também tem outras funções como a função liberatória, função de padrões diferenciados de pagamentos e instrumento de poder. No entanto essas funções somente serão exercidas se a moeda tiver as seguintes características:
d) ii, iii e iv, apenas;
6) Nos dias atuais a moeda é considerada um ativo financeiro sendo negociada em diferentes tipos de transações. Essas transações são tratadas de Transações do Mercado Financeiro e, este, está dividido em importantes segmentos que são: 
d. Mercado Monetário, o Mercado de Crédito, o Mercado de Capitais, o Mercado Cambial, o Mercado de Seguros Privados e o Mercado de Previdência Fechada; 
7) O Sistema Financeiro Nacional é segmentado e composto pelo Conselho Monetário Nacional, o Conselho Nacional de Seguros Privados e o Conselho Nacional de Previdência Complementar como instituições de autoridade máximas no segmento:
 a. Normativo; (CERTO)
8) O Sistema Financeiro Nacional do Brasil é composto pelos:
Resposta c) Órgãos normativos, entidades supervisoras e operadores; (CERTO)
9) O Sistema Financeiro Nacional é constituído por vários segmentos sendo alguns órgãos com autoridades máximas, para resolução da política monetária. Eles são: 
b BCB e CVM; (CERTO) 
10) O que define a moeda é sua liquidez, ou seja, a capacidade que possui de ser um ativo prontamente disponível e aceito para as mais diversas transações. 
b) Instrumento de troca, unidade de conta e reserva de valor. (CERTO)

Continue navegando