Buscar

Gestão das águas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Univesidade federal de catalão
Catalão: 30 de Julho de 2021
Aluna: Ana D’Arc Ribeiro
Matrícula: 201800589
Email: adarcribeiro@hotmail.com
Professora: Drª Ana Paula Pires Koga
Disciplina: Gestão das Águas
Objetivo da atividade: Refletir acerca das possibilidades práticas para a divulgação do conhecimento acerca da água, sua importância, questões legais e como, na nossa atuação profissional, podemos estimular a formação de cidadãos embasados e que possam atuar na gestão hídrica a partir de organizações civis, por exemplo, como divulgadores científicos, ou atuantes junto ao poder público frente às problemáticas socioambientais. Como você poderia trabalhar a temática da água em alguma dessas situações? Quais ações você poderia fazer? 
A água é um produto indispensável à manutenção da vida no planeta, tem sido alvo que tem dispertado interesse em diversos setores que estão sendo motivados a elaborarem projetos com uso e gestão sdos recirsos hídricos para atender as demandas relativas a qualidade da água, fornecimento a população e um tratamento adequado para preservação do meio ambiente e a seguraça humana.
Desta maneira a Política de Recursos Hídricos, implantada por meio da Lei 9.433, de janeiro de 1997, chamada “Lei das Águas”, constitui-se num importante instrumento para a descentralização de decisões no tocante à política das águas e propicia o consenso nos comitês para a resolução de problemas ligados às questões hídricas.
A educação ambiental é um ramo da educação cujo objetivo é a disseminação do conhecimento sobre o meio ambiente, a fim de ajudar à sua preservação e utilização sustentável dos seus recursos. É um processo permanente no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem conhecimentos, habilidades, experiências, valores e a determinação que os tornam capazes de agir individualmente ou coletivamente na busca de soluções para os problemas ambientais presentes e futuros.
No ano de 1988, incluiu-se na Constituição Federal um capítulo sobre a importância do meio ambiente, como um bem comum do povo e essencial para a qualidade de vida e saúde da população. Anos mais tarde, em 1997, o Ministério da Educação elaborou uma proposta que tratava o meio ambiente como um tema transversal, através dos PCN’s, entretanto somente em 1999, a lei nº 9795/99 reconheceu a importância da educação ambiental como essencial e permanente em todo o processo educacional. 
Durante as aulas de Geografia, serão propostas ações para alunos do 2° ano do Colégio Estadual João Neto de Campos sobre o cuidado com o meio ambiente local. Criando um projeto sobre educação ambiental. A temática para as atividades será “nascente de água”. Nesse sentido, esse trabalho teve por objetivo demonstrar a importância e a necessidade de preservação das nascentes, para a manutenção dos recursos hídricos, fauna e flora e a saúde humana. 
Assim professores, alunos, gestores da escola e a comunidade se unirão para iniciar as atividades. Aliado a isso, serão realizadas atividades de educação ambiental, as crianças, de escolas do município de Catalão Góias. Os principais pontos das ações são despertar uma consciência crítica sobre questões ambientais é preservar as nascentes do Ribeirão Pirapitinga e encontrar meios para evitar poluição que afeta a qualidade da água. A nascente se encontra, com erosões ou em processo de assoreamento devida a degradação da mata ciliar no munícipio. As ações vão ser realizadas por etapas:
I- Primeiro momento os alunos irão participar de aula ao ar livre nas margens do Ribeirão Pirapitinga, no qual irão estar em contato com o meio ambiente e perceber os problemas como o asseoramento, a poluição do Ribeirão, levando-os a uma reflexão crítica sobre a preservação das nascentes.
II- Outra etapa será o plantio de árvores, visando diminur o asseoramento da nascente do Ribeirão, depois de um estudo minucioso de espécies de árvores que não prejudica o meio ambiente. Elas irão ser plantadas áreas mais altas da cidade como Bairro das áméricas, Bairro Jardim Paraíso, Bairro Conquista, Vila Cruzeiro. Bairro Dona Sofia. Explicando aos alunos os locais de área verde serve para infiltração das águas e diminuem o asseoramento, as erosões ao longo do curso d’água do Ribeirão.
III- Essa terceira ação falar sobre como usar conceitos sustentáveis para diminuir o lixo. Essa ação será voltada para as famílias dos alunos e a comunidade com soluções para diminuir o lixo. Serão ministrado mini cursos que ensina a fazer vasos para plantas com litros de desinfetantes e amaciantes e outros. E ainda com o óleo de frituras será ensinado a fazer um sabão ecólogico, que poderá ser usado na escola e distribuido para a comunidade carente do munícipio.
IV- Na última ação os alunos, juntamente com professores, gestores da escola e a comunidade e os pais vão fazer uma cartilha ecológica virtual, alicerçado nos conteúdos do livro didático e as ações propostas. Com o objetivo de reforçar com a família e a comunidade as informações orais, servindo como guia de orientações para casos de dúvidas e auxiliando nas tomadas de decisões do cotidiano.
Essa atividade foi elaborada para a disciplina Gestão das Águas com a professora Ana Paula Novais Pires Koga, baseaga nos conteúdos ministrados nas aulas e outros estudados no curso de Geografia /licenciatura da universidade Federal de Catalão (UFCAT).

Outros materiais