Buscar

ENERGIABIOENERGIA

Prévia do material em texto

ENERGIA/ BIOENERGIA
Conceito de energia
A energia é uma medida da capacidade de interação de um Sistema.
A energia aparece de diferentes formas e é de diferentes tipos: calor, luz, mecânica, elétrica, química, nuclear…
Conceito de Bioenergia
O conceito de bioenergia teve origem na teoria psicanalítica. Freud já em seus primeiros escritos afirmava que “nas funções mentais, deve-se distinguir algo - uma carga de afeto ou soma de excitação - que possui todas as características de uma quantidade (embora não tenhamos meios de medi-la) passível de aumento, diminuição, deslocamento e descarga, e que se espalha sobre os traços mêcanica das representações como uma carga elétrica espalhada pela superfície de um corpo” .
Usamos energia para fazer a maior parte das atividades do dia-a-dia, desde o levantar da cama até ao enviar satélites para o espaço.
 E mesmo quando não estamos a fazer nada, a energia está sempre presente.
Nosso corpo é um campo de energia e como tal deve ser cultivado e semeado. 
Somos unos, inteiros, interdependentes com o corpo-mente-espirito 
Há necessidade de uma integração maior do ser humano consigo, com o mundo e a natureza que o cerca. 
O nosso corpo e a nossa mente podem influenciar nossas relações; pois vivemos em relação uns com os outros e para que não haja discórdia, conflitos, angustia, precisamos saber vivenciar todas as nossas potencialidades. Quando sofremos uma perda, seja de ordem financeira, afetiva ou física, isso nos causa grande sofrimento e conflito. Provocam em nosso organismo, defesas, fugas, pensamentos desordenados, neuroses e, enfim, a doença.
Quando sofremos uma perda, seja de ordem financeira, afetiva ou física, isso nos causa grande sofrimento e conflito. 
Provocam em nosso organismo, defesas, fugas, pensamentos desordenados, neuroses e, enfim, a doença.
Energia do Pensamento
O pensamento tem início de forma embrionária em seres vivos que foram aprendendo a se concentrar com determinado teor de persistência rumo a um certo objetivo.
 Nessa longa caminhada, o pensamento passou a ser o instrumento sutil, que exterioriza a matéria mental para atuar nas formações da matéria física, obtendo por esse caminho as satisfações que deseja.
A matéria mental é criação da energia que se exterioriza e se difunde por um fluxo de partículas e ondas, como qualquer outra forma de propagação de energia do Universo.
Elaborando pensamentos, cada um de nós cria em torno de si um campo de vibrações impulsionado pela vontade, que estabelece uma onda mental própria, capaz de nos caracterizar individualmente.
Obedecendo às mesmas leis da energia e partículas do mundo físico, as ondas e partículas da matéria mental, em graus de excitações variados, se expressam em frequência e cores particulares dependendo da intensidade e qualidade do pensamento emitido, ou seja, da vibração mental emitida.
Tanto quanto na matéria física, o pensamento, em graus variados de excitação, gera ondas de comprimento e frequência correspondentes ao teor do impulso criador da vontade ou do objetivo desejado.
Como a matéria é expressão da energia em diferentes condições de vibração e velocidade, a energia mental também se manifesta conforme as variações da corrente ondulatória, em corpúsculos da matéria mental.
Fluxo mental
Sempre que pensamos, estamos expressando uma vontade correspondente ao campo íntimo das idéias, e as idéias, representando a expressão de energia mental, se corporificam pelo pensamento em ondas e corpúsculos, que se organizam conforme o teor e a intensidade da vibração mental e o propósito do pensamento emitido.
Portanto, na expressão de qualquer pensamento, o comprimento da onda emitida varia com a intensidade da concentração nos objetivos desejados e a natureza das ideias emitidas. 
Com as ideias criamos em torno de nós um campo de vibrações mentais que identificam, pelo seu próprio conteúdo, as nossas mais íntimas condições psíquicas.
Nossa mente projeta fora de nós as formas, as figuras e os personagens de todos os nossos desejos, inclusive com todo o conteúdo dinâmico do cenário elaborado.
 Com essa constelação de adornos mentais atraímos ou repelimos as mentes que conosco assimilam ou desaprovam nosso modo de pensar.
 Os circuitos mentais podem permanecer bloqueados, impedindo a circulação do fluxo mental, em razão de ideias fixas ou obsessivas.
Medicina Energética
David Bohm, 1930:” A ciência está confirmando que as pessoas são como cristais...,vibra e ressoa com a energia da Terra, tal como acontece com os cristais de um receptor de rádio”.
James Oschman, livro: Energy Medicine, afirmou que o componente fundamental da função energética vibratória do corpo/mente é o tecido conjuntivo ou as fáscias.
John Barnes, escreveu em seu livro sobre liberação miofascial, as fáscias circundam todas as células do corpo, interligando cada célula para formar um citoesqueleto.
 Essa estrutura permite que possamos manter a postura vertical.
Há quem acredite que a fáscia funcionam como um fio de cobre – o mecanismo de condução para transmissão da bio energia, do nosso corpo/ mente, o fluxo que é responsável em parte pela homeostasia, pela auto regulação,capacidade de se manter em equilíbrio e de gerar a própria cura
Oschman relata, que é possível que a fáscia funcionem como vias de transmissão de energia para o corpo. 
Talvez seja elas que formem os meridianos descritos pela medicina tradicional chinesa.
Candice Pert em seu livro|”Molecules of Emotion”, refere que substâncias químicas – neurotransmissores também contribui.
 Pois interrupção de fluxo de estímulos nervoso levam a doenças.
O funcionamento do sistema imunológico é extremamente dependente das emoções.
A Energia viva pode ser gerada e intensificada voluntariamente pela respiração, pelo contato e movimento corporal consciente. 
Terapia Bioenergética
Praticantes da terapia Bioenergética consideram que existe uma forma de energia particular que cria uma interação entre o corpo e o espírito, governando os estados físico e mental.
 Ainda não foi possível medir essa força, mas, ela é também conhecida como “QI”, “PRANA”, “Força Vital”... 
O conceito da existência de uma energia única que une o corpo e o espírito constitui um dos fundamentos de terapias orientais como a Yoga, o Tai-chi-chuan e a acupuntura. 
Os praticantes da Bioenergética crêem que os problemas psicológicos, o stress, as atitudes negativas e as emoções como a ira e o medo, têm uma influência sobre a maneira de se sentar, de se manter em pé, de se mover ou de respirar. 
O objetivo da Bioenergética é, antes de tudo, ajudar as pessoas a tomar consciência de suas posturas, de suas atitudes de “blindagem” e das emoções associadas a essas posturas e atitudes. 
Tipos de exercícios: 
Respiração:Corresponde ao primeiro ato vital do ser humano, o qual vai estar presente durante toda a vida.
 Aliando a respiração ao movimento, é possível reduzir ou eliminar as tensões musculares, melhorando o contato sensorial e emocional com o mundo externo.
Grounding: 
É um dos exercícios fundamentais na bioenergética. É uma forma de fazer com que o indivíduo entre em contato com as realidades básicas de sua existência, com seu corpo. Grounding" - Lowen, 1985
ARCO
É um exercício que ajuda a liberar a tensão abdominal e facilita o grounding.
 (Lowen, 1982). 
 "O ideal é sempre o equilíbrio".

Continue navegando