Buscar

Direta Longa (2)

Prévia do material em texto

A IMPORTÂNCIA DA PESQUISA CIENTÍFICA NA UNIVERSIDADE
Jéssica Martins Rodrigues¹
Amanda Rangel de Oliveira¹
Amanda da Silva Nóbio¹
Pablo Correa Fontes¹
Arthur Goulart de Oliveira Bottino ²
De acordo com o que foi exposto no trabalho do Araújo (2003 p.57): “A pesquisa é uma atividade tão representativa e importante na sociedade que o número de profissionais de dicados a essa ocupação aumentou significativamente.
Segundo Galvão (2010 p. 1): 
Pode-se afirmar, então, que realizar um levantamento bibliográfico é se potencializar intelectualmente com o conhecimento coletivo, para se ir além. É munir-se com condições cognitivas melhores, a fim de: evitar a duplicação de pesquisas, ou quando for de interesse, reaproveitar e replicar pesquisas em diferentes escalas e contextos; observar possíveis falhas nos estudos realizados; conhecer os recursos necessários para a construção de um estudo com características específicas; desenvolver estudos que cubram lacunas na literatura trazendo real contribuição para a área de conhecimento; propor temas, problemas, hipóteses e metodologias inovadores de pesquisa; otimizar recursos disponíveis em prol da sociedade, do campo científico, das instituições e dos governos que subsidiam a ciência.
O aluno deve ter a capacidade de conseguir informações confiáveis sobre todos os temas, desenvolvendo assim o raciocínio cientifico. entende-se que o ensino, a pesquisa e as ações de extensão são de extrema importância no eixo da universidade pois esses três pontos se relacionam e dialogam entre si trazendo mais conhecimento e embasamento cientifico (FIGUEREIDO et al. 2016).
Referências 
ARAÚJO, Laís Záu Serpa de. Aspectos éticos da pesquisa científica. Pesquisa odontológica brasileira, v. 17, p. 57-63, 2003. Disponível em: https://www.scielo.br/j/pob/a/MZVSYxKncfrNnsKxbjg5Gxr/?lang=pt&format=pdf > acesso em: 08 de junho de 2021
FIGUEIREDO, Wasley Pereira Santos; MOURA, Nathale Prates Ribeiro; TANAJURA, Diego Moura. Ações de pesquisa e extensão e atitudes científicas de estudantes da área da saúde. Arquivos de Ciências da Saúde, v. 23, n. 1, p. 47-51, 2016. Disponível em: https://www.scielosp.org/pdf/rsp/2006.v40nspe/3-10/pt > acesso em: 07 de junho de 2021
GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa. O levantamento bibliográfico e a pesquisa científica. Fundamentos de epidemiologia. 2ed. A, v. 398, p. 1-377, 2010. Disponível em:<http://www2.eerp.usp.br/nepien/disponibilizararquivos/levantamento_bibliografico_cristianegalv.pdf > acesso em: 07 de junho de 2021.
1 Jéssica Martins Rodrigues 
1 Amanda Rangel de Oliveira
1 Amanda Silva Nóbio
1 Pablo Correa Fontes
2 Arthur Goulart de Oliveira Bottino
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI – Biomedicina (FLC0292BBl) – Prática do Módulo I – 08/06/2021

Continue navegando