Buscar

juliano 1

Prévia do material em texto

1: Estabeleça constância de propósito para a melhoria do produto e do serviço, objetivando tornar-se competitivo e manter-se em atividade, bem como criar emprego.
2: Engaje todos da empresa no processo de realizar a transformação. A transformação é da competência de todo mundo.
O ciclo PDCA é utilizado: para manutenção da qualidade de um processo e para melhoria da qualidade.
Etapa 1: Planejamento
A primeira fase do ciclo é a mais complexa, pois demanda a habilidade de identificar tendências no seu setor, além de planejar ações conforme essas projeções. Aqui, então, as metas do ciclo devem ser estabelecidas – junto aos indicadores de desempenho, que permitem a avaliação do processo enquanto ele avança.
Quanto melhor for o planejamento, maiores as chances de atingir as metas. Assim, nesta fase o plano de ação já deve contar com soluções para resolução de problemas comuns que podem surgir. Algumas ferramentas, como Diagrama de Ishkawa, Gráfico de Pareto e 5W2H são ótimas para auxiliar nesta etapa.
Etapa 2: Do – Execução
Após identificar todos os problemas e estabelecer as metas, é hora de executar. Aqui, o plano de ação é colocado em prática de acordo com o planejamento e com o monitoramento para evitar erros.
Antes de dar início à etapa de execução, é importante que todo o quadro de colaboradores envolvido no processo em questão seja treinado e educado para executar tudo conforme o planejado.
Caso você encontre obstáculos que impeçam a execução do planejado, volte à fase do planejamento e verifique os motivos da falha. Por outro lado, se a execução segue conforme o previsto, é hora de partir para a terceira fase do ciclo e estudar os resultados atingidos.
Etapa 3: Check – Verificar
Tão cedo você coloca o plano de ação em prática, já é possível iniciar a fase de verificação. Assim, faça um monitoramento de cada atividade que integra seu planejamento para avaliar se a equipe está no caminho certo ou se será preciso ajustar algumas ações para o próximo ciclo. Para esta fase, conte com uma uma metodologia estatística eficiente que poupe tempo e recursos como:
Histograma: gráfico de distribuição de frequências que analisa, dentro de um intervalo de tempo, o comportamento de uma variável;
Cartas de controle: metodologia que visa analisar se o processo está seguindo os padrões esperados e ajuda na observação de fatores comuns ou não que estejam causando variações indesejadas;
Métrica 6 Sigma: essa métrica auxilia no mapeamento de falhas e erros de um projeto, visando na melhoria contínua dos processos da empresa.
Etapa 4 – Agir
Nesta última etapa, caso o planejamento tenha atingido todas as suas metas, basta aplicar o plano de ação como o processo padrão para controle de qualidade. Contudo, se ao fim do ciclo você ainda identificar falhas, é o momento de analisar os impedimentos ao alcance das suas metas.
Com essa análise de dados, é preciso agir para chegar às ações necessárias para que o ciclo seja aplicado sem erros. Então, reinicie o PDCA até que todas as metas estipuladas no planejamento sejam alcançadas.
Agora que você já conhece as etapas do ciclo PDCA e seus objetivos, é hora de entender como e por que utilizá-lo no seu negócio.

Continue navegando