Buscar

Atividade discursiva de filosofia do Direito

Prévia do material em texto

GRADUANDO: Erlan Ângelo Queiroz Leal
PROFESSORA: Patricia Graziela Gonçalves
TURMA: Dir 10
ATIVIDADE DISCURSIVA
 FILOSOFIA DO DIREITO
PARAGOMINAS/PA
2021
O CONSELHO NACIONAL DE JUSTIÇA, no exercício da competência que lhe atribuíram a Constituição Federal (art. 103-B, § 4º, I e II), a Lei Orgânica da Magistratura Nacional (art. 60 da LC nº 35/79) e seu Regimento Interno (art. 19, incisos I e II):
 "Considerando que a adoção de Código de Ética da Magistratura é um instrumento essencial para os juízes incrementarem a confiança da sociedade em sua autoridade moral; considerando que o Código de Ética da Magistratura traduz compromisso institucional com a excelência na prestação do serviço público de distribuir Justiça e, assim, mecanismos para fortalecer a legitimidade do Poder Judiciário; considerando que é fundamental para a magistratura brasileira cultivar princípios éticos, pois lhe cabe também função educativa e exemplar de cidadania em face dos demais grupos sociais; considerando que a Lei veda ao magistrado "procedimento incompatível com a dignidade, a honra e o decoro de suas funções" e comete-lhe o dever de "manter conduta irrepreensível na vida pública e particular" (LC nº 35/79, arts. 35, inciso VIII, e 56, inciso II); e considerando a necessidade de minudenciar os princípios erigidos nas aludidas normas jurídicas; RESOLVE aprovar e editar o presente CÓDIGO DE ÉTICA DA MAGISTRATURA NACIONAL, exortando todos os juízes brasileiros à sua fiel observância".
FONTE: Disponível em: Acesso em: 22 mar. 2016. 
A ética profissional é objeto de estudo de diversas disciplinas e das diversas profissões, já o conjunto de valores morais destes grupos (profissionais) apresenta-se numa disciplina. Aponte a denominação desta disciplina, bem como seu conceito e seu propósito de estudo.
R: A ética profissional consiste no estudo das normas responsáveis ela formação da consciência de quem irá exercer determinada profissão enquanto definidores de sua conduta. Ela estabelece uma série de regras internas, que deverão nortear as ações daquele profissional de forma que ele aja de acordo com a moral, os padrões convencionados pela sociedade e sem o intuito de prejudicar o próximo no exercício da profissão. Seu estudo faz-se importante como forma de conduta das relações profissionais, pois não é interessante que o profissional não aja em conformidade com as regras éticas. Reforçamos também que a filosofia é a disciplina que estuda os valores morais da sociedade e de algumas profissões é a Axiologia, que significa “teoria do valor”, isto é, tudo aquilo que a sociedade valoriza e que é valorizado pelas pessoas.
Axiologia é o estudo dos valores negativos e os valores positivos que sempre analisa os princípios que irão determinar os valores das coisas e da sociedade formulando os fundamentos bem como os julgamentos em si. Além deste, temos também a Deontoligia que trata do comportamento e da moral onde não está codificado na regulamentação jurídica, é a ética do profissional da obrigação baseando-se na liberdade e no caráter moral do individuo. A ética caminha ao lado da moral. Segundo o filosofo Alemão Max Scheler, “ Os valores morais obedecem a uma hierarquia, surgindo em primeiro plano, os valores positivos, relacionados com o que é bom, depois ao que é nobre, depois ao que é belo, e assim por diante.” Então a Axiologia e a Deontologia juntas, estudam sobre moral e ética, que estão sempre em constante relação, a ética tem por objetivo estudar a moral, através do conhecimento ético analisamos o comportamento moral certo ou errado que é considerado pela sociedade, onde busca sempre a justiça.
Com isso entende-se que, a moral trata dos costumes e das regras usadas pelas pessoas de determinada sociedade, direcionando as ações e os julgamentos daquilo que é considerado certo ou errado, aquilo que é bom ou aquilo que é mau é a melhor forma tanto dos indivíduos quanto dos profissionais agirem de forma justa e correta dentro de uma sociedade.
3

Continue navegando