Buscar

Semana 6 20 Setembro 3EM

Prévia do material em texto

Semana / Roteiro 6 – 20/Setembro a 24/Setembro.
Arte – Professora Patrícia
3º Bimestre – 3º Ano Ensino Médio A/B/C/D
CMSP – Profissionais e profissões da música – Parte 2
Habilidade/Competência: Pesquisar Profissionais e Profissões diretamente ligadas a linguagem da música.
Profissionais e profissões da música – Parte 2
Dentro dos processos de criação musical, além do compositor, do letrista e do arranjador, outros profissionais são responsáveis por executar as ideias e levar a público a forma final dessas composições sonoras. Assim, músicos e intérpretes são os grandes responsáveis por retirar das partituras os sons e as letras de canções, dando a elas vida, colorido e significado, por meio de sua técnica instrumental, personalidade e inspiração. Muitas vezes, suas versões são icônicas ao ponto de que o grande público dificilmente identifica uma canção como do compositor x ou y, mas sim como “aquela música do cantor tal”, por mais que este seja apenas o intérprete. Podemos separar os músicos por diversas categorias, de acordo com o tipo de instrumento, estilo musical ou até mesmo pelo tipo de relação de trabalho que este estabelece com o artista protagonista do projeto. Assim, entre os músicos, temos o músico de apoio, que não faz parte oficialmente da banda ou do conjunto musical, sendo contratado eventualmente para substituir algum músico ausente. O músico de estúdio grava as trilhas em estúdio para a gravação de um álbum, geralmente contratado quando o músico titular está em outros projetos simultâneos ou, simplesmente, quando a banda quer dar em estúdio uma característica diferente das execuções ao vivo. Músico sinfônico, de orquestra ou músico de câmara diferencia-se dos músicos populares por apresentar formação clássica, erudita, tocando instrumentos específicos para esse tipo de formação musical. Músicos de banda têm formação erudita, porém são responsáveis por formações que exploram temas populares apenas de maneira instrumental. São chamados para animar bailes, casamentos, formaturas e outras ocasiões sociais. Antigamente, nos grandes bailes de famosos clubes, as bandas e orquestras embalavam as noites da juventude, prática muito comum nos grandes centros urbanos até meados da década de 1990.
De acordo com o tipo de instrumento, os músicos podem ser:
Percussionistas – bateristas, ou mesmo músicos que trabalhem com instrumentos como rebolo, pandeiro, atabaques, zabumbas etc., comumente apresentando-se em grupos regionais ou nos populares grupos de samba, pagode e bandas de forró.
Tecladistas – são responsáveis pelos instrumentos de teclas, como pianos, teclados e sintetizadores.
Músicos de metais – geralmente, na música popular, em especial no jazz e no soul, os trios de metais formados por trompete, trombone e saxofone são responsáveis por toda uma dinâmica e swing na melodia.
Cantor
Da mesma forma que o músico instrumentista, o cantor também se divide em diversas categorias, de acordo com seu estilo de canto e a forma de contratação de seu regime de trabalho dentro de determinado projeto musical.
O cantor erudito se subdivide em três categorias principais: tenor, barítono e baixo (masculino) e soprano, mezzo-soprano e contralto (feminino). Geralmente, podemos apreciar seu bel canto em óperas, algumas canções populares de cunho clássico, ou mesmo em participações especiais, onde divide os vocais de músicas populares. O coralista ou corista integra um coral erudito ou sinfônico. O cantor que se destaca nessa formação é o solista.
Backing vocals – são assim chamados os coristas que fazem acompanhamento a intérpretes de canções populares, nos mais variados estilos. Podem surgir em duplas, trios e, mais raramente, solo.
Front man ou front woman – vocalista principal de uma banda; geralmente, essa nomenclatura é mais utilizada no rock e no jazz.
Cantor ou intérprete – é o protagonista de um projeto musical, na grande maioria das vezes, sendo o responsável por interpretar, sozinho, a parte cantada de uma melodia, colocando características e acentos próprios ao seu timbre vocal e ao estilo musical representado na canção. 
Divulgador
Na divulgação de um trabalho musical, surgem vários profissionais especializados em marketing cultural, tarefa na qual cada um exerce um importante papel.
Agente ou empresário, juntamente com advogados, cuida da parte jurídica de um artista ou uma banda, ficando responsável pela assinatura de contratos, patrocínios, royalties, produtos licenciados etc. Encarregado de verificar as melhores condições de trabalho/propostas para seus agenciados, cuida pessoalmente da agenda de shows, geralmente com o auxílio de um assessor.
Personal stylist cuida de todo o guarda-roupa público do artista, indo além das roupas para os shows... Ele cuida pessoalmente da imagem do cliente, transformando-o de acordo com os ditames da moda e de seu público-alvo.
Publicitários ficarão responsáveis pelo lançamento da campanha total de divulgação do novo trabalho de um artista, incluindo o álbum, a turnê de shows, aparições públicas em tardes de autógrafos, workshops, meet and great, ou, ainda, participações em programas televisivos e radiofônicos. Lançamentos de clipes musicais de trabalho da mesma campanha também ficarão a cargo desses profissionais. 
Todas as formas de mídia (televisiva por meio de comerciais, impressas em jornais e revistas, em vias públicas por meio de cartazes e outdoors, em vias de transporte terrestre em envelopamento e banners inseridos em trens, metrôs e ônibus, além da digital, por meio da internet e das redes sociais) são alvo da ação dos publicitários, dando ciência do lançamento do novo trabalho do artista ao maior número possível de pessoas.
Montagem do espetáculo
Há profissionais operacionais especializados na montagem da estrutura do palco e de seus recursos. Entre esses profissionais, estão os cenógrafos, técnicos de som e imagem, técnicos de iluminação; pessoal de cenotécnica, que cuida de estruturas de efeitos especiais, sonoplastas, roteiristas e diretores técnicos e artísticos, profissionais que trabalham incansavelmente nos bastidores, garantindo para o público o melhor entretenimento. Há, ainda, os coreógrafos e o corpo de baile, que acompanham em alguns casos os shows ao vivo, além dos assessores de imprensa, responsáveis pelo credenciamento de fotógrafos, críticos e jornalistas que darão também ampla divulgação ao evento. Um dos mais importantes agentes dos bastidores surge na figura do roadie, responsável pela montagem, transporte, manutenção e guarda de todos os instrumentos musicais, incluindo cabos de conexão, amplificadores, microfones e caixas acústicas. Muitas vezes, cuida também do banner (ciclorama) da banda, quando este ainda surge em formato tradicional (tecido).
E E Professor José Fernando Abbud
Nome:_______________________________________________________Série: 3º___
Profissionais e profissões da música – Parte 2 / Retomada
Assinale a alternativa correta:
1. São recursos abordados pela cenotécnica na composição de um show musical:
a) Os figurinos e adereços de caracterização do cantor, dos músicos e do corpo de baile.
b) Os efeitos especiais, como estruturas giratórias ou levadiças da estrutura, bem como efeitos pirotécnicos.
c) Enquadramentos e efeitos de iluminação na edição de imagens para os telões, promovendo uma experiência visual única.
d) Conservação, guarda e manutenção de todo o instrumental musical, afinação de instrumentos, antes, durante e após o show.
e) Organização da ordem em que ocorrerão os efeitos especiais, as mudanças de iluminação e de cenário, de acordo com o setlist do show.
2. O que você conhece sobre o trabalho dos intérpretes em música? Cite um exemplo.
3. Pesquise sobre o processo de criação de um espetáculo musical e elabore um esboço de projeto de palco. Lembre-se de incluir, além do cenário, exemplos de efeitos especiais (pirotecnia, cortina de fumaça) ou outros efeitos que você queira explorar. Determine a atuação de iluminadores e sonoplastas.

Continue navegando