Buscar

Prévia do material em texto

UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO – UPE/CAMPUS PETROLINA 
POLO MARIA CELESTE VIDAL - TABIRA 
CURSO DE GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA 
TURMA 2020.2 – 4º PERÍODO 
DISCIPLINA: EDUCAÇÃO E MULTICULTURALISMO
WEBQUEST: MULTICULTURALISMO
CONCEITO DISCURSÃO TEÓRICA
ALINE ESPINHARA DO NASCIMENTO
ALINE ALTENIZA LEITE 
DANILO LOPES JARDIM
MARIA ROSIANE DOS SANTOS NASCIMENTO
SHIRLEI AMARAL MELO
Tabira –PE
2021
1
O multiculturalismo ou pluralismo cultural é um conceito utilizado para entender a dinâmicas de como em determinada sociedade é formada por uma conjuntura, por um grupo maior de culturas distintas e que há em determinadas localidades a predominância de uma certa cultura. A multiculturalidade quer garantir direito de reconhecimento, ou seja, mesmo que uma cultura seja minoritária em relação a quantidade de pessoas, isso significa que ela necessita antes de mais nada de proteção e reconhecimento quando se pensa as politicas multiculturais no mundo. Homogeneizar um certo espaço é fazer com que um determinado grupo cultural predominante se impõe sobre os outros grupos minoritários apagando sua identidades culturais, seria um papel de uniformizar cultura de certos ambientes, isso aconteceu no Brasil pela questão da língua nacional oficial portuguesa, tentou se homogeneizar em todo território nacional. Os autores defendem que multiculturalidade e multiculturalismo estão ligados a este pluralismo cultural de muitos ambientes.
IDENTIDADE CULTURAL ( eu, nós)
X
PLURALISMO ( Outro)
É aquela que marca característica de um agrupo social que partilha ideais, valores, costumes e comportamento formados ao longo de sua história. É a consciência e pertencimento a um determinado grupo – seja por caracteristicas comuns, de origem étnica, ou por interesses específicos, crenças, entre outras - que aproxima os indivíduo em certa sociedade. Independente de seu tamanho é de extrema importância para seu reconhecimento social. Toda sociedade possui sua identidade cultural; por exemplo, a língua, a religiosidade, a música, a educação. 
https://www.gestaoeducacional.com.br/wp-content/uploads/2019/03/Cultura.jpg
IDENTIDADE CULTURAL ( eu, nós)
A diversidade de opiniões e pensamentos compõe o pluralismo a relação com o outro na convivência mútua nas mais diversas características culturais que fazem parte dos vários grupos da sociedade, compondo a variedade cultural. Pluralismo é conhecer o patrimônio cultural brasileiro, tendo atitude de respeito para com as pessoas e grupos que o compõe, reconhecendo diversidade como um direito do povo e dos indivíduos. A pluralidade cultural tem a capacidade de nos levar as inúmeras culturas, assim, como a nossas origens, como também ao nosso próprio olhar sobre nós mesmos, ou seja, sobre nossa cultura. É através da pluralidade cultural que professor e aluno embarcam numa  viagem pela cultura brasileira.
PLURALISMO ( Outro)
https://3.bp.blogspot.com/-gP6ESGoK28U/UqO1FpnKyhI/AAAAAAAAEFw/7XyWjvLUbZc/s1600/Pluralismo.jpg
O Multiculturalismo está associado a uma política social de reconhecimento a memória social, ele é antes de tudo uma atitude uma relação com um posicionamento vinculado a uma questão política. Então o multiculturalismo tornou-se uma inter-relação de varias culturas em um mesmo ambiente. É um fenômeno social que pode ser relacionado com a globalização e as sociedades pós modernas. é fundamental para o desenvolvimento da sociedade, pois, a relação existente entre educação e cultura vem provocando a necessidade de reflexões a respeito do multiculturalismo em nível global. Apesar de vivermos em um país que apresenta uma configuração própria e característica do seu povo, como população miscigenica, a hibridização das culturas não é levada em consideração como deveria. A escola de hoje, precisa de varias reformulações, desde a mais simples ate a mais complexas, principalmente se tratando de multiculturalismo escolar. Faz se necessário, apagar do currículo certo saberes, que não irão estimular uma reflexão critica do aluno. Valorizando seu cotidiano as praticas pertencentes a cultura e a sua diversidade, onde poderão ser inseridos a igualdade de gêneros, resiliência, a solidariedade e o respeito mutuo.
 
CONCLUSÃO
A identidade cultural e pluralismo fortalecem a cultura própria de cada grupo social, a necessidade de reconhecer e valorizar o cultural e étnico que compõe a sociedade brasileira, que passa a dar força a cultura na sua liberdade, Igualdade, Justiça, o dialogo, e também a democracia. É preciso ser trabalhado o conceito de multiculturalismo dentro da sala de aula, pois a escola tem um papel fundamental no combate ao preconceito e a discriminação, por que participa da elaboração de atitudes e valores essenciais a formação das cidadanias dos nossos educandos, contribuindo para a construção da sociedade cultural que vence o preconceito sobre o desconhecido.
Nos dias atuais, vivemos sob uma mudança constante em todos os sentidos da vida social e cultural, o que nos leva a perceber como temos a necessidade de inclusão no nosso conhecimento da diversidade e do enredamento dos problemas sociais, entendendo que sempre se pode trabalhar na igualdade. Esta relação dos conceitos de identidade cultural e pluralismo, contribui para que haja oportunidades de se conhecer a si próprio o eu e conhecer ao outro, trazendo o real sentido deque fazemos parte da cultura e que a cultura está inserida na sua identidade de cada um, contribuindo para o crescimento pessoal , interpessoal e social de cada individuo da sociedade e cultura que vive. 
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA
Fonte:WWW.brasilecola.com>Acessado aos 07 de setembro de 2021>
WWW.meuartigo.com>Acessado aos 07 de setembro de 2021>
https://www.gestaoeducacional.com.br/identidade-cultural-o-que-e/> Acessado aos 09 de setembro de 2021.>
Fonte:WWW.brasilecola.com.> Acessado aos 09 de setembro de 2021>
WWW.meuartigo.com .> Acessado aos 09 de setembro de 2021
https://monografias.brasilescola.uol.com.br/educacao/o-multiculturalismo-sua-importancia-na-educacao-infantil.htm> Acessado aos 14 de setembro de 2021.

Mais conteúdos dessa disciplina