Buscar

Redação ENEM - Evasão Escolar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Tema Imaginie: evasão escolar e a realidade brasileira
Com a preponderância do capitalismo na economia, o Neoliberalismo apresentou-se como principal modelo econômico adotado pelos países, tendo como princípio base o lucro e as relações comerciais. Nessa conjuntura, os recursos e investimentos destinados à população são menosprezados, fomentando para que um cenário de instabilidade social seja estabelecido, vislumbrado, atualmente, pela questão da evasão escolar que tangencia a realidade brasileira.
Inicialmente, é necessário atinar para os fatores que influenciam tal contexto de abandono escolar, uma vez que essa situação tende a atingir as comunidades carentes do país. Posto isso, percebe-se que indivíduos com baixo poder aquisitivo encontram-se vulneráveis à abstenção estudantil, visto que necessitam adentrar precocemente no mercado de trabalho, a fim de assegurar sua situação financeira. Além disso, a reduzida intervenção estatal, característica do sistema neoliberal, faz com que os setores educacionais e sanitários sejam precários, fato que reflete em casos constantes de gravidez na adolescência e de associações ao crime entre jovens e crianças, fazendo com que esses, erroneamente, desistam de sua formação educacional.
Ademais, outro ponto a ser destacado, baseia-se no cenário de instabilidade social gerado por tal evasão escolar, ao passo que os indivíduos tendem a não apresentar a educação necessária para desempenhar o papel de cidadão em sua completude. Desse modo, é possível destacar o pensamento do filósofo Kant de que “o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele”, no intuito de demonstrar a importância da formação educacional em sociedade, dado que permite aos indivíduos problematizar sua condição social, tornando-os cidadãos aptos a participar das mudanças políticas e educacionais do país.
Torna-se evidente, portanto, que a situação de evasão escolar se faz presente na realidade brasileira. Dessa forma, é necessário que o Governo amplie sua intervenção nos setores sociais, por meio de projetos assistencialistas, a fim de mitigar tal conjuntura nas comunidades carentes do país. Semelhantemente, escolas e ONG’s, com ações comunitárias, devem incentivar a formação educacional nas famílias, com o propósito de transformar, enfim, indivíduos vulneráveis em cidadãos ativos.

Continue navegando