Buscar

portfolio anatomia

Prévia do material em texto

Centro Universitário Claretiano
Curso de Graduação em Educação física 
Atividade de portfólio do ciclo 2
LETICIA DE FATIMA KRUGER
Ji-paraná
2019
Fundamentado nas leituras indicadas, responda as seguintes questões:
1) Definir anatomia, anatomia sistemática ou sistêmica, anatomia segmentar, anatomia de superfície, anatomia funcional, anatomia aplicada, anatomia radiológica e anatomia comparada. 
Anatomia é a ciência que estuda macroscopicamente a constituição e a organização dos seres vivos.
Na Anatomia Sistêmica os sistemas estudados normalmente são o tegumentar, esquelético, muscular, nervoso, cardiovascular, respiratório, digestório, urinário, endócrino e reprodutor.
A Anatomia segmentar assim como a Sistêmica tem sua definição baseada no estudo teórico-prático dos aspectos anatômicos dos seres humanos referentes aos seus aspectos sistêmico e segmentar. 
A Anatomia de Superfície pode ser definida como um ramo da anatomia que trata da descrição visual da estrutura anatômica sem dissecar o organismo. 
A Anatomia Funcional estuda 3 tipos diferentes de músculo: O músculo esquelético, o músculo cardíaco e o músculo liso. 
A Anatomia aplicada, pode ser definida como . um estudo que juntamente com o aprendizado da fisiologia, estuda o funcionamento dos sistemas.
A Anatomia Radiológica estuda a estrutura e funções do corpo utilizando técnicas de imagem.
Por fim, podemos compreender a A anatomia comparada como o estudo comparativo da forma e estrutura de diferentes organismos, de modo a estabelecer relações de parentesco entre eles.
4.3
2) Conceituar nomenclatura anatômica. É o nome dado ao conjunto de termos empregados para descrever o organismo em partes, ou seja, para descrever a anatomia.
 3) Definir a posição anatômica de estudo. A posição anatômica descreve o indivíduo (vivo ou cadáver) em posição ereta (em posição ortostática, em pé ou bípede), com a cabeça e olhos voltados para frente; os membros superiores ao lado do corpo com as palmas das mãos voltadas para frente; e os membros inferiores unidos e com os pés dirigidos para frente. O cadáver poderá estar deitado sobre a mesa em decúbito dorsal (dorso em contato com a mesa), decúbito ventral (abdome em contato com a mesa) ou em decúbito lateral (com o lado do corpo em contato com a mesa), desde que você sempre se lembre de sua posição anatômica.
4) Explicar os planos de delimitação e os planos de secção do corpo humano. Os planos de delimitação do corpo humano, como o próprio nome sugere, delimitam o corpo humano como se ele estivesse dentro de uma caixa fechada, contando seus seis lados que representariam os planos tangenciais à sua superfície. Assim, descrevem-se:
 • Plano anterior e plano posterior: são dois planos verticais, dos quais um passa na frente do corpo (tangente ao ventre), denominado plano ventral ou anterior, e o outro passa atrás do corpo (tangente ao dorso), denominado posterior ou dorsal. Quando se fala de cabeça, substitui-se o termo “ventral” por “frontal”; daí, tem-se o plano frontal. Nos membros, utilizam-se os termos “plano anterior” e “plano posterior”.
 • Planos laterais: são dois planos tangentes aos lados do corpo, denominados planos laterais direito e esquerdo. • Plano superior e plano inferior: são dois planos horizontais: um superior (a cabeça), denominado plano superior ou cranial; e outro abaixo das plantas dos pés, denominado plano inferior ou podálico.
 Planos de secção do corpo humano : “Anatomia” é uma palavra grega que significa "cortar em partes", o mesmo que dissecar. No entanto, é necessário que se tenham planos para guiar essa dissecação e se fazer o estudo anatômico do corpo humano. Com base nisso, descrevem-se os planos de secção do corpo humano. A seguir, serão descritos os quatro planos de secções fundamentais:
 Plano mediano: é o plano que divide, longitudinalmente, o corpo humano em duas metades iguais, direita e esquerda.
 Planos sagitais: são planos verticais que seccionam o corpo humano paralelamente ao plano mediano. 
 Planos frontais ou coronais: são os planos verticais que dividem o corpo humano nas partes anterior e posterior .
 Planos transversais ou horizontais: são planos que dividem o corpo em partes superior e inferior.
5) Explicar os eixos anatômicos. Os eixos são linhas imaginárias que atravessam o corpo unindo os centros dos planos de secção. O corpo humano apresenta três eixos imaginários, descritos a seguir:
 Eixo vertical, longitudinal ou crânio-caudal: passa do centro do plano superior (cranial) para o centro do plano inferior (caudal). Atravessa o centro do plano de secção transversal.
 Eixo sagital, ântero-posterior: passa do centro do plano anterior (ventral) para o centro do plano posterior (dorsal). Atravessa o centro do plano de secção frontal. 
 Eixo transversal ou latero-lateral: passa do centro do plano lateral direito para o esquerdo, ou vice-versa. Atravessa o centro do plano de secção sagital.
6) Estabelecer as relações entre os eixos e os planos de secção.
Ambos servem para dividir o corpo humano em determinadas partes e servem como parâmetro para cada determinada parte do corpo.
 7) Definir os termos de posição e direção: superior ou cranial, inferior, caudal ou podátilo, anterior ou ventral, posterior ou dorsal, lateral, medial, intermédio, mediano, médio, proximal, distal, palmar ou volar, plantar, interno, externo, superficial, profundo, radial, ulnar, tibial, fibular, ântero-posterior ou dorsoventral, látero-lateral e longitudinal ou crânio-caudal ou súpero-inferior. 
 Superior ou cranial: se trata de um termo de relação anatômico que diz respeito a uma região que está localizada na direção da parte superior do corpo.
 Inferior, caudal ou podátilo: similar ao termo acima, porém este designa região na direção da parte inferior do corpo.
 Anterior ou ventral: também podendo ser chamado de dorsal, diz respeito a uma região na frente do corpo.
Posterior ou dorsal: região localizada nas costas do corpo.
 Medial: região localizada próxima ao plano sagital mediano.
 Lateral: região localizada mais afastada do plano sagital mediano.
Intermédio: região localizada entre medial e lateral.
Mediano: área localizada em cima do eixo sagital mediano.
 Médio: área, órgão ou estrutura localizado entre outro superior e um inferior, ou entre um anterior e outro posterior.
Proximal: como o nome indica, mais próximo à raiz do membro, voltado para o tronco.
Distal: distante da raiz do membro ou do tronco.
Palmar ou volar: como o nome indica, é a área anterior da mão.
Plantar: face inferior dos pés.
 Interno e externo: diz respeito às faces dos órgãos ou cavidades.
 Superficial e profundo: são termos situacionais. Entretanto, superficial seriam as estruturas localizadas no tegumento e profundo as estruturas na fáscia muscular.
Radial, ulnar, tibial e fibular: estruturas próximas aos respectivos ossos.
 Ântero-posterior ou dorso central: região localizada da frente para trás.
Látero-lateral e longitudinal: eixo perpendicular ao plano sagital, indo de um lado a outro.
 Crânio-caudal ou súpero-inferior: eixo que vai desde a cabeça até os pés
 8) Conceituar: esqueleto, esqueleto axial e esqueleto apendicular. O esqueleto humano é formado pelos ossos e tem como função principal proteger determinados órgãos vitais como o encéfalo, que é protegido pelo crânio, e também os pulmões e o coração, que são protegidos pelas costelas e pelo esterno, e servem também para armazenar gordura e minerais, ajudar com os movimentos do corpo e sustentar o organismo. Os ossos também armazenam células sanguíneas.
Ele constitui-se de peças ósseas (ao todo 206 ossos no indivíduo adulto) e cartilaginosas articuladas, que formam um sistema de alavancas movimentadas pelos músculos.
O esqueleto humano pode ser dividido em duas partes:
· Esqueleto axial: formado pela caixa craniana, coluna vertebral e caixa torácica.
· Esqueleto apendicular: compreende a cintura escapular, formada pelas escápulas e clavículas; cintura pélvica, formada pelos ossos ilíacos (da bacia) e o esqueleto dos membros (superioresou anteriores e inferiores ou posteriores).
 9) Conceituar o tecido ósseo compacto e esponjoso. Na substância óssea compacta, as lâminas do tecido ósseo estão bem unidas, sem espaços entre elas; por isso, são mais rígidas e densas e, portanto, suportam mais peso. Já na substância óssea esponjosa, as lâminas ósseas são mais irregulares em sua forma e tamanho e apresentam muitos espaços entre si ou lacunas, assemelhando-se às esponjosas. Devido às suas características mecânicas, a substância óssea compacta é encontrada no corpo dos ossos longos, enquanto a substância óssea esponjosa é encontrada nas extremidades e ao redor do canal medular .
10) Citar as funções do esqueleto. Proteção: para órgãos como o coração e os pulmões, as estruturas nervosas do encéfalo e a medula espinhal;
 2) sustentação: de todas as partes moles, possibilitando a modelagem do corpo; 
3) sistema de alavancas: as massas musculares inserem-se em sua superfície, possibilitando o deslocamento do corpo; armazenamento de íons: Ca+ e P+ ;
 4) hematopoiese: produção de células específicas do sangue; 
5) armazenamento de tutano: gordura armazenada nos ossos longos. 
 11) Classificar e definir os ossos segundo suas dimensões: longo, curto e laminar (ou chato ou plano
Osso longo: é aquele cujo comprimento predomina sobre a largura e a espessura. Ele apresenta duas extremidades, chamadas de epífises, e um corpo, chamado de diáfise. Os ossos dos membros superiores e inferiores são os exemplos mais típicos de ossos longos, como: úmero, rádio, ulna, fêmur.
Osso curto: é aquele cujas três dimensões são equivalentes, assemelhando-se a um cubo. Seus exemplos são os ossos do carpo (mão) e do tarso (pé).
Osso laminar (plano): é o que apresenta comprimento e largura equivalentes e maiores que a espessura. São exemplos de ossos laminares a escápula, o esterno e osso do quadril.
12) Definir no osso longo: diáfise (ou corpo), epífise (ou extremidade) e canal medular. O comprimento predomina sobre a largura e a espessura. Apresenta um canal medular em seu interior e também possui como característica a presença de duas extremidades chamadas epífises, ligadas por um corpo denominado diáfise. É possível visualizar entre as epífises e a diáfise uma zona cartilaginosa denominada de disco epifisial ou epifisário, responsável pelo crescimento do osso em comprimento.
 13) Classificar e definir: osso irregular, osso pneumático, osso sesamóide e osso supranumerário (acessório ou extranumerário).
 Ossos irregulares: são os ossos que apresentam uma caracterização muito específica ou complexa. Exemplo: vértebras, temporal, mandíbula, maxila etc.
 Pneumáticos: são ossos que geralmente possuem morfologia irregular, contendo, no seu interior, uma ou mais cavidades, revestidas de mucosa e contendo ar. Exemplos: seios paranasais, maxila, esfenoide, etmoide, o temporal e o frontal. 
Sesamoides: são ossos que se desenvolvem na substância de certos tendões ou da cápsula fibrosa de certas articulações. Exemplo: patela.
Osso irregular: é aquele cuja forma não se encaixa em nenhuma das descrições anteriores, apresentando uma estrutura complexa sem forma definida. As vértebras e o osso temporal (crânio) são seus exemplos típicos.
14) Descreva o que é uma juntura sinovial e cite os elementos básicos desta juntura.. São articulações do tipo mais comum, apresentam cavidades e o elemento que se interpõem entre os ossos, é o liquido sinovial.
Características básicas: cartilagem articular, cápsula articular e cavidade articular.
15) Dê a classificação morfológica das articulações do ombro, punho e joelho. Qual é a importância para sua atuação profissional? 
Punho: Articulação elipsóidea, ou condilar (também conhecida como juntura sinovial condilar estrutura convexa de um osso que  se articula com um osso côncavo. Permite  movimentos para cima e para baixo e de um lado para o outro.
 Ombro: Articulação esferoide, ou juntura sinovial esferoide ocorre onde uma face articular esférica (em forma de uma esfera) se encaixa em  uma depressão ou cavidade de outro osso. 
Joelho: Articulação gínglimo, ou juntura sinovial gínglima ocorre devido ao         encaixe de uma extremidade óssea convexa com outra côncava. Essa articulação permite movimentos em um único plano articular,  com movimentos angulares de abertura e fechamento similares aos de uma dobradiça.
 16) Descreva o que é uma articulação fibroso e cartilaginosa. Dê os seus tipos.  Também chamada de sinartrose ou articulação imóvel, ela possui pequena separação com tecido conjuntivo fibroso entre os ossos. Seu papel principal é proporcionar a absorção de choque.
A articulação fibrosa pode ser classificada em dois tipos: suturas e sindesmoses. As suturas são aquelas articulações encontradas nos ossos do crânio. Já a sindesmose é aquela encontrada entre a tíbia e a fíbula.
- Articulação cartilaginosa – Também chamada de anfiartrose ou articulação semimóvel, ela apresenta tecido cartilaginoso entre os ossos, que pode ser do tipo hialino ou fibroso. Quando a cartilagem é hialina, a articulação recebe o nome de sincondrose e, quando a cartilagem é fibrosa, recebe a denominação de sínfise. As articulações cartilaginosas são encontradas nos ossos do quadril e entre as vértebras.
17) Quais são os tipos de tecido muscular que formam o corpo humano? Qual é a importância destes tecidos? 
O tecido muscular é formado por células alongadas e especializadas em contração (proteínas contráteis: miosina e actina); apresentam grande inervação e vascularização, e são divididos em:
1. Tecido muscular liso (não-estriado): Caracterizado por movimentos involuntários, seu nome corresponde à ausência de estrias transversais, são exemplos, o útero, a bexiga e o intestino.
2. Tecido muscular esquelético: Recebe esse nome, pois a maior parte desse tecido está junto ao esqueleto; possui células longas, presença de estrias transversais e movimentos voluntários.
3. Tecido muscular cardíaco: Encontrado no coração, esse tipo de tecido possui movimento involuntários sendo formado por células longas e cilíndricas além de possuir estrias transversais.
18) Quais são os componentes anatômicos do músculo esquelético? Classifique estes músculos quanto à forma, sua origem, sua inserção e quanto ao ventre muscular. 
A função do músculo esta relacionada à sua forma e arranjo de suas fibras. Os músculos têm suas fibras dispostas paralelas ou oblíquas à direção de tração exercida ou ao tendão.
Na disposição paralela das fibras, há predomínio apenas do comprimento muscular como, nos músculos longos, curtos, circulares e largos.
Nos músculos longos é comum notar uma convergência de fibras musculares em direção aos tendões de origem e inserção, sendo que a parte média tem um diâmetro maior que as extremidades, chamados de fusiforme.
Também na disposição paralela das fibras, há equivalência do comprimento e largura muscular como, nos músculos largos.
Nestes músculos as fibras se convergem para um tendão em umas das extremidades, chamado de leque.
Na disposição oblíqua da fibra, os músculos apresentam fibras oblíquas em relação aos tendões e são denominados peniformes (lembra uma pena).
Porém, se os feixes musculares se prendem em apenas uma borda do tendão é dito unipenado e se os feixes se prendem nas duas bordas é dito bipenado.
Quanto à origem
Quando os músculos se originam por mais de um tendão, ou seja, apresentam mais de uma cabeça de origem, são ditos bíceps, tríceps, quadríceps, conforme possuem duas, três ou quatro cabeças de origem. Quanto à inserção
Do mesmo modo os músculos podem se inserir por mais de um tendão. Quando há dois tendões são ditos bicaudados e quando há três ou mais tendões são ditos policaudados.
Quanto ao número de ventre muscular
Alguns músculos podem apresentar mais de um ventre muscular com tendões intermediários situados entre eles. São ditos digástricos quando o músculo apresenta dois ventres e poligástricos, quando o músculo possui mais de dois ventres.
Quanto à ação ou função muscular
Para este tipo de classificação vai dependeda ação principal resultante da contração muscular, ou melhor, dizendo do movimento.
O mesmo pode ser classificado em flexor, extensor, adutor, abdutor, rotador medial, rotador lateral, pronador, supinador, flexor plantar e flexor dorsal, dentre outros.
 19) Explicar a localização do coração na caixa torácica. Explicar os aspectos anátomofuncionais do miocárdio e endocárdio. Explicar a posição anatômica e o tamanho do coração.
O coração se posiciona levemente inclinado para esquerda e para baixo. 
Quanto aos aspectos funcionais do endocárdio, notamos que o mesmo é a camada interna do coração, que faz parte das válvulas cardíacas bicúspide e tricúspide, além disso, liga-se ao miocárdio pela camada subendotelial. 
O miocárdio pode ser observado como o músculo que forma o coração. tratando-se de um tecido composto de células musculares estriadas que o diferem do tecido muscular esquelético.
Por fim, é importante ressaltar que o coração, em forma de cone, possui aproximadamente o tamanho do punho fechado, com cerca de 12 cm de comprimento, 9 cm de largura em sua parte mais ampla e 6 cm de espessura.
20) Descreva a grande e pequena circulação do corpo humano. 
A pequena circulação ou circulação pulmonar consiste no caminho que o sangue percorre do coração aos pulmões, e dos pulmões ao coração.
Assim, o sangue venoso é bombeado do ventrículo direito para a artéria pulmonar, que se ramifica de maneira que uma segue para o pulmão direito e outra para o pulmão esquerdo.
Já nos pulmões, o sangue presente nos capilares dos alvéolos libera o gás carbônico e absorve o gás oxigênio. Por fim, o sangue arterial (oxigenado) é levado dos pulmões ao coração, através das veias pulmonares, que se conectam no átrio esquerdo.
Grande circulação
A grande circulação ou circulação sistêmica é o caminho do sangue, que sai do coração até as demais células do corpo e vice-versa.
No coração, o sangue arterial vindo dos pulmões, é bombeado do átrio esquerdo para o ventrículo esquerdo. Do ventrículo passa para a artéria aorta, que é responsável por transportar esse sangue para os diversos tecidos do corpo.
Assim, quando esse sangue oxigenado chega aos tecidos, os vasos capilares refazem as trocas dos gases: absorvem o gás oxigênio e liberam o gás carbônico, tornando o sangue venoso.
Por fim, o sangue venoso faz o caminho de volta ao coração e chega ao átrio direito pelas veias cavas superiores e inferiores, completando o sistema circulatório.
21) Explicar a anatomia interna do coração e suas estruturas. Descreva o automatismo cardíaco. Internamente o coração é divido em quatro câmaras, são elas dois átrios e dois ventrículos, os átrios recebem o sangue que circulou e os ventrículos ejetam o sangue na circulação novamente. Entre os átrios e ventrículos existem estruturas chamadas de válvulas cardíacas.
O automatismo ocorre devido ao nó sinoatrial que possui a capacidade de despolarizar sozinho, dessa forma ele faz com que o coração não dependa diretamente do sistema nervoso central para despolarizar.
22) Quais são as artérias do membro superior e inferior e qual é a sua importância para as estruturas que formam o membro superior e inferior?
As artérias dos membros superiores são: subclávia, axilar, braquial, radial, ulnar, arco superficial palmar, arco profundo palmar. Na verdade, as várias artérias são uma mesma artéria e suas ramificações, que recebem nomes diferentes por conta de sua localização. 
A axilar tem esse nome porque a artéria desce em direção à axila, a braquial porque essa mesma artéria chega no braço etc. No cotovelo, a artéria se divide em dois ramos (radial e ulnar), que vão do antebraço até a mão, onde formam arcos palmares.
 As artérias dos membros inferiores são: ilíaca comum, ilíaca interna, ilíaca externa, femoral, poplítea, tibial anterior, tibial posterior, fibular, dorsal do pé, plantar lateral, plantar medial.
Assim como as dos membros superiores, as artérias dos membros inferiores são diferenciadas por sua localização, sendo algumas formadas por ramificações e outras tendo apenas nomes diferentes depois de passar por certo ponto do corpo. 
A importância dessas artérias é irrigar e levar oxigênio e nutrientes para os membros do corpo, para que funcionem adequadamente, da mesma forma que as outras artérias são importantes para que diferentes partes do corpo funcionem de forma saudável. 
 23) Quais seriam as veias superficiais e profundas do membro superior e inferior e qual é a sua importância para as estruturas que formam este membro? Após responder as questões, você deverá inserir sua atividade na ferramenta Portfólio para ser avaliada pelo seu tutor.
VEIAS SUPERFICIAIS SUPERIORES: 
*VEIA CEFÁLICA : Origina-se no lado lateral (radial) do arco venoso dorsal da mão e tem um trajeto ascendente na face anterolateral do antebraço, braço e ao nível do ombro penetra na fáscia muscular e termina na veia axilar. As veias cefálica e basílica recebem, ao longo de seu trajeto, muitas tributárias e comunicam-se entre si através da veia intermédia do antebraço, local onde são feitas as injeções endovenosas
*VEIA BASILICA e MEDIANA. Origina-se do lado medial (ulnar) do arco venoso dorsal da mão e apresenta um trajeto ascendente na face medial e anterior do antebraço. Na porção média do braço, perfura a fáscia muscular, torna-se profunda e passa a acompanhar as duas veias profundas satélites do braço, as veias braquiais. Próximas da axila, essas três veias, as veias braquiais e a veia basílica, se unem para formar a veia axilar.
VEIAS SUPERFICIAIS INFERIORES:
*SAFENA MAGNA: A veia safena magna origina-se no lado medial do arco venoso dorsal do pé, anterior ao maléolo medial, e tem um trajeto ascendente na face medial da perna e da coxa, onde perfura a fáscia muscular e desemboca na veia femoral
*SAFENA PARVA: Nasce do lado lateral do arco venoso dorsal do pé, posterior ao maléolo lateral, e tem um trajeto ascendente na face posterior da perna, e, ao nível da fossa poplítea (face posterior do joelho), perfura a fáscia profunda e desemboca na veia poplítea, uma veia profunda.
PROFUNDAS:
*TIBIAL POSTERIOR, TIBIAL ANTERIOR, PLOPITEIA, FEMORAL,LLÍACA EXTERNA, LLIACA INTERNA, LLIACA COMUM, CAVA INFERIOR. 
As veias profundas acompanham artérias e têm origem nas veias digitais plantares do pé, que se juntam para formar as veias tibial posterior, tibial anterior e fibulares, que acompanham as artérias com o mesmo nome. Essas veias se unem para formar a veia poplítea, que continua com a veia femoral. A veia femoral, por sua vez, continua com a veia ilíaca externa, na região inguinal, que, em seguida, se une com a veia ilíaca interna para formar a veia ilíaca comum. As veias ilíacas comuns, direita e esquerda, unem-se para formar a veia cava inferior desemboca no átrio direito, trazendo o sangue venoso proveniente dos membros inferiores e do tronco, finalizando a drenagem venosa. 
Referência: SILVA, C. T. V. Anatomia Humana Geral. Batatais: Claretiano, 2013.
 VERRI, E. D. Anatomia Humana Geral. Batatais: Claretiano, 2014.

Continue navegando