Buscar

Psicanálise, Miss Lucy

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Faculdade Maurício de Nassau 
Psicologia 4° período 
Docente: Marcia Candelária da Rocha 
Discente: Bárbara Ferreira de Aquino; 04066044
 Millena Eulallya da Silva Florêncio; 04065598 
Análise do caso MISS LUCY: 
 Miss Lucy era uma jovem inglesa que morava em Viena com seu patrão, diretor- gerente de uma fábrica. A jovem era governanta da casa e morava junto com outros empregados, cuja função era cuidar das filhas do patrão, a mãe das crianças era falecida há anos.
 Diagnóstico: No desdobramento da análise de Miss Lucy, o sintoma estava relacionado a cenas traumáticas anteriores, que envolvem ideias que, inadmissíveis ao Eu, são impelidas ao inconsciente, resultando na conversão histérica – no caso, ela sentia um apaixonamento pelo patrão, que era inadmissível ao Eu (Freud, 1893- 1895/2016). O cheiro de torta queimada substituía a fumaça de charuto, que por sua vez, substituía o apaixonamento de Miss Lucy pelo patrão. Quando Freud fez as interpretações, ligou os atos aos acontecimentos traumáticos trazidos por Miss Lucy, porém os sintomas não são eliminados, mas sim ocupados por um outro objeto, que são ligados a outros fatos e acontecimentos. Os sintomas relativamente desaparecem e a paciente é curada, esses sintomas sempre entram em contato entre uma ideia e um afeto.
 Os principais sintomas apresentados são: Rinite supurativa, devido a uma cárie do osso etmoide; perda do olfato seguida por duas sensações olfativas subjetivas; analgesia no interior do nariz, dificultando o reflexo olfativo, porém, sensível a pressão tátil no nariz; catarro nasal; desânimo; depressão; fadiga; dores na cabeça e falta de apetite.
 As principais técnicas de intervenções utilizadas por Freud: eram a entrevista clínica, Freud usava a hipnose quando ele tentava induzir Miss Lucy ao estado de sonambulismo passando assim a aplicar o método catártico, a técnica consiste em que o paciente se deite, feche os olhos, a fim de relaxar a faculdade crítica e recordar os momentos traumáticos, o fenômeno ocorre quando Freud pressiona a mão na cabeça da paciente e seu estado de consciência é levemente alterado, outras técnicas surgiram daí, como a associação livre e interpretação que acontecem quando Miss Lucy sente o primeiro cheiro de pudim queimado, quando recebeu uma carta de sua mãe e as crianças tiraram-na de suas mãos e nesse momento veio o cheiro forte. 
 Os conceitos psicanalíticos abordados nesse caso foram: o inconsciente, o desejo e a transferência.

Continue navegando