Buscar

Direito Processual Civil II-prof.marcio vieira souto costa ferreira(2ª prova)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Direito Processual Civil II
Professor Marcio Vieira Souto Costa Ferreira
2ª prova
1ª) Em uma ação de investigação de paternidade, o autor pediu a citação do réu pelo correio. Deferida a citação, restou ela frustrada. O autor, então, requereu a justiça. Depois de procurar o réu por duas vezes. O oficial de justiça, suspeitando da ocultação do demandado, intimou sua mulher, informando-a que voltaria cinco dias depois para efetuar a citação ao meio-dia. Comparecendo no dia designado, o oficial de justiça deu por feita a citação com hora certa, pois, segundo ele, o réu continua se ocultando. O réu não ofereceu contestação no prazo legal e Juiz, afirmando que revelia produz o efeito de serem tidos como verdadeiros os fatos narrados pelo autor, julgou antecipadamente a lide nos termos do artigo 330, II, do Código de Processo Civil. Como advogado do réu, recorra da sentença, com, pelo menos, quatro alegações diferentes.
2ª) João propõe ação condenatória, exigindo o cumprimento de obrigação de fazer inserida em contrato que celebrou com Marcos. Marcos alega, em sua contestação, que o contrato era nulo. O juiz julga o pedido procedente e essa sentença transita em julgado. Tempos depois, João propõe nova ação condenatória, exigindo o cumprimento de obrigação de não fazer inserida no mesmo contrato. Marcos novamente sustenta a nulidade do contrato. Pode não haja violação à coisa julgada, o que deveria ter feito João para que a questão da nulidade não pudesse ser invocada em um novo processo posterior ao primeiro?
3ª) Sonia propõe contra a massa falida da Editora Harryson S.A. ação ordinária, perante o juízo da 25ª Vara Cível. A ré opõe exceção de incompetência, sustentando que o juízo competente é o da 1ª vara de Falências e Concordatas. Deve ser acolhida a exceção de incompetência?
4ª) Qual o sistema de valoração da prova adotado pelo Código de Processo Civil Brasileiro?Explique-o, em oposição aos demais sistemas.
5ª) Sérgio propõe contra Flávio ação anulatória de contrato celebrado entre os dois, alegando que o contrato deve ser anulado porque ele oi coagido a assiná-lo, o que proverá com testemunhas. Flávio sustenta que, com base no artigo 401 do Código de processo Civil, não se admite prova exclusivamente testemunhal nos contratos, pois o contrato tinha o valor de R$ 1.000.000,00. Como Juiz, você acolheria a alegação de Flávio?

Outros materiais

Outros materiais