Buscar

Biologia Celular (2) - Núcleo Celular

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Núcleo Celular
A existência do núcleo é a principal característica que distingue a célula eucarionte da procarionte. A maior parte da informação genética da célula está contida no DNA do núcleo, havendo apenas uma pequena porção fora dele, nas mitocôndrias e cloroplastos. Além disso, o núcleo controla o metabolismo celular pela transcrição do DNA nos diferentes tipos de RNA, que são traduzidos em proteínas, os efetores finais da informação genética.
	Qual a Estrutura do Envoltório Nuclear
Os componentes do núcleo são o envoltório nuclear, a cromatina, os nucléolos e o nucleoplasma
O envoltório nuclear é constituído por duas membranas perfuradas por um número variável de poros que controlam o trânsito de moléculas.
	Qual a estrutura molecular do DNA
É um composto orgânico cujas moléculas contêm as instruções genéticas que coordenam o desenvolvimento e funcionamento de todos os seres vivos e de alguns vírus.
Os genes do DNA são expressos através das proteínas que seus nucleotídeos produzem com a ajuda do RNA.
Duas cadeias helicoidais. Suas cadeias são longas e possuem milhares de nucleótidos.
	Quais as fases do ciclo celular e sua importância
O ciclo de vida da célula é dividido em duas fases principais: a mitose e a intérfase. Na mitose ocorre a divisão da célula, enquanto o período entre duas divisões constitui a intérfase. Assim, de acordo com a fase em que a célula se encontra, dis- tinguem-se o núcleo interfásico e o núcleo mitótico.
	Qual a importância do processo de mitose
A importância da mitose é que ela proporciona o crescimento e desenvolvimento de nosso organismo, e também atua repondo as células perdidas. As células sanguíneas (hemáceas ou eritrócitos) são respostas a cada 90-120 dias, graças à divisão celular do tipo mitose.
 A mitose se inicia à partir de uma célula 2n, também chamada de célula diplóide. Ou seja, ela se inicia à partir de uma célula que possui o número total de cromossomos da espécie, no nosso caso, possuímos 46 cromossomos (23 herdados do pai e 23 da mãe). Em seguida, ocorre o período da intérfase, que antecede a divisão celular propriamente dita, período este em que o material genético é duplicado.
 
O processo de mitose é contínuo, porém, para podermos entender melhor, dividimos este processo em:
Interfáse: no G1 acontece a condensação cromossômica, em S ocorre a duplicação do material genético e em G2 o desaparecimento da carioteca.
(Aumento da célula, duplicação do material genético e as ciclinas e CDK (facilitam a fragmentação de membrana; condensação da membrana, ruptura do envoltório nuclear, fragmentação do golgi e do RE e formação do fuso)).
As ciclinas podem estar ligadas ou não as CDKs, elas permitem que os ciclos ocorram, as Cdks são enzimas que axiliam para que o ciclo continue. 
A CDKs é formada pela clicina+quinase
Prófase: Ocorre a condensação da cromatina e o envoltório nuclear se rompe
Metáfase: Os cromossomos vão se parear, e os centríolos já vão se posicionando no centro da célula
Anáfase: Ocorre a separação dos cromossomos pareados, puxando-os cada um para a sua extremidades.
Telófase: Inicio da citocinese, separação completa da divisão. Possuem pequenas vesículas ligadas aos cromossomos para que sirva como um auxiliador para que esses cromossomos se refaçam depois.
As checagens ocorrem na Fase G1, G2 e na Metáfase, ocorrendo através das proteínas de checagens (p53, p16, p21). 
A Fase da Mitose que ocorre a mutação é no crossing-over (final da Prófase I)
	Diferença entre mitose e meiose
Na mitose, o processo de divisão celular resulta em duas células-filhas geneticamente idênticas, que se desenvolvem a partir de uma única célula-mãe.
Já na meiose a divisão de uma célula envolve duas fissões do núcleo, dando origem a quatro células sexuais, cada uma com metade do número de cromossomos da célula original.
· Mitose: Processo de reprodução assexuada em que a célula se divide em duas, produzindo uma réplica com um número igual de cromossomos.
Geram células iguais a célula 2n 
· Meiose: Tipo de reprodução celular em que o número de cromossomos é reduzido pela metade através da separação de cromossomos, produzindo 4 células haploides. Uma reprodução sexuada.
Podem gerar células diferentes da 2n (gametas)
Descrição Clínica: O processo de divisão de um espermatozoide, sendo necessariamente diferentes da célula 2n, ou seja, o espermatozoide ou óvulo precisa tem 23 cromossomos, carregando seu material genético e unindo aos 23 cromossomos do pai/mãe para gerar um zigoto. (Meiose, encontrado apenas nos gametas). Tendo sempre, uma variabilidade genética. 
Mitose – Existe na variação de tecidos, porque há a necessidade de células idênticas.
Um tumor tem como finalidade ter todas as células iguais, ou seja, acaba o prejudicando, por não ter ações, permitindo que essa mutação seja passada para frente.

Mais conteúdos dessa disciplina