Buscar

AV2 - 1ª TENTATIVA - Gerenciamento dos Aspectos e Impactos Ambientais - 20212 A

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2 - Gerenciamento dos Aspectos e Impactos Ambientais - 20212.A
Conteúdo do teste
Pergunta 1
Dentre as ferramentas de Gestão ambiental a avaliação do ciclo de vida (ACV) possibilita à empresa avaliar, de modo bastante detalhado, os impactos ambientais para a formulação de estratégias visando a melhoria do desempenho ambiental da empresa. Verifique as alternativas a seguir e assinale a alternativa que NÃO representa os objetivos da implantação da ACV nas empresas.
A. Comparação entre produtos similares e conclusão da distinção entre eles, fornecendo subsídios para que clientes e consumidores tomem a decisão mais assertiva;
B. Otimização de recursos, uma vez que os custos serão equilibrados, e os recursos, utilizados adequadamente.
C. Retrata as intenções e os princípios gerais de uma empresa em relação ao seu desempenho ambiental, ou seja, é o compromisso formal que ela assume em cumprir as metas ambientais propostas.
D. Ações em marketing com base nos resultados da ACV e consequentes ações implementadas (sendo essas divulgadas ao mercado);
E. Levantamento dos pontos fortes e fracos, gerando ações de melhoria para incrementar o desempenho ambiental da empresa;
Pergunta 2
Na primeira etapa do sistema de gestão ambiental, a empresa deve estabelecer a sua política ambiental. A ISO 14001:2015 fornece o conteúdo mínimo que essa política deve abordar, assim assinale a INCORRETA.
A. Comprometimento com o atendimento a educação e conscientização dos acionistas e trabalhadores.
B. Comprometimento com o atendimento aos requisitos legais aplicáveis, ou seja, assumir o compromisso de atender às leis ambientais brasileiras aplicáveis à empresa.
C. Comprometimento com o atendimento a outros requisitos subscritos, isto é, assumir compromisso de atender a outros requisitos ambientais além daqueles já abordados pelas leis ambientais brasileiras (por exemplo, requisitos ambientais definidos pelos clientes da empresa).
D. Comprometimento com a prevenção da poluição, isto é, assumir o compromisso de reduzir (e, onde possível, eliminar) a emissão de quaisquer tipos de poluentes.
E. Comprometimento com a melhoria contínua, ou seja, assumir o compromisso de aprimorar as práticas ambientais ao longo do tempo.
Pergunta 3
Os Planos de Emergências Ambientais são ferramentas que atuam na identificação de situações que possam ser prejudiciais ao meio ambiente, antevendo assim um impacto negativo. Dentre as alternativas a seguir, marque a INCORRETA em relação às suas vantagens.
A. Mantêm procedimentos formais que minimizam os cenários potencialmente perigosos.
B. Têm atitudes responsáveis com o meio ambiente.
C. Aumentam os limites de poluição que podem ser lançados pelas empresas.
D. Conscientizam os colaboradores sobre os danos que as suas atividades podem causar.
E. Previnem danos ambientais, pessoais e de materiais.
Pergunta 4
Em relação a gestão das competências para a escolha de um colaborador competente para atuar no sistema de gestão ambiental. Para a ISO 14001:2004, a competência é a junção de:
A. Formação inapropriada; treinamento; experiência.
B. Formação apropriada; treinamento; indicação.
C. Formação desapropriada; treinamento; experiência.
D. Formação apropriada; treinamento; experiência.
E. Formação apropriada; treinamento; escolaridade.
Pergunta 5
Sobre o licenciamento ambiental, marque a alternativa CORRETA:
A. Compete ao órgão ambiental estadual o licenciamento de atividades que gerem impactos ambientais estratégicos.
B. A licença prévia autoriza que o início da instalação do empreendimento em determinada localidade.
C. Para a expedição das licenças e renovação das mesmas não pode ultrapassar 12 meses.
D. A licença de instalação autoriza o início da operação das atividades do empreendimento.
E. A construção e operação de empreendimentos potencialmente poluentes dependem do licenciamento ambiental realizado pelo órgão ambiental competente.
Pergunta 6
Imagine que você é um gestor e está na equipe da elaboração de um projeto que geraria poucos impactos. A empresa utilizará o conhecimento empírico dos pesquisadores, pois precisa de rapidez na identificação dos impactos, mesmo que estes resultados sejam subjetivos.
Identifique qual seria o método de Avaliação de Impacto Ambiental mais adequado para esta situação.
A. Ad hoc.
B. Redes de interação.
C. Checklist.
D. Matrizes de interação.
E. Modelos de simulação.
Pergunta 7
Sobre as discussões em relação as questões ambientais no Brasil, julgue as afirmativas a seguir e assinale V para as VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) A questão ambiental começou a ser abordada desde o Império colonial, onde surgiram os primeiros documentos legais ambientais do Brasil: o Decreto n. 24.643 (denominado Código das Águas), o Decreto n. 1.713 (que criou o Parque Nacional de Itatiaia, no Rio de Janeiro) e o Decreto-Lei n. 25 (que estabeleceu o Patrimônio Histórico e Artístico Nacional).
( ) No ano de 1973, foi criada a Secretaria de Assuntos Verdes, mas só veio a ser efetivada em 2000, com a criação do Sistema de Licenciamento de Atividades Poluidoras (Slap). Com isso, o governo poderia requisitar o Relatório de Sistema Ambiental (RSA) das empresas com atividades potencialmente poluidoras.
( ) A avaliação dos impactos ambientais foi alçada à esfera federal em 2001 por meio da Lei n. 6.938, a qual estabeleceu a Política Nacional do Impacto Ambiental (PNIA) e deu origem ao Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).
( ) A legislação ambiental brasileira ganhou maior ímpeto com a Constituição da Colônia Federativa do Brasil, em 1999, na qual foi dedicado um capítulo para as questões sociais.
A sequência correta é:
A. V,F,V,F.
B. F,V,F,V.
C. V,V,V,F.
D. F,F,F,F.
E. V,V,V,V.
Pergunta 8
O sistema de gestão ambiental determinado pela ISO 14001:2015 está fundamentado no modelo PDCA. Sobre o processo de implantação de um Sistema de Gestão Ambiental nas empresas, julgue as alternativas a seguir e assinale a INCORRETA.
A. É recomendado que a empresa, ao implementar um sistema de gestão ambiental, vise a benefícios óbvios e que qualquer empresa gostaria de alcançar: a economia de custos e/ou a conformidade legal em relação às leis ambientais aplicáveis.
B. Na primeira etapa do sistema de gestão ambiental, a empresa deve estabelecer a sua política ambiental.
C. Antes de definir a política ambiental, a empresa deve estabelecer o escopo do seu sistema de gestão ambiental, ou seja, quais produtos (ou serviços) e processos estão englobados nesse sistema.
D. Tornar as intenções ambientais uma realidade faz parte da execução da Política ambiental.
E. O sistema de gestão ambiental precisa ser implementado, documentado e mantido, além de ter de melhorar continuamente ao longo do tempo, de forma a demonstrar conformidade em relação aos requisitos de todas as partes interessadas envolvidas.
Pergunta 9
Para entender a história e a evolução das questões ambientais ao longo do tempo é preciso entender os conceitos que surgiram ou foram desenvolvidos relacionados à gestão ambiental. Entender os conceitos e suas definições é essencial. Nesse sentido, analise as alternativas a seguir e marque a que corresponde ao conceito de Melhoria contínua.
A. São os recursos que, depois de serem usados pelo ser humano, podem ser recolocados na natureza. Exemplos: árvores, vegetais, entre outros.
B. É qualquer resíduo que tenha propriedades físicas, químicas ou infectocontagiosas que possam trazer riscos à saúde pública ou ao meio ambiente.
C. É a descarga de qualquer tipo de substância no ar. Como exemplos de emissões atmosféricas que podem ser prejudiciais ao meio ambiente, temos: fumaça, vapores e outros.
D. É o desenvolvimento que atende às necessidades do presente, porém, sem comprometer o atendimento às necessidades das futuras gerações.
E. É o processo contínuo para aperfeiçoar o sistema de gestão ambiental com a finalidade de atingir o desempenho ambiental satisfatório, de acordo com a política ambiental estabelecida.
Pergunta 10
Como consequência do levantamento dos aspectos ambientais, apróxima etapa é a empresa identificar os impactos ambientais associados aos seus aspectos. Para essa etapa, também não existe uma metodologia única que a empresa deve seguir, devendo escolher aquela que melhor se ajustar às suas necessidades. Mas, independentemente da escolha, essa metodologia deve ser capaz de reconhecer alguns itens, EXCETO:
A. Impactos ambientais benéficos.
B. Partes do meio ambiente que podem ser impactadas pelas atividades da empresa (exemplos: ar, água, solo).
C. Natureza das alterações ambientais (considerando tempo, período que o impacto ocorre e intensidade).
D. Impactos ambientais adversos.
E. Características do lucro da empresa que podem influenciar os impactos ambientais.

Continue navegando