Buscar

QUESTÕES DE CONCURSO - PRINCIPIOS ARQ 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

QUESTÕES DE CONCURSO – PRINCIPIOS ARQUIVISTICOS
1-(CESPE – 2016) Considerando-se o princípio da territorialidade, os documentos de arquivo da UnB devem ser organizados de maneira temática ou por assunto. 
CERTO
ERRADO
2-(CESPE -2006) A preocupação do homem com arquivos vem desde o momento em que ele passou a registrar em um suporte material as informações resultantes de suas atividades. A arquivística ganha importância e consistência a partir, principalmente, da 2ª Guerra Mundial, com a chamada explosão da informação. Os princípios arquivísticos estão na base da teoria arquivística e constituem marco principal da diferença entre a arquivística e as outras ciências documentárias. Acerca dos princípios arquivísticos, julgue os itens subsequentes. O princípio da cumulatividade estabelece que o arquivo é uma sedimentação, progressiva, natural e orgânica. 
CERTO
ERRADO
3- (FEPESE, 2014 / MPE-SC) Na teoria arquivística, um dos princípios fundamentais é o da proveniência ou princípio do respect des fonds, elaborado em 1841 pelo arquivista e historiador francês Natalys de Wally. Sobre o princípio da proveniência e o fundo de arquivo, identifique abaixo a alternativa correta: 
A) Fundo de arquivo é o conjunto de documentos criados e/ou acumulados e utilizados por uma pessoa física ou moral ou por uma família no exercício de suas atividades ou das suas funções.
B) De acordo com o princípio da proveniência, os arquivos de uma mesma proveniência não devem ser misturados com outros de outra proveniência e devem ser conservados sem considerar a sua ordem primitiva.
C) A aplicação do princípio da proveniência e do fundo de arquivo maximiza o processo de gestão de documentos e favorece a recuperação da informação, pois leva o profissional arquivista a considerar documentos à peça em vez de conjuntos documentais.
D) O princípio da proveniência se relaciona ao princípio da territorialidade. Este último estipula que os arquivos deveriam ser conservados nos serviços de arquivo do território em que foram produzidos. Esse território pode ser um país, uma região administrativa ou até uma instituição.
4-(CESPE - 2017 )Acerca de princípios e conceitos arquivísticos, julgue o item que se segue. O agrupamento dos documentos pela proveniência evita que eles sejam agrupados tematicamente. 
CERTO
ERRADO
5 -(FGV-2015) A aplicação do princípio da proveniência tem como resultado e elimina, respectivamente: 
A) o ciclo vital dos documentos; possibilidade de perda dos documentos;
B) a gestão de documentos; possibilidade de dispersão dos documentos;
C) o fundo de arquivo; possibilidade de destruição dos documentos;
D) o ciclo vital dos documentos; possibilidade de destruição dos documentos;
E) o fundo de arquivo; possibilidade de dispersão dos documentos.

Outros materiais