Buscar

Ações de vigilância e prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis NOTA 90

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1 Correto Atingiu 10.00 de 10.00 ponto(s)
Atualmente as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são consideradas um sério problema de saúde pública, sendo a causa de 72,6% das mortes no Brasil em 2013. Dessa forma, é CORRETO afirmar que as DCNT são:
Doenças agravadas com o decorrer do tempo.
Sua resposta está correta.Feedback:  São doenças crônicas que, se não tratadas ou se não houver uma modificação do estilo de vida (hábitos alimentares, atividade física, consumo de álcool e drogas), tendem ao agravamento, podendo levar inclusive à morte.
Questão 2 Correto Atingiu 10.00 de 10.00 ponto(s)
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são resultado de diversos fatores como inatividade física e alimentação não saudável. Atualmente, elas são consideradas um sério problema de saúde pública, apresentando-se como um novo desafio para os gestores de saúde. Sobre isso, considerando o perfil epidemiológico dessas doenças, é CORRETO afirmar que:
O declínio dessas doenças é justificado pelo maior acesso à Atenção Básica e campanhas de redução do tabagismo.
Sua resposta está correta. Feedback: O declínio das DCNT ocorreu principalmente pela implementação de políticas públicas voltadas para prevenção de DCNT, maior acesso a atenção básica e campanhas de redução do tabagismo e outros agravos. Entre os resultados encontrados para o ano de 2015, destacam-se o declínio do percentual de fumantes atuais e de fumantes passivos no domicílio, e redução do consumo regular de refrigerantes; aumento do consumo de frutas e hortaliças e da prática de atividade física no tempo livre; aumento da cobertura de mamografia; aumento da prevalência de sobrepeso e obesidade e aumento do número de pessoas com diagnóstico médico de diabetes.
Questão 3 Correto Atingiu 10.00 de 10.00 ponto(s)
As doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são doenças multifatoriais que podem se desenvolver no decorrer da vida e se caracterizam por apresentarem longa duração. Podem ser doenças cardiovasculares, respiratórias crônicas, cânceres, entre outras. Sobre as DCNT no Brasil, podemos afirmar:
As taxas de mortalidade por doenças cardiovasculares reduziram ao longo do tempo, porém houve um aumento daquelas causadas por diabetes.
Sua resposta está correta. Feedback:  Observou-se redução de 20% entre 1996 e 2007 na taxa de mortalidade padronizada, principalmente em relação às doenças do aparelho circulatório e respiratórias crônicas. Entretanto, as taxas de mortalidade por diabetes e câncer aumentaram no mesmo período.
Questão 4 Correto Atingiu 10.00 de 10.00 ponto(s)
A Vigilância em Saúde pode ser caracterizada como um processo contínuo e sistemático de coleta, consolidação, análise e disseminação de dados sobre eventos relacionados à saúde. Sobre a Vigilância em Saúde nas doenças crônicas não transmissíveis (DCNT), podemos afirmar que:
Os indicadores utilizados na vigilância das DCNT verificam a magnitude de fatores de risco/proteção, morbi e mortalidade.
Sua resposta está correta. Feedback: O Ministério da Saúde (MS), no âmbito da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS), tem um sistema de vigilância específico para as DCNT, de modo a construir indicadores para se verificar a magnitude de fatores de risco/proteção, morbidade e mortalidade, além de acompanhar as tendências ao longo do tempo. Assim, os resultados dessa análise do sistema de informação são úteis para definição de prioridade, metas e ações de saúde no campo das DCNT.
Questão 5 Correto Atingiu 10.00 de 10.00 ponto(s)
Diabetes mellitus (DM) não é uma única doença, mas um grupo heterogêneo de distúrbios metabólicos que apresenta em comum a hiperglicemia como resultado de defeitos na ação da insulina, na sua secreção ou em ambas. Sobre o DM, podemos dizer ainda que:
Possui números crescentes especialmente nos continentes da Ásia, África e Oceania.
Sua resposta está correta. Feedback: Estima-se um crescimento no número de portadores de diabetes mellitus em todo o mundo, com destaque maior para o continente Asiático, com crescimento de 180%; África, 160%; e Oceania, com 130% de crescimento de 2000 a 2030.
Questão 6 Correto Atingiu 10.00 de 10.00 ponto(s)
As pesquisas/inquéritos populacionais sobre as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) são importantes instrumentos para monitorar as metas e nortear os programas para controle dessas doenças. Com relação a essas pesquisas, podemos dizer que:
A PENSE (Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar) busca atualizar os dados de prevalência e distribuição dos fatores de risco e proteção à saúde de todos os adolescentes.
Sua resposta está correta. Feedback:  A PENSE é uma ferramenta de vigilância dos comportamentos adotados na adolescência. Visa fortalecer os sistemas de informação em saúde e produzir análise de situação de saúde de DCNT, e seus fatores de risco são fatores primordiais para Vigilância na população adolescente.
Questão 7 Correto Atingiu 10.00 de 10.00 ponto(s)
O monitoramento das metas do Plano Global de Enfrentamento às DCNT deve contribuir à reorientação dos serviços de saúde, da atenção primária e do processo de trabalho, priorizando ações. Por meio da análise do gráfico abaixo, podemos concluir que: 
Houve significativa redução da mortalidade por DCNT a partir do ano de 2000.
Sua resposta está correta. Feedback: A realidade brasileira registrou, em 2011, 68,3% do total de óbitos, destacando-se as doenças cardiovasculares (30,4%), as neoplasias (16,4%), as doenças respiratórias (6%) e o diabetes (5,3%). De forma geral, a mortalidade por DCNT reduziu, significando 2,5% de redução por ano no período de dez anos.
Questão 8 Correto Atingiu 10.00 de 10.00 ponto(s)
Considerando a Promoção da Saúde e a Vigilância de Doenças e Agravos Não Transmissíveis (DANT), pode-se afirmar que:
Intervenções de Promoção da Saúde são capazes de atuar na intervenção de fatores de risco e protetores de DANT.
Sua resposta está correta. Feedback: A Vigilância de DANT tem como estratégia a abordagem integrada de fatores de risco e protetores, com o objetivo de prevenir as DANT. Desse modo, intervenções de prevenção e de promoção de saúde como alimentação saudável, prática de atividade física, prevenção de violência e de tabagismo são consideradas estratégias de prevenção das DANT.
Questão 9 Incorreto Atingiu 0.00 de 10.00 ponto(s)
A inclusão do tema de atividade física como prioridade na Política Nacional de Promoção da Saúde passa pela compreensão de que a inatividade física é um dos principais fatores de risco para a mortalidade mundial. Sobre o Programa Academia da Saúde, é CORRETO que:
 Pode ser realizado em todos os espaços públicos desde que estejam dentro da comunidade atendida pela unidade de saúde.
Sua resposta está incorreta. Feedback:  Opera em espaços públicos construídos com estrutura arquitetônica padronizada. Os polos são espaços físicos dotados de equipamentos, estrutura e profissionais qualificados, com o objetivo de contribuir para a promoção da saúde e produção do cuidado e de modos de vida saudáveis da população.
Questão 10 Correto Atingiu 10.00 de 10.00 ponto(s)
O Programa Saúde na Escola (PSE) foi instituído em 2007 pelo Decreto Presidencial nº 6.286, visando à integração e articulação permanente da educação e da saúde, proporcionando melhoria da qualidade de vida da população brasileira. Sobre o Programa de Saúde na Escola, podemos dizer que:
Pode ser realizado no âmbito das escolas e/ou das unidades básicas de saúde.
Sua resposta está correta. Feedback:  O programa pode ser realizado no espaço das escolas e/ou das unidades básicas de saúde. Uma de suas diretrizes enfoca a articular as ações do Sistema Único de Saúde (SUS) às ações das redes de educação pública, de forma a ampliar o alcance e o impacto de suas ações relativas aos educandos e suas famílias, otimizando, ainda, a utilização dos espaços, equipamentos e recursos disponíveis nas escolas e unidades básicas de saúde.

Continue navegando