Buscar

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

PRAZO: 03 de outubro até às 23:59h. 
Atividades fora do prazo: serão desconsideradas. 
A AV1 contemplará os temas abordados na disciplina até a sua realização e será assim composta: - Prova individual com valor total de 7 (sete) pontos e - 3 Atividades acadêmicas avaliativas com valor total de 3 (três) pontos.
1ª Atividade Acadêmica Avaliativa (valor: até 1.0 ponto).
Em notícia publicada no final de 2016 verificou-se que o Brasil foi o primeiro país condenado pela Corte Interamericana de Direitos Humanos por não ter prevenido a prática de trabalho escravo moderno. Como consequência: "O Estado brasileiro tem um ano para indenizar cada uma das 128 vítimas resgatadas durante fiscalizações do Ministério Público do Trabalho na Fazenda Brasil Verde, no sul do Pará, nos anos de 1997 e 2000. Somente nessa fazenda, mais de 300 trabalhadores foram resgatados, entre 1989 e 2002". (https://agenciabrasil.ebc.com.br/direitoshumanos/noticia/2016-12/corte-interamericana-de-direitos-humanos-condena-brasil-por).
Pesquisar em jornais, revistas ou sites, que componham os meios de comunicação social de grande circulação, uma reportagem que evidencie medidas tomadas pelo poder público no combate ao trabalho escravo no Brasil. Após, elaborar um resumo da reportagem abordando o tema. 
2ª Atividade Acadêmica Avaliativa (valor: até 2.0 pontos).
Leia o trecho da reportagem: “Por que Brasil é o sétimo país mais desigual do mundo” escrito por Bárbara Forte, publicado em 20/02/2020 no site ECOA. (Disponível em: https://www.uol.com.br/ecoa/ultimas-noticias/2020/02/20/por-que-brasil-e-o-setimo-pais-mais-desigual-do-mundo.htm. Acesso em: 28 jan. 2021).
“Entre 2014 e 2018, a renda dos 5% mais pobres no Brasil caiu 39%. Nesse mesmo período, o país registrou um aumento de 67% na população que vive na extrema pobreza, segundo o levantamento. De acordo com José Antônio Moroni, dirigente do Inesc (Instituto de Estudos Socioeconômicos), o Bolsa Família dá um patamar mínimo para as famílias em vulnerabilidade social poderem acessar direitos como educação e saúde. Seu fim, portanto, seria perigoso. "O ciclo de pobreza é uma coisa hereditária no Brasil. O avô foi extremamente pobre, a filha é e o neto vai ser. Sem programas como esse, jamais haverá o rompimento do ciclo", explica.
Desigualdade enraizada. Essa história faz do Brasil o sétimo país mais desigual do mundo, segundo o último relatório divulgado pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), ficando atrás apenas de nações do continente africano, como África do Sul, Namíbia, Zâmbia, República Centro-Africana, Lesoto e Moçambique. O levantamento tem como base o coeficiente Gini, que mede desigualdade e distribuição de renda.
O documento, divulgado no fim de 2019, destaca ainda que apenas o Catar tem maior concentração de renda entre o 1% mais rico da população do que o Brasil. "A parcela dos 10% mais ricos do Brasil concentra 41,9% da renda total do país, e a parcela do 1% mais rico concentra 28,3% da renda", diz o texto. No Catar, a parcela do 1% mais rico concentra 29% da renda do país.
A desigualdade mostrada pelo relatório pode ser explicada por uma série de fatores, segundo Katia Maia, diretora executiva da Oxfam Brasil. Três deles, contudo, são determinantes para que o país permaneça numa posição negativa nos próximos anos: o racismo, a questão de gênero e a tributação de impostos. 
1. Como podemos definir políticas públicas que estimulem a educação em direitos humanos, a fim de elevar a sociedade brasileira aos mais altos padrões de sua promoção e proteção perante a comunidade internacional?
2. Pesquisar em jornais, revistas ou sites, que componham os meios de comunicação social de grande circulação, uma reportagem atual, publicada no máximo há 6 meses, contados da realização dessa aula, que evidencie políticas públicas que traduzam os objetivos fundamentais da República brasileira

Mais conteúdos dessa disciplina