Buscar

RESPOSTA ESTUDO DE CASO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A - Sendo conceituado o corpo como um conjunto da estrutura óssea e muscular que comporta o organismo humano, juntamente com todas as outras funções vitais que o corpo humano desempenha, o corpo é responsável também por manter a vida humana.
Corporeidade por sua vez é frequentemente usado no campo da educação física como referência à percepção do corpo e aos movimentos que uma pessoa pode fazer para dotá-la de expressão, sendo essas capacidades o que diferenciam o ser humano do resto das espécies.
	Sob a ótica das diversas religiões estes conceitos são considerados os principais alvos, pois são eles corpo e a expressão corporal quem devem ser vigiados, onde valores, atitudes e condutas são colocadas para que os indivíduos sigam, como por exemplo o modo de falar, de se vestir, as práticas corporais são estas ações que muitas vezes divergem com o que é ensinado / pregado.
	O corpo sempre foi considerado como parte mundana do ser humano, que é parte central do processo educativo de fiéis de várias instituições religiosas, algumas destas possuem, inclusive regimentos internos com partes dedicadas as regras que devem ser aplicadas ao corpo. 
B – A maioria dos seres humanos busca associar e viver de acordo com certos valores, princípios e objetivos e é através da religião e do esporte que grande parte das vezes ele os encontra. O esporte e a religião são dois fenômenos sócio-culturais sempre presentes na história do homem e é no contexto da educação física que eles se encontram especialmente dentro da escola.
	A religião sempre exerceu forte influência nas escolas, várias religiões proíbem que que seus membros pratiquem atividades físicas, onde toda e qualquer prática corporal será medida pelo conhecimento produzido no âmbito da religiosidade, que entendem a atividade física como algo que valoriza demais o corpo, em oposição a espiritualidade tanto nos conteúdos escolares ou extraescolares.
Hoje em dia podemos observar que várias entidades religiosas passaram a se posicionar favoráveis ao esporte e a atividade física em seus ambientes e programações, fazendo o uso da prática esportiva, para através da mesma transmitirem valores que são comuns aos valores que acreditam e, assim, criarem relacionamentos entre os membros das entidades religiosas e os praticantes esportivos difundindo suas crenças aos que ainda não são adeptos.
C – Muitas religiões abriram seus espaços para atividades esportivas, de lazer e recreação, desta forma o esporte tem sido uma estratégia e apoio aos que preferem algum tipo de fé dento de qualquer instituição religiosa. 
Destaco o trabalho apresenta pela Igreja Batista do Bacacheri (IBB), localizada no Bairro Bacacheri em Curitiba, que através do Ministério de Adoração e Artes, realiza um trabalho de dança alcançando várias faixas etárias através dos mais variados grupos de performance. Soul Seekers é o nome dado para o grupo de dança dentro do ministério, o grupo atua em algumas linhas de dança sendo elas Hip-Hop, danças Urbanas e também o Zazz contemporâneo. O grupo participa ativamente na produção de grandes espetáculos promovidos pelo ministério, em festivais e com participações nos cultos da Igreja.
Com o objetivo de buscar através das mais diversas manifestações artísticas uma mensagem de amor e salvação em DEUS, estimulando o crescimento e a excelência de cada artista e desenvolver um sentimento de participação cooperativa de cada integrante do ministério, levando a salvação de Cristo e o amor do Pai através da dança para fora das paredes da Igreja em suas apresentações. Como resultado o grupo destaca a grande procura e participação dos membros da igreja e também de pessoas que vão visitar os cultos em um primeiro momento e acabam se interessando e procurando o contato e informações para participar, desta maneira a Igreja abre as portas para que estas pessoas possam se tornarem membros através destas atividades.

Continue navegando