Buscar

A1 Projeto de Interiores residenciais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

A1 Projeto de Interiores residenciais
completo, que inclua a execução da obra, sua produção e avaliação pós-ocupação.
As etapas de projeto de design são as seguintes:
1) Briefing: Entrevista a partir da qual o designer define o perfil do cliente e busca analisar e investigar objetivos, desejos e necessidades. Sugere-se que o tom da conversa seja informal, que se evite a linguagem técnica e não transpasse a rigidez de um questionário, fazendo com que o cliente se sinta mais confortável ao se abrir.
2) Levantamento Métrico: Todo o registro do levantamento métrico deve ser feito de modo sistemático e deve deter todas as informações necessárias para o planejamento espacial do projeto. Primeiro, demarque as dimensões gerais, angulações e pés-direitos. Em seguida, marque a locação das instalações elétricas, hidráulicas e ainda quaisquer outras instalações, como de gás e ar-condicionado. Logo, insira as informações sobre profundidade, altura, largura de elementos como sancas, frisos e nichos de gesso, de peitoris, esquadrias e caixilhos de janelas. Meça todos os mobiliários fixos e equipamentos que serão permanentes e possuem aberturas que podem comprometer a circulação. Analise a orientação solar, a qualidade da iluminação e a incidência de ventos no ambiente. Aponte suas observações sobre aspectos não mensuráveis também. 
3) Estudo Preliminar: O estudo preliminar é o processo de desenvolvimento das primeiras ideias. Nessa etapa, o designer desenvolve soluções, estuda volumentrais, circulações e define a ideia que mais atinge os objetivos para apresentar ao cliente. Essa fase do projeto se encerra com a apresentação do projeto por perspectivas digitais ou manuais ou também por desenhos técnicos humanizados como elevações.
4) Anteprojeto: Nele se determina tudo o que você quer baseado no estudo preliminar aprovado, porém com alguns detalhes superficiais para chegar a aprovação. Essa fase de projeto é a diretriz para o projeto definitivo, nela se entrega o layout definido e cotado, planta a demolir e construir com as intervenções, algumas vistas e cortes cotados, além de perspectivas.
5) Projeto executivo: Essa etapa é bem técnica e nela já deve estar tudo definido e validado pelo cliente. Nela consta todas as informações técnicas necessárias do projeto e de seus elementos, e são entregues:
· Planta baixa cotada.
· Planta com layout cotado e com tabela de especificação de mobiliário.
· Planta a demolir e construir.
· Planta de iluminação, forro e interruptores.
· Planta de paginação.
· Planta de pontos elétricos, eixo hidráulico, ar condicionado e demais itens complementares.
· Vistas de todos os ambientes com suas especificações e cotas.
· Cortes dos ambientes para a compreensão dos níveis de forros e piso.
· Detalhamentos de gesso, marcenaria, bancadas, rodapés, portas, painéis e demais itens necessários para compreensão do projeto.
· Especificação técnica dos materiais.
· Memorial descritivo.
· Imagens dos ambientes.

Continue navegando