Buscar

HISTÓRIA DA ARTE DA PINTURA RUPESTRE AO PÓS-MODERNISMO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

HISTÓRIA DA ARTE: DA PINTURA RUPESTRE AO PÓS-MODERNISMO
Questão 1
Dentre as expressões da arte pós-moderna, a performance manifesta-se como uma das mais contundentes e imprevisíveis, na qual a interação com o espaço e o expectador é parte da obra de arte. É um nome expressivo desse movimento:
a) Marina Abramovic.
b) Andy Warhol.
c) Joseph Kosuth.
d) Mark Rothko.
e) Jackson Pollock.
Questão 2
Com base nas afirmações de Hauser (2010), de que maneira os seres humanos do Período Paleolítico entendiam a relação entre a arte e a magia?
a) Hauser (2010) entende que a arte paleolítica passou a ser vinculada à magia somente no final daquele período, quando ela se tornou uma representação dos deuses como uma forma de culto às divindades.
b) Para o autor, a arte se relacionava com a magia ao representar os desejos de forças sobrenaturais que os seres humanos acreditavam reger a vida e as relações naturais. Assim, como uma forma de expressão dessas forças, a arte ditava os caminhos que os seres humanos deveriam seguir.
c) Segundo o autor, os seres humanos entendiam que a arte funcionava como uma ferramenta para acessar e controlar as forças naturais pelo intermédio de forças sobrenaturais, funcionando, assim, como uma forma de intervenção, por meio de imagens, no curso da realidade.
d) Segundo o autor, a arte e a magia só se relacionavam quando as pinturas ou estatuetas eram produzidas pelos sacerdotes e líderes religiosos de cada bando. Dessa forma, por intermédio dos sacerdotes, a arte funcionava como um canal de comunicação entre as divindades e os seres humanos.
e) Segundo o autor, a magia agia por meio da arte para determinar as ações dos seres humanos e indicar os caminhos que deveriam ser seguidos. Assim, as produções artísticas eram feitas com base em inspirações sobrenaturais.
Questão 3
Sobre a produção artística renascentista fora da Itália, é correto afirmar que:
a) não é possível identificar produção artística renascentista em outros países europeus além da Itália.
b) através da obra do francês Michelangelo, o Renascimento atingiu o Oriente Médio e o norte da África.
c) apesar de ter origem italiana, o Renascimento ficou mais conhecido devido às produções artísticas francesas, graças aos esforços de Giotto di Bondone.
d) Leonardo da Vinci, apesar de italiano, foi o responsável pelo início da produção renascentista na Península Ibérica, na
França e na Inglaterra.
e) destaca-se a produção dos irmãos belgas Van Eyck; especialmente a de Jan Van Eyck, a quem foi atribuída a descoberta da técnica de tinta a óleo.
Questão 4
Com relação às obras artísticas abstratas, que tiveram início no Neolítico, é possível afirmar que:
a) a abstração é um indício do início da intelectualização e racionalização da arte, deixando de ser apenas uma representação de um objeto real e passando a ser uma ideia de algo.
b) a arte era o reflexo do mundo para o humano do Neolítico, portanto, se as obras eram abstratas, isso significava que os indivíduos tinham dificuldade para compreender o mundo em que viviam.
c) o processo de abstração é resultado da falta de capacidade técnica dos humanos do período, que, por não entenderem a necessidade da arte, manifestavam-se de maneira pouco elaborada e realista.
d) a abstração dos produtos artísticos do Neolítico significa o fim da representação dos objetos e um rompimento em definitivo entre a arte e o real. Com isso, a arte do período tinha um sentido próprio: representaria tão somente a si mesma.
e) a abstração é um sinal de que a arte no Neolítico não possuía um sentido objetivo; portanto, não é possível estabelecer nenhum tipo de teorização sobre ela.
Questão 5
De que forma pode ser caracterizada a Tradição Nordeste da Pré-História brasileira?
a) Os principais produtos dessa tradição são pinturas rupestres, que normalmente representam figuras humanas, sozinhas ou em grupos, por vezes usando cocares. Há também a representação de animais.
b) Grandes produtores de estátuas, os povos da Tradição Nordeste são facilmente identificados pela produção de estatuetas que representam a deusa Vênus, símbolo da fertilidade feminina.
c) A Tradição Nordeste é caracterizada unicamente pela produção de cerâmicas, tendo, assim, um caráter utilitário para os grupos sociais que faziam parte dela.
d) A Tradição Nordeste pode ser caracterizada pela produção de trabalhos manuais com pedras que tinham uma finalidade prática, como a feitura de armas e utensílios para o corte.
e) A principal característica da Tradição Nordeste é a produção de pictogramas em pequenas esculturas destinadas ao uso doméstico e cotidiano. Essas esculturas foram encontradas, sobretudo, na região do atual estado de Pernambuco.
Questão 6
Por que é possível afirmar que a arte tinha um poder político no Antigo Egito?
a) Porque a arte servia para o interesse das pessoas mais poderosas da sociedade egípcia, que a utilizavam como uma forma de evocação de um sagrado que legitimava a configuração social e de poder daquela sociedade.
b) Porque as pirâmides são consideradas obras de arte arquitetônicas, e quanto maior a pirâmide, maior era o poder do faraó. Assim, a arte possuía um poder político apenas no caso da expressividade do poder dos faraós.
c) Porque as obras de arte eram sinais de riqueza, e quanto maior o acervo de obras de arte de uma pessoa, maior era seu poder dentro da sociedade. A arte, portanto, funcionava como uma forma de distinção social.
d) Porque a arte egípcia funcionava como uma forma de legitimação das vontades dos escravos e servos, os responsáveis pelas obras artísticas. Eles encontravam na arte uma forma de subverter o poder dos nobres e dos faraós.
e) Porque a arte egípcia era produzida apenas pelos nobres e sacerdotes. Portanto, a produção artística se restringia à camada mais alta do Antigo Egito, isto é, aqueles que detinham poder político dentro da sociedade.
Questão 7
Sobre a produção artística bizantina, é correto afirmar que:
a) ela é marcada pela arquitetura monumental, justamente por este ser o único produto artístico desse estilo, ao contrário do estilo gótico, que também tinha produções de pinturas e estátuas.
b) ela se destaca na arquitetura, mas também tem importantes produções em mosaicos e pinturas em painéis de madeira, sendo marcada pelo caráter suntuoso e hierárquico na composição das cenas envolvendo personagens humanos.
c) ela é caracterizada pela produção de pinturas que transmitiam movimento e que utilizavam cores vivas e meios-tons. Nesse estilo artístico, a temática religiosa é inexistente.
d) ela é marcada pela produção de mosaicos decorativos e de pinturas sacras e, ao contrário dos outros estilos medievais, ela não se manifestou na arquitetura.
e) apesar das produções com temáticas religiosas, ela se caracteriza pela difusão de temas pagãos devido ao local em que surgiu e se difundiu, isto é, o Império Bizantino, fortemente marcado pela presença da herança cultural grega.
Questão 8
Sobre a temática explorada pelas obras do pintor holandês Vincent van Gogh, assinale a alternativa correta.
a) Envolvia o universo inconsciente e os elementos oníricos, com a representação de "reais" improváveis ou impossíveis.
b) Era variada, indo desde a representação de questões sociais até paisagens e elementos do cotidiano.
c) Era relacionada à busca pela representação da agitação, da velocidade e da tecnologia ligadas à modernidade industrial.
d) Resumia-se somente à representação de paisagens pintadas ao ar livre em diferentes horas do dia para explorar diferentes nuances da luz natural.
e) Não se pode afirmar que sua pintura tenha explorado uma temática específica, uma vez que van Gogh se concentrou nas formas puras e abstratas.
Questão 9
Sobre a arte egípcia, é possível afirmar que:
a) diferentemente da arte do Neolítico, ela era caracterizada pela dimensão mágica das pinturas.
b) ela só pode ser considerada arte por conta de sua arquitetura grandiosa; afinal, os egípcios não tiveram outra manifestação artística.
c) ela tinha um forte sentido religioso,bastante manifestado nas pinturas internas e externas dos templos, palácios e pirâmides.
d) distanciando-se da arte grega, os egípcios tinham profissionais específicos que se dedicavam à arte e tinham um grande prestígio social.
e) com um aspecto dualista, ela era considerada animista por entender que todas as coisas tinham vida.
Questão 10
Um dos eventos políticos que pode ser considerado favorável à expansão do Romantismo na França foi a:
a) disseminação dos ideais do Iluminismo.
b) queda de Napoleão Bonaparte.
c) ascensão de Napoleão Bonaparte ao poder.
d) queda do absolutismo.
e) eclosão da Revolução Francesa.
Questão 11
Com relação à diferença entre a arte clássica greco-romana e a arte medieval, pode-se afirmar que:
a) apesar de apresentar a temática religiosa, que também orientava produções artísticas clássicas, a arte medieval buscava traduzir a vida cotidiana e a realidade objetiva desse período histórico.
b) a arte medieval caracteriza-se pela pluralidade de obras artísticas, como iluminuras, arquitetura e estátuas, enquanto a arte clássica restringia-se à produção de quadros, chamados de ícones, com temáticas religiosas.
c) a diferença entre as duas artes concentra-se no principal produto artístico de cada época. Enquanto o período clássico greco-romano é caracterizado pela produção de pinturas, o medieval destaca-se pela produção estatuária.
d) enquanto a arte clássica era permeada por temas religiosos, a arte medieval era individualista e buscava a perfeição estética, sobretudo na produção de estátuas.
e) ao contrário da arte greco-romana, que buscava a idealização estética, a arte medieval era carregada de temas religiosos e funcionava como difusor da fé cristã.
Questão 12
Com relação às formas de produções artísticas ligadas ao Renascimento e surgidas fora da Itália, pode-se destacar:
a) o desenvolvimento da técnica de escultura conhecida como sfumato por Michelangelo.
b) a inovação no estilo, técnica e temática da arte estatuária francesa, tendo como grandes expoentes os irmãos Van Eyck.
c) a produção de gravuras no século XV pelo pintor Albrecht Dürer, considerado o maior impressor de seu tempo.
d) a inovação técnica de Leonardo da Vinci, que desenvolveu a Lei da frontalidade e a técnica de sfumato nas pinturas da Capela Sistina.
e) a expressão da pintura em afrescos durante o período conhecido como trecento na Holanda, tendo Michelangelo como seu maior expoente.
* - Questão anulada.

Continue navegando