Buscar

Ad1 2021.2 educação especial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Para começar as pessoas com deficiência recebiam, desde a história antiga até a medieval principalmente dois tipos de tratamento ou eram jogadas determinantemente de lado e rejeitadas pela sociedade ou recebiam proteção piedoso. 
Podemos verificar que em Roma, nos tempos antigos, já era possível sacrificar um ser humano cujo nascimento não se deu a contento da família, toda e qualquer circunstância que levasse a crer que eram pessoas defeituosas servia de maxima para o sinistro. 
Da mesma forma, em outras sociedades, se via a mesma coisa, em alguns lugares, tal como em Esparta, as crianças eram jogadas ao mar e até mesmo em precipícios. Aristóteles decide que tratar "igualmente os desiguais" não era uma forma de se fazer justiça, e na sociedade grega viam-se crianças sendo amparadas. 
É um erro lógico dizer que não havia ser humano com algum tipo de limitação, fosse ela física, cognitiva ou de suas capacidades sensoriais, durante toda a História. 
Como afirma Silva (1987): “anomalias físicas ou mentais, deformações congênitas, amputações traumáticas, doenças graves e de conseqüências incapacitantes, sejam elas de natureza transitória ou permanente, são tão antigas quanto a própria humanidade” (Silva, 1987, p. 21).
Portanto, fica claro que o que sempre existiu uma hora precisa ser visto e esclarecido, esses olhares negativos vao deixar de recair sobre as pessoas com deficiências muito mais tarde do que gostaríamos, na verdade, será que já está concretizado? Será que existe mesmo essa imparcialidade ideial enquanto essas pessoas? Não é possível afirmar. 
Contudo, houve substancial mudança no quadro de tratamento das pessoas com deficiência, bem como das pessoas em geral, a partir do século XX, e as práticas medievais foram abandonadas com toda certeza. No caso específico das pessoas que sofrem de alguma deficiência atenção se voltou um pouco mas para as crianças devido ao desenvolvimento de especialidades na área médica e também mais tarde na área educadora. A mudança substancial no olhar também do ser humano em direção a esses indivíduos É com certeza a melhor alavanca em direção ao mundo que esteja verdadeiramente concatenado as multiplicidades que encontramos no dia a dia.
Nos dias atuais, há uma certa tendência a concretização da integralização dessas pessoas na sociedade, isso deve ocorrer ao passo em que a sociedade se desenvolve, portanto seria possível afirmar que estamos até mesmo um pouco atrasados no que tange os relacionamentos entre pessoas comuns e pessoas com deficiência. 
.

Continue navegando