Buscar

AV3 - História da Comunicação, Legislação e Ética da Comunicação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Avaliação Final (Objetiva) - Individual Semipresencial (Cod.:688176)
Disciplina: História da Comunicação, Legislação e Ética da Comunicação (19243)
Peso: 3,00
1 -O princípio III do Código de Ética dos Relações Públicas contempla que o profissional de relações públicas, em seu trabalho individual ou em equipe, procurará desenvolver o sentido de sua responsabilidade profissional, através do aperfeiçoamento de seus conhecimentos e procedimentos éticos, pela melhoria constante de sua competência científica e técnica e no efetivo compromisso com a sociedade brasileira. Com base no exposto, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) Este princípio não está de acordo com a noção de deontologia, já que toda deontologia parte de princípios imutáveis.
( ) Este princípio reverbera a noção no juspositivismo que vê um aperfeiçoamento progressivo do homem.
( ) Este princípio pressupõe que todo procedimento ético existente é insuficiente.
( ) Este princípio não é um procedimento ético por si mesmo, já que não trata de valores morais.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
FONTE: https://www.conrerp6.org.br/relacoes-publicas/. Acesso em: 18 fev. 2020.
A ) F - F - F - V.
B ) V - V - V - F.
C ) F - V - V - F.
D ) V - F - F - V.
2 - Os avanços tecnológicos ligados à comunicação social, da arte rupestre ao teatro grego, do jornal à internet, sempre proporcionaram um aumento do poder da comunicação humana. Nota-se que a comunicação desempenha papel fundamental na ordem social, e as tecnologias e técnicas que a ela se aplicam ampliam esse desempenho. É por isso que uma história dos meios de comunicação anda junta a uma história dos grandes acontecimentos da humanidade. Sobre a história da comunicação, classifique V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:
( ) O jornal possui característica temporal de duas ordens: o tempo que um jornal de edição antiga circulava depois da nova edição; e o tempo entre uma edição e outra. Assim, o jornal mantinha em circulação notícias de edições passadas e circulava com novas notícias a cada nova edição.
( ) O poder dos jornais está desde o seu apogeu, durante o século XIX, sobretudo na divulgação de notícias, sendo considerada a primeira mídia de massa.
( ) Com a televisão, aquilo que dava ao teatro seu impacto e importância era transportado por ondas de radiofrequência que atingiam os mais distantes moradores, conferindo-lhe a capacidade tão importante dos jornais. A televisão foi, sem sombra de dúvida, a grande revolução tecnológica da comunicação no século XX.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:
A ) V - V - F.
B ) F - F - F.
C ) V - V - V.
D ) F - F - V.
3 - Se deontologia é a ciência do conhecimento daquilo que é conveniente, então só pode normatizar qualquer ação humana aceitando como valor absoluto as conveniências sociais. Ora, esse valor absoluto das conveniências sociais não é outra coisa que o domínio das ações que não cai sob o império da legislação pública. Considerando o texto exposto, assinale a alternativa CORRETA:
A ) A legitimação das normas de uma deontologia estão na opinião pública.
B ) Toda norma de deontologia está dentro de qualquer legislação pública.
C ) A deontologia ao normatizar as ações humanas rompe com as conveniências sociais.
D ) Nenhuma ação humana é passível de ser normatizada por uma deontologia que se subordina à opinião pública.
4 - A diferença do direito natural jusnaturalistas para o direito natural medieval é que este estabelecia a subordinação da lei natural à lei divina, enquanto aquele rompe com esta subordinação. Mantém-se, então, a noção de que o direito deva estar subordinado a certos princípios morais advindos da lei natural. Nessa concepção, a universalidade da justiça tem tratamento fundamental na Modernidade. Considerando o exposto, analise as sentenças a seguir:
I- A universalidade da justiça na Modernidade é tratada como algo impossível, já que a lei natural é percebida por vários povos diferentemente.
II- A universalidade da justiça só pode ser baseada na lei natural uma vez que os todos os membros de uma sociedade aceitam essa lei sem serem forçados a aceitá-la.
III- A universalidade da justiça na Modernidade é entendida como um contrato social existente em toda e qualquer sociedade mediante a qual seus membros são todos obrigados a se submeter. 
Assinale a alternativa CORRETA:
A ) Somente a sentença I está correta.
B ) Somente a sentença II está correta.
C ) Somente a sentença III está correta.
D ) As sentenças II e III estão corretas.
5 - Direito natural é a afirmação de que existe um critério objetivo de justiça de origem transcendente, resumido na fórmula: "Deus é a medida de todas as coisas". Os modernos, por seu lado, resumem na fórmula: "O homem é a medida de todas as coisas". Sobre Direito Moderno, assinale a alternativa INCORRETA:
A ) O direito moderno passou então a ser pura expressão da vontade do governante e o positivismo jurídico substituiu as tábuas da lei.
B ) Na Modernidade, o homem "natural" vive só e a pólis só surge por sua vontade, mediante o contrato social.
C ) O jusnaturalismo, ao romper com a lei eterna dos medievais, rompe também com a ideia de uma natureza imutável do homem.
D ) O jusnaturalismo compreende a noção de que a justiça, a ordem social e a ética são produtos meramente humanos, particular e não universal, mutável e não imutável; e que não existe nada injusto ou justo fora da esfera das leis.
6 - Para que o homem pudesse deixar de ser nômade e passasse a ser sedentário, no período neolítico há
cerca de 12.000 anos, foi necessário que desenvolvesse sua capacidade comunicacional para estabelecer relações humanas mais complexas em comunidade. Podemos distinguir três tipos da linguagem humana: a linguagem pré-formal; a linguagem formal; e a linguagem informal. Sobre os tipos de linguagem, analise as sentenças a seguir:
I- A linguagem pré-formal é a dos animais, e considera-se que no início da humanidade o homem só usava arte rupestre e sons como grunhidos animais para se comunicar. Era uma comunicação propriamente animal e não humana (ainda).
II- A linguagem informal é uma degeneração da linguagem formal, de onde a informalidade é um desleixo com a formalidade da linguagem, valendo-se tanto da pré-formal quanto da formal num composto das duas.
III- E a linguagem informal é a linguagem articulada e gramatical.
Assinale a alternativa CORRETA:
A ) As sentenças I e II estão corretas.
B ) Somente a sentença III está correta.
C ) As sentenças I e III estão corretas.
D ) As sentenças II e III estão corretas.
7 - O código de autorregulamentação publicitária foi aprovado em 1978 no 3º Congresso Brasileiro de Propaganda. O órgão responsável chama-se CONAR - Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária. O principal objetivo deste Código é a regulamentação das normas éticas aplicáveis à publicidade e propaganda, entendidas como atividades destinadas a estimular o consumo de bens e serviços, bem como promover instituições, conceitos ou ideias. Sobre o ordenamento jurídico brasileiro, analise as sentenças a seguir:
I- O CONAR insere-se dentro da lógica da ética clássica e não da deontologia, já que versa sobre normas éticas e não normas morais.
II- O CONAR é uma deontologia do tipo dura, já que como norma ética está dentro do império da lei.
III- O CONAR, que versa sobre normas éticas, pode, por isso, ser considerado uma deontologia mole.
Assinale a alternativa CORRETA:
A ) Somente a sentença II está correta.
B ) Somente a sentença I está correta.
C ) As sentenças I e II estão corretas.
D ) As sentenças I e III estão corretas.
8 - A Constituição Brasileira é a norma superior e fundamento de validade de todas as demais normas do sistema. Nenhuma norma jurídica brasileira pode se opor à Constituição, sendo esta superior a todas as demais normas existentes. No ordenamento jurídico brasileiro, existem as chamadas cláusulas pétreas. Sobre elas, assinale a alternativa CORRETA:
A ) São aquelas cláusulas onde ficam estabelecidos os princípiosjurídicos que menos importância têm para a sociedade brasileira.
B ) São consideradas as cláusulas que estabelecem normas fixas e impossíveis de serem alteradas.
C ) As cláusulas pétreas dizem respeito somente à igualdade de todos perante a lei.
D ) São as únicas cláusulas que podem ser alteradas na constituição.
9 - A comunicação desempenha papel fundamental na ordem social, e as tecnologias e técnicas que a ela se aplicam ampliam esse desempenho. É por isso que uma história dos meios de comunicação anda com uma história dos grandes acontecimentos da humanidade. Sobre a história da comunicação humana, assinale a alternativa INCORRETA:
A ) A origem das línguas é anterior à comunicação oral e aconteceu por volta de 10.000 a.C.
B ) Estima-se que a comunicação oral já existia entre os primeiros humanos que colonizaram a Europa por volta de 500.000 anos.
C ) A primeira forma de comunicação humana de que se tem registros é a arte rupestre por volta de 40.000 a.C.
D ) A última forma de desenvolvimento pré-histórico da comunicação humana foi a escrita por volta 3.500 a.C.
10 - As "potências da alma" em relação ao corpo são aquelas que se identificam à atividade do ser humano e dos aspectos da sua vida. Neste sentido, podemos dizer que a alma possui três potências, a saber, vegetativa, sensitiva e intelectiva. Sobre as potências da alma, assinale a alternativa CORRETA:
A ) A potência intelectiva é aquela que está ligada às necessidades corporais biológicas do homem.
B ) A potência sensitiva é aquela que está ligada à cognição da percepção sensorial.
C ) A potência vegetativa é aquela que está ligada à cognição do mundo em torno, ou seja, aos aspectos da percepção sensorial.
D ) A potência vegetativa abarca a potência sensitiva já que está hierarquicamente acima dela.

Continue navegando