Buscar

Respostas prova CMF Neuro

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1)Falsa. Justificativa: Anatomicamente, dividimos os Nervos conforme sua origem, existindo os Nervos Cranianos e nervos espinais. Em relação aos Nervos Espinais, os nervos aferente entram da medula espinhal através da raiz dorsal, enquanto os nervos eferentes saem da medula espinhal através da raiz ventral.
2)Falsa. Justificativa: A Bainha de Mielina é uma cobertura gordurosa que geralmente reveste o axônio, e ela aumenta a velocidade de transmissão de informações. Essa estrutura é produzida pelos oligodendrócitos e células de Schwann, respectivamente para o sistema nervoso central e sistema nervoso periférico. Tanto os oligodendrócitos quanto as células de Schwann são células da glia.
3)Falsa. Justificativa: Anatomicamente, a origem dos nervos que inervam o membro posterior possuem origem no plexo lombo-sacral, região de espessamento da medula espinhal, sendo que estes nervos são mistos.
4)Falsa. Justificativa: Anatomicamente, a origem dos nervos que inervam o membro anterior possuem origem na intumescência braquial, região de espessamento da medula espinhal, e os ramos aferentes (sensoriais) e ramos eferentes (motores) estão unidos, formando os nervos mistos.
5)Falsa. Justificativa: As meninges, são estruturas que tem a função de proteção do encéfalo. E são divididas em três diferentes estruturas: Dura-Máter, Aracnóide e Pia-Máter, sendo que abaixo da Aracnóide existe um espaço, denominado de espaço subaracnóide, que é preenchido pelo líquido cefalorraquidiano, que tem a função de nutrir o Sistema Nervoso Central, proteção mecânica e combater microrganismos, com as células de barreira. Vale salientar que este líquido também preenche os ventrículos encefálicos.
6)Falsa. Justificativa: Anatomicamente, dividimos os Nervos conforme sua origem, existindo os Nervos Cranianos e os Nervos Espinais. Em relação aos Nervos Cranianos, os nervos tem origem nas regiões Mesencéfalo, Diencéfalo, Telencéfalo, ponte e bulbo e são classificados em XII pares, sendo que alguns são sensoriais, outros motores e outros mistos.
7)Falsa. Justificativa: Em relações aos nervos cranianos: o nervo vago está ligado ao peristaltismo do trato gastrointestinal, e é classificado como um nervo craniano misto, já o nervo oftálmico é uma das ramificações sensoriais de nervos cranianos, que possui como função a sensibilidade da cavidade orbital e seu conteúdo. Por fim, o nervo Coclear possui como função a captação da vibração de ondas sonoras, fundamental para a audição.
8)Falsa. Justificativa: Em relação à sinapse, em um potencial de ação, o impulso nervoso se propaga em um único sentido na fibra nervosa, sendo que os dendritos sempre conduzem o impulso em direção ao corpo celular, e o axônio. Para chegar na fenda pós-sináptica, haverá rompimento da vesícula sináptica por meio do cálcio na célula pré-sináptica.
9) Falsa. Justificativa: Os neurotransmissores, são substâncias de natureza química variada. Eles atingem os receptores da membrana pós-sináptica ou da membrana da célula efetora despolarizando-a e alterando a permeabilidade aos diferentes íons. Com isto ocorre a passagem do impulso entre as fibras nervosas ou entre estas e as células efetoras. Os neurotransmissores que transmitem o impulso são excitatórios e os que inibem a transmissão do impulso nervoso para a célula pós-sináptica são inibitórios.
10)Falsa. Justificativa: O único erro encontra-se no excerto “Se, no escuro, o cão pisar com a pata posterior em um objeto perfurante, a resposta de retirada será RÁPIDA, constituindo-se um ato reflexo”. A questão afirmava que a resposta era lenta, porém o ato reflexo é rápido e imediato.

Continue navegando