Buscar

Hidrologia: Evapotranspiração, Ciclo Hidrológico e Tipos de Aquífero

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA 
Atividade 2 – Referente às aulas 5, 6, 7 e 8
Disciplina: Hidrologia
Profa. Dra. Andrea Bulgakov Klock
Profa. MSc. Danielle Cristine Pedruzzi
Aluna: Silvia Mariane de Souza Araújo da Rocha - RGM: 423.431
AULA 5
QUESTÃO – A evapotranspiração é constituída por quais processos?
RESPOSTA:
· A evaporação é responsável pelo movimento da água para o ar (uma substância líquida passa para o estado gasoso ) a partir de fontes como o solo, dossel florestal e corpos d’água, como lagos, córregos, rios e mares.
· A transpiração representa o movimento da água dentro de uma planta, e a consequente perda da mesma para a atmosfera. As plantas, para desempenhar suas necessidades fisiológicas, retiram a água do solo através de suas raízes, retêm uma pequena fração e liberam o restante através de microscópicas válvulas presentes nas superfícies das folhas (os estômatos), sob forma de vapor d’água.
QUESTÃO – Qual é a energia motora para o funcionamento do ciclo hidrológico?
RESPOSTA: Os fatores que impulsionam o ciclo hidrológico são a energia térmica solar, a força dos ventos, que transportam vapor d'água para os continentes, a força da gravidade responsável pelos fenômenos da precipitação, da infiltração e deslocamento das massas de água. A radiação solar que chega na Terra é a fonte de energia necessária para praticamente toda a vida e os movimentos atmosféricos de nosso planeta, tendo como consequência a evaporação, ambas fazendo parte do ciclo hidrológico da Terra.
AULA 6
QUESTÃO – Quais são as partículas que podem sem encontradas no solo como um arranjo?
RESPOSTA: Areia, silte e argila, que são partículas de diferentes tamanhos e proporções.
QUESTÃO – O que é Zona de aeração?
RESPOSTA: A zona de aeração é o local em que ocorrem as fases de intercâmbio e descida.
AULA 7
QUESTÃO – Quais são os tipos de aquífero?
RESPOSTA: 
Quanto à circulação, podemos dizer que existem essencialmente três tipos de aquíferos:
· Porosos, quando a água circula através de poros. As formações geológicas podem ser detríticas (ex. areias limpas), por vezes consolidadas por um cimento (ex. arenitos, conglomerados, etc.)
· Fraturados e/ou fissurados, quando a água circula através de fracturas ou pequenas fissuras. As formações podem ser granitos, gabros, filões de quartzo
· Cársticos, quando a água circula em condutas que resultaram do alargamento de diaclases por dissolução. As formações são os diversos tipos de calcários.
Quanto ao confinamento
· Aquífero livre ou freático: são recipientes originados das rochas permeáveis através da formação geológica, tendo a sua base constituída por uma extensa camada impermeável de argila, já o seu topo é coberto por água que está em equilíbrio com a pressão atmosférica com a qual se comunica. Nesse tipo de aquífero livre, há uma variação na quantidade de água, pois quem determina essa quantidade é a chuva e isso depende exclusivamente da umidade do local. Esse tipo é um dos mais encontrados, contudo também o mais explorado e o que apresenta maiores registros de contaminação.
· Aquífero confinado ou artesiano: o teto desse aquífero e a sua base são constituídos também por rochas permeáveis. Independentemente do seu tamanho ele sempre estará completo (saturado) por água. Nesse armazenamento a pressão da água no topo da saturação é muito maior que a pressão atmosférica daquele mesmo ponto, Por esse fator, quando a abertura de um poço artesiano nesse local, há um grande volume de água sendo jorrada para fora do aquífero. Nessa classificação de aquífero, o processo de contaminação é muito lento, porém há uma dificuldade muito grande de reverter essa situação. Esses aquíferos confinados possuem a chamada recarga indireta que estão sempre localizadas em meio as bacias sedimentares.
· Aquífero suspenso: é um aquífero dotado de camada impermeável ou semipermeável que não armazena nem transmite água.
Quanto à porosidade
· Aquíferos porosos: considerado como um dos mais importantes tipos de aquíferos, pois armazena o maior volume de água possível, e é encontrado em várias régiões. Ele é composto por rochas sedimentares e também por solos arenosos. Os poros homogeneamente distribuídos, encontrados nas rochas, serão por onde a água circulará, sendo assim sua maior característica.
· Aquíferos fraturados ou fissurados: é composto por rochas ígneas, metamórficas ou cristalinas, a circulação da água acontece entre as fendas ou fraturas, essas fendas são resultado do movimento das placas tectônicas. A quantidade de água existente nesse aquífero está diretamente relacionado ao número de fraturas. Se forem perfurados poços nessas rochas, a probabilidade de abundância de água por hora é muito pequena. A fluidez da água só acontecera onde houver fraturas.
· Aquíferos cársticos: formados por rochas carbonárias ou calcárias, esse tipo também possui fissuras que foram resultado da dissolução do carboneto pela água, essas fissuras podem ser quilométricos formando os chamados rios subterrâneos. As rochas que formam esse aquífero é o calcário, mármore e dolomita.
QUESTÃO – Complete a frase:
O escoamento segue em decorrência do relevo e da gravidade, geralmente sentido a pontos mais baixos, resultando no movimento das águas limpas.
AULA 8
QUESTÃO – Qual é o principal consumidor de água nos dias atuais?
RESPOSTA: A irrigação agrícola é o principal consumidor de água, uma vez que necessita de equipamentos e técnicas para suprir a necessidade hídrica para as plantas. Seu consumo nos dias atuais representa cerca de 67,2% do gasto de água. 
QUESTÃO – A distribuição da precipitação no Brasil é homogênea? Por quê?
RESPOSTA: Não é homogênea. A precipitação media no Brasil é de 1.760mm, no entanto a precipitação é diferente nas diversas regiões brasileiras, visto que é influenciada por fatores físicos e geográficos. Há regiões, como a Amazônia, que chove mais que 3.000 mm anualmente, enquanto na região semiárida do Nordeste chove cerca de 500 mm por ano.

Outros materiais