Buscar

Primeiros socorros para picada de cobra

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Picadas de cobras, como agir?
No Brasil existem 70 espécies de cobras venosas, no entanto algumas são mais importantes quando se trata de ataques a animais de estimação e os acidentes, apesar de comuns, acontecem principalmente em áreas próximas a zonas de mata.
Os cães são mais acometidos do que os gatos e as picadas ocorrem principalmente na região do focinho, peito e pescoço, que compreendem os locais mais expostos durante o contato visual, onde o animal tende a se aproximar para tentar cheirar a cobra por curiosidade ou, por vezes, para caçá-la.
É preciso saber qual o tipo de cobra responsável pela picada a fim de se aplicar o soro antiofídico correto e tomar algumas medidas específicas. Eventualmente é possível identificar a cobra envolvida no acidente pelas características de alguns sintomas, o que ajuda muito nos casos em que a cobra não estiver no local do acidente.
As principais espécies de cobras envolvidas em acidentes com animais no Brasil e algumas das suas características, assim como sinais clínicos associados à ação das suas toxinas, são as seguintes:
·  Jararaca – São as principais responsáveis por acidentes com cobras no Brasil. Existem muitas espécies de jararacas distribuídas por todo o território nacional, dos mais variados ambientes. Atingem, no máximo, 2 metros de comprimento.
·  Sintomas do envenenamento – Dor, inchaço evidente, manchas arroxeadas na pele ou dentro da boca e sangramento. Pode aparecer sangue na urina.
· Possíveis Complicações – Gangrena, descolamentos da pele, bolhas ou abscessos no local da picada, insuficiência renal aguda.
· Cascavel – Segunda espécie de cobra que mais causa acidentes com animais domésticos. Chega a medir 1,8 metros. Possui um chocalho na cauda e permanece escondida em locais escuros e úmidos.
· Sintomas do envenenamento - Até 3 horas após a picada o animal apresentará sinais neurológicos. O veneno causa alterações na visão (o animal parecerá que apresenta tontura), dor muscular, urina avermelhada que se torna escura com o passar do tempo.
· Possíveis Complicações: Insuficiência renal.
· Surucucu – É uma cobra grande que chega a medir 4,5 metros de comprimento. É mais comum na região amazônica.
· Sintomas do envenenamento – Inchaço no local, diarreia, vômito e sangramento.
· Coral – Responsáveis por menos de 0,4% dos acidentes com cobra. É difícil de diferenciar as corais verdadeiras das falsas que não possuem veneno. Atualmente existem 65 espécies conhecidas e Coral nas Américas. Normalmente vivem escondidas em tocas e aparecem após inundações. O veneno é altamente potente, podendo matar em alguns minutos.
· Sintomas do envenenamento – Sinais neurológicos como dificuldade para abrir os olhos, falta de ar, dificuldade de engolir, insuficiência respiratória aguda.
 
Como proceder após a picada?
· Apesar de os pelos dificultarem a visualização, deve-se buscar pelo local da picada, onde nitidamente poderão ser observadas as duas incisões das presas da cobra.
· O local apresentará inchaço e bastante dor ao toque. Pode tornar-se arroxeado e haver desprendimento dos pelos.
· Alguns animais podem entrar em estado de choque se uma grande dose de veneno for injetada.
· Os sintomas podem variar de gravidade de acordo com a quantidade de veneno injetada. Fatores como idade e tamanho da cobra, se ela se alimentou recentemente ou não influenciam na quantidade de veneno disponível no momento da picada.
· Os sintomas também variam de acordo com o tipo da cobra, onde o local da picada da jararaca tende a inchar bastante, ao passo que animais picados pelos outros tipos de cobras tendem a apresentar mais sinais neurológicos.
· Se na região é comum acidentes com cobras, pode-se adquirir o soro antiofídico veterinário com algum veterinário da região e manter na residência para aplicações futuras.
· O soro antiofídico deve ser aplicado assim que possível, não passando de um prazo de 6 horas após o acidente. Se os sintomas forem leves pode-se fazer a aplicação subcutânea. Em casos emergenciais a aplicação deve ser na veia.
O uso de torniquetes no membro atingido NÃO é mais uma medida que deva ser tomada pois pode favorecer a gangrena e uma consequente amputação. Outras medidas como aplicação de remédios caseiros (fumo, terra, etc.) NÃO são aconselhadas uma vez que podem promover a infecção do local da picada. Além disso, fazer cortes no local da lesão com a finalidade de retirar o veneno, também é uma medida que NÃO deve ser realizada, uma vez que muitos venenos causam hemorragias, podendo agravar o quadro.
Deve-se evitar sugar o veneno do local da picada com a boca, sob o risco de que alguma quantidade possa ser absorvida pela mucosa oral, levando ao envenenamento da pessoa, além do animal.
( O ambiente deve ser sempre mantido limpo, evitando-se acúmulo de lixo ou mato, que possa servir de esconderijo para as cobras, incluindo os sacos de ração, que devem ser mantidos em locais altos e bem fechados, para evitar as cobras.)
Uma medida de controle populacional das cobras é preservar as suas espécies predadoras, como emas, gansos, seriemas, gaviões, gambás e a cobra muçurana. 
Materiais caso ocorra acidentes com cobras:
· Gaze.
· Antisséptico.
· Pomada antibiótica.
· Bolsa de água congelada ou gelo.
Como proceder em casos de acidentes, independente do tipo de cobra:
· Manter a calma.
· Manter o animal calmo e evitar que ele se movimente, para tentar retardar a ação do veneno.
· Se o animal permitir, faça compressa de gelo no local da picada.
· Se o animal entrar em estado de choque (temperatura baixa, respiração e batimentos cardíacos acelerados), mantenha-o aquecido até o momento do atendimento veterinário.
· Se conseguir visualizar o local da picada, lave com solução antisséptica e aplique pomada antibacteriana.
· Faça uma maca com um cobertor e transporte o animal o mais rápido possível para atendimento.
· Encaminhe o animal ao veterinário para poder receber o soro antiofídico específico e, se possível, identifique a cobra envolvida no acidente.
· Em casos onde não for possível identificar a cobra, um soro antiofídico polivalente (jararaca, cascavel e surucucu) poderá ser aplicado.​

Outros materiais