Buscar

Biossegurança I (5)


Continue navegando


Prévia do material em texto

Biossegurança I
Aluno (a): JASON PEREIRA DOS SANTOS 
Data: 01/10/2021
Avaliação Pesquisa/Prática 
NOTA:
INSTRUÇÕES:
· Esta Avaliação contém 1 (uma) questão, totalizando 10 (dez) pontos.
· Você deve preencher dos dados no Cabeçalho para sua identificação
· Nome / Data de entrega
· As respostas devem ser digitadas abaixo de cada pergunta.
· Ao terminar, grave o arquivo com o nome Avaliação Pesquisa/Prática.
· Envio o arquivo pelo sistema.
A minimização dos acidentes ocupacionais está entre os maiores desafios para a saúde do trabalhador, tendo em vista que eles são fortemente relacionados com a integridade física e mental dos profissionais.
O surgimento de novas tecnologias, produtos químicos e outros fatores de risco mais severos torna imprescindível a adesão e o uso correto dos EPIs e dos EPCs.
Após observar a conduta profissional de Graziela, sua nova colega de laboratório, você conclui que ela tem o hábito de não utilizar alguns EPIs durante suas análises. Pensando no bem-estar de sua colega, você decide conversar com ela para tentar identificar o motivo do desuso e Graziela lhe conta que não sabe onde ficam armazenados os óculos de proteção e as máscaras e, que até o momento, não havia sido devidamente instruída pelo supervisor do laboratório em relação ao uso adequado dos EPIs.
Diante dessa situação, após conversar com Graziela e explicar onde todos os EPIs são armazenados e como eles devem ser utilizados, você se questiona sobre a atitude do supervisor do laboratório referente ao uso de EPIs. 
a) Quais são os deveres e as responsabilidades legais dos empregadores/supervisores em relação ao uso de EPIs?
De acordo com a NR6, empregadores e empregados tem direito, sobre os equipamentos de proteção individual utilizados a maior parte das obrigações são da empresa, que deve fornecer e garantir o uso e a manutenção das peças. Mas os trabalhadores também devem zelar pela integridade do material. Confira os principais pontos levantados pela legislação:
Obrigações do empregador.
· Adquirir o EPI adequado ao risco de cada atividade.
· Exigir o uso correto do EPI.
· Fornecer ao trabalhador somente o EPI aprovado pelo órgão Nacional competente em matérias de segurança e saúde do trabalho.
· Orientar e treinar o trabalhador sobre o uso adequado, e guardar a conservação do EPI.
· Substituir o EPI imediatamente quando for danificado ou extraído.
· Responsabilizar-se pela higienização e manutenção periódica do EPI .
· Comunicar o ministério qualquer regularidade observada nos EPIS utilizados.
· Registrar o fornecimento do EPI ao trabalhador, podendo ser adotados livros, fichas ou sistemas eletrônicos.
b) Ao não ser informada sobre onde os EPIs são armazenados, Graziela poderia tomar alguma atitude legal caso ocorresse algum tipo de acidente?
Caso aconteça algum acidente de trabalho em que o colaborador não estiver utilizando o devido EPI, além de multas a empresa será obrigada a indenizar o funcionário, em algum caso também será obrigado a pagar um adicional de insalubridade de 40% do salario do funcionário, por todo o período que ele trabalhou, inclusive o FGTS .Além de correr o risco de processo civil e criminal , acarretando ate o embargue ou mesma a intervenção da empresa.
Avaliação Pesquisa/Prática