Buscar

Institutos Fundamentais do Processo Jurisdicional e Direitos Fundamentais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Jose Filipe 
 Institutos fundamentais do processo 
jurisdição é a atividade do Estado, exercida por intermédio do juiz, que busca a pacificação dos conflitos em sociedade pela aplicação da lei aos casos concretos. 
Já a ação é o poder de dar início a um processo, e dele participar, com o intuito de obter do Poder Judiciário uma resposta ao pleito formulado;
Por trás da opção soberana, há, evidentemente, todo um processo de afirmação, de lutas empreendidas pela sociedade e de conquistas progressivas, que precisam ser declaradas e protegidas no bojo da Lei Fundamental. 
Uma vez reconhecidos pelo sistema jurídico, não poderão mais ser suprimidos ou abolidos, seja no plano normativo (revogação da norma), seja no plano concreto (políticas estatais retrógradas). 
alega que a Constituição brasileira de 1988 consagrou esse princípio por meio da previsão de cláusulas pétreas, que impedem a supressão dos direitos e garantias individuais (CUNHA JR., 2017, p. 
Segundo NORBERTO BOBBIO, existiriam dois direitos fundamentais absolutos: o direito a não ser escravizado, que “implica a eliminação do direito de possuir escravos”, e o direito de não ser torturado, o qual “implica a eliminação do direito de torturar” (BOBBIO, p. 
· Segundo, é de ver que se existem alguns direitos destinados a todos os seres humanos (como o direito à vida), há aqueles que são endereçados apenas a determinados grupos (como os direitos dos trabalhadores e os direitos políticos).

Outros materiais