Buscar

Psicologia Social ficção 1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

1. A Psicologia Social se preocupa em entender os fenômenos das sociedades, em um contexto subjetivo e também objetivo. É um estudo dinâmico devido às constantes variações de acontecimentos sociais. Por outro lado, visa também identificar aspectos comuns em diferentes contextos (SILVA, 1991). É um estudo dinâmico devido às constantes variações de acontecimentos sociais.
Diante do exposto, responda! Quais são as variáveis que a Psicologia Social utiliza para localizar o indivíduo no contexto histórico e social?
A - Idade, profissão, sexo e educação.
B - Processos mentais e o consciente.
C - Produção imaginaria e a motivação inconsciente.
D - Sensação e a percepção do indivíduo.
E - Sensações, sentimentos e imagens.
2. O profissional de Psicologia Social atua, via de regra, fora de consultórios e gabinetes, sendo a prática, geralmente, exercida nas ruas, comunidades e espaços frequentados por um público específico (empresas, escolas, espaços públicos, etc.). Defende-se, na medida do possível, que as relações sejam horizontais e igualitárias, e não hierárquicas. Um fator que pode auxiliar a prática profissional do Psicólogo Social e diminuir resistências nas relações interpessoais são as “habilidades sociais”. Diante do exposto, responda. As características das “habilidades sociais” são;
I - Sentimentos, atitudes, desejos, opiniões e reivindicar seus direitos, de modo adequado ao contexto social.
II - Comunicação, civilidade, assertividade, empatia, trabalho, expressão de sentimentos positivos.
III - Desenvolver conhecimento técnico de forma ampla para o desenvolvimento social de onde se vive.
IV - Agir e buscar analisar a relação entre o individual e o coletivo sem reduzir as explicações da psicologia social ao individual, nem tampouco ao coletivo.
Está correto o que se afirma em:
A - Afirmativa I.
B - Afirmativa II.
C - Afirmativa III.
D - Afirmativas I, III e IV estão corretas
E - Afirmativas II e IV.
3. A psicologia estuda processos psicológicos superiores. A ciência oferece métodos disciplinados e racionais para a condução de investigações válidas e a construção de um corpo de conhecimentos coerentes. A psicologia é geralmente definida como a ciência que se concentra no comportamento e nos processos mentais. Partindo desse pressuposto marque a alternativa correta.
I.Análise qualitativa
II. análise quantitativa
III.Wundt
( ) defendia os processos científicos adotados pela fisiologia e as práticas informais da observação. Seus processos de observação eram rigorosos.
( ) os resultados são apresentados, muitas vezes, em forma numérica ou estatística. Usa-se a estatística para organizar os dados coletados. Essa ideia estatística guia uma pesquisa científica desde o início, pois ajuda tanto na coleta de informações quanto na organização posterior;
( ) considera-se a parte subjetiva do problema, como por exemplo, a observação e a análise dos sentimentos, percepções, intenções e comportamento; pode mensurar dados que não são possíveis de serem coletados numericamente.
A - I / II / III respectivamente;
B - I / III / II respectivamente;
C - II / III / I respectivamente;
D - III / I / II.
E - III / II / I respectivamente;
4. A vida em sociedade permeia as relações humanas pois a sociedade é considerada um fenômeno geral e natural. A Psicologia Social tem como objeto de estudo os fatores psicossociais que possibilitam estabelecer e manter o controle e adaptação que os indivíduos possam exercer sobre seu ambiente individual e social. Sobre as características da Psicologia Social, assinale a alternativa verdadeira:
A - A influência dos fatores políticos, econômicos, históricos, educacionais e de saúde são considerados irrelevantes para o estudo da Psicologia Social.
B - Através da perspectiva sociointeracionista busca superar a cultura de individualismo, considerando que o conhecimento é determinado socialmente.
C - Desconsidera que o social influencia na singularidade psicológica das pessoas.
D - Tem como foco as questões culturais e sociais de modo sistêmico, desconsiderando assim o aspecto individual.
E - Tem como foco dois processos psicossociais: a cultura, que influencia na construção da identidade das pessoas e o estilo de vida coletivo, que é a maneira que as pessoas interagem no mundo.
5. Faz parte da função do Psicólogo Social a busca pela pesquisa e levantamento de dados para possíveis intervenções. De forma geral, isso envolve observações detalhadas de sucessivos acontecimentos, realizadas em um enquadramento teórico, com indagações, interpretações e reflexões dos acontecimentos, por parte do profissional pesquisador e verificação de hipóteses construídas. Muitos métodos são utilizados para adquirir informações e fazer análise de contextos, um dos mais utilizados é a análise de “SWOT”, que é um termo em inglês que se refere a um conjunto de quatro palavras:
l – “S” Social (social),”W” Work (trabalho), “O” Opportunity (oportunidade), “T” Trustful (confiável).
ll – “S” Strength (forças/fortalezas), “W” Weakness (fraquezas/debilidades); “O” Opportunities (oportunidades), “T” Threats (ameaças).
lll – “S” Socials (sociais),”W” Work (trabalho), “O” Operate (operado), “T” Time (tempo).
IV – “S” Society (sociedade), “W” Working (trabalhando); “O” Opportunities (oportunidades), “T” Totally (totalmente)
Está correto o que se afirma em:
A - Apenas a afirmativa ll.
B - Apenas na afirmativa lll.
C - Apenas na afirmativas IV.
D - As afirmativas ll e lll estão corretas.
E - Somente na afirmativa l.
6. A Psicologia Social se preocupa em entender os fenômenos das sociedades, em um contexto subjetivo e também objetivo. É um estudo dinâmico devido às constantes variações de acontecimentos sociais. Por outro lado, visa também identificar aspectos comuns em diferentes contextos (SILVA, 1991). Para atuar em uma área tão ampla, historicamente, não houve uma única abordagem teórica que fosse exclusiva, contudo, abordagens que consideram aspectos sócio-históricos se enquadram bem no campo. Uma das possibilidades foi o uso da Psicologia Sócio-Histórica que tem como principal pensador:
A - Émile Durkheim
B - Karls Marx
C - Max Weber
D - Michel Foucault
E - Pierre Félix Bourdieu
 7. As teorias surgem com o acúmulo de conhecimento sobre um tema. Elas dizem como as descobertas formam um todo e o que elas significam. Algumas teorias são compostas apenas por hipóteses, enquanto outras podem conter várias informações. Após as pesquisas de Wundt, surgem outras formas de enxergar, testar e pensar sobre os fenômenos psicológicos. Wundt apresentou as seguintes abordagens básicas da psicologia:
1. Estruturalismo
2. Funcionalismo
3. Behaviorismo
4. Psicologia da Gestalt
5. Psicanálise
Relacione as características descritas abaixo com cada abordagem básica da psicologia relacionada acima:
( ) Recupera para a psicologia a importância da afetividade e postula o inconsciente como objeto de estudo. Fundamentada na motivação inconsciente.
( ) Enfatiza os reflexos condicionados como elementos do comportamento. Salienta que o ambiente e os estímulos possuem um papel fundamental na formação do comportamento.
( ) O funcionamento da mente possui uma característica: a mente vai ajudar a pessoa a se adaptar a seu meio. Esse pensamento provém da teoria da evolução e biologia de Charles Darwin.
( ) Foca sua atenção nas experiências conscientes, na estrutura do cérebro e do sistema nervoso; analisa as sensações, os sentimentos e as imagens, sendo os três elementos da consciência.
( ) Considera que “o todo é melhor do que a soma total de suas partes”. A sensação e a percepção do indivíduo são pelo todo, e não apenas a soma dos elementos.
A sequência correta é:
A - 1, 4, 5, 2, 3
B - 2, 5, 4, 1, 3
C - 3, 1, 4, 5, 2
D - 4, 2, 1, 3, 5
E - 5, 3, 2, 1, 4
8. Sobre o desenvolvimento da psicologia social no Brasil assinale a alternativa correta:
A - A consolidação da Psicologia Social no Brasil está vinculada diretamente as transformações sociais e tecnológicas.
B - A Psicologia Social Brasileira surge com característicase forte influência da Psicologia Social Europeia.
C - A Psicologia Social no Brasil ganhou força a partir da década de 80 com o surgimento da ABRAPSO – Associação Brasileira de Psicologia Social.
D - Desde o início a Psicologia Social, no contexto brasileiro, surge para atender unicamente e principalmente as classes menos favorecidas.
E - Os estudos e práticas da Psicologia Social foram imunes a influência do governo militar.
9. A ciência é objetiva, originando o conhecimento científico que precisa ser provado objetivamente e para isso tem como atividade básica a pesquisa. Para Gil (1999, p.42) pesquisa é “o processo formal e sistemático de desenvolvimento do método científico.” Sobre este tema considere (V) para as verdadeiras e (F) para as falsas:
( ) Só é possível gerar ciência se houver interação entre os dados coletados e a teoria.
( ) Toda e qualquer pesquisa é científica quando realizada no contexto acadêmico.
( ) Um pesquisa científica é fundamentada em referência bibliográfica e também considera a opinião pessoal.
( ) A investigação da teoria inicia-se através da observação.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
A - F – F – F – V
B - F – V – F – V
C - F – V – V – F
D - V – F – F – V
E - V – V – V – F
10. A ciência avança a todo momento. Novas tecnologias surgem para colocar em prova teorias anteriores e novas descobertas são feitas. Assim, o conhecimento, os métodos e a atitude científica estão em constante transformação. Os métodos científicos, citados anteriormente, são amplamente discutidos. Chalmers (1993), descreve duas vertentes científicas, quais são elas?
A - A Escolástica e o Conhecimento do Senso Comum
B - Iluminismo e o Behaviorismo
C - Indutismo Ingênuo e o Raciocínio Lógico Dedutivo
D - Psicologia do Senso Comum e o Racionalismo
E - Psicologia Social e a Psicologia do Senso Comum

Continue navegando