Buscar

Desenvolvimento Humano e Social - S20212 044 - Questionários - Atividade Objetiva 2

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Desenvolvimento Humano e Social - S20212.044 - Questionários - Atividade Objetiva 2
Pergunta 1 - 0,2 de 0,2 pts
Leia o trecho a seguir:
“Ao pensarmos na condição do trabalhador, podemos realizá-la de acordo com os mais variados contextos históricos e econômicos vivenciados nas mais diferentes sociedades. Contudo, ao observarmos essa mesma condição no desenvolvimento da Era Industrial, percebemos algumas especificidades que revelam claramente mudanças nunca antes observadas ao longo do tempo.”
Fonte: SOUSA, R. G. A alienação do trabalhador na Era Industrial. Mundo educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/historiageral/a-alienacao-trabalhador-na-era-industrial.htm (Links para um site externo.). Acesso em: 23 de setembro de 2020.
Considerando a organização e o significado do trabalho nas sociedades modernas ocidentais, avalie as afirmações a seguir:
I - A Modernidade consolidou a separação entre os âmbitos público e privado, necessário ao desenvolvimento do capitalismo.
II - Em nossa sociedade, a falta de emprego é vivenciada com indiferença, uma vez que a vida das pessoas é estruturada em torno de outros aspectos.
III - Os sistemas pré-modernos de produção tinham como principal pilar a agricultura, com a maior parte das pessoas sendo camponesas.
É correto o que se afirma em:
II e III, apenas.
I, II e III.
I e III, apenas. (CORRETA)
I, apenas.
III, apenas.
 
Pergunta 2 - 0,2 de 0,2 pts
No processo de industrialização, profundas mudanças ocorreram no meio rural e urbano, a partir do século XX. Houve mudanças importantes no modo de vida das pessoas, em seus padrões culturais, valores e tradições. A partir de década de 1950, o governo promoveu várias medidas destinadas a incentivar o desenvolvimento econômico, com ênfase na industrialização. A política de industrialização desencadeou uma intensa migração para os centros urbanos dando início a explosão demográfica. A grande aglomeração de pessoas nas cidades, gerou uma série de problemas, entre eles podemos destacar: problemas de ordem ambiental, cortiços, favelas, desempregos, falta de escolas, aumentando, assim, os índices de pobreza e violência. 
De acordo com o texto assinale a alternativa correta
Com a instalação das indústrias nos grandes centros urbanos, ocasionou uma migração do campo (rural) para às cidades. Os centros urbanos não estavam preparados para receber o fluxo constante de migrantes a procura de melhores condições de vida. Como consequências, presenciamos uma população que vive na pobreza, sem acesso aos benefícios como educação, saúde, saneamento básico, moradia, entre outros. (CORRETA)
A História do Brasil é marcada por contrastes tanto no campo como nos centros urbanos. A urbanização não dirimiu as desigualdades, muito pelo contrário, elas aumentaram. Acelerava-se o crescimento econômico, o que já ocorria antes do período militar, mas ampliava-se a desigualdade.
Homens e mulheres advindos do campo deixaram sua cultura e se adaptaram aos valores e cultura das cidades que é totalmente diferente e oposta aos seus valores. O processo de aculturação se deu de forma passiva.
A industrialização foi um período de intensa mobilidade social, pois a mobilidade estrutural substituiu temporariamente a circular, que representa a forma mais tradicional de mobilidade. Foi também um momento em que a mortalidade infantil iniciou uma fase de expressivo declínio, ocasionando forte crescimento na expectativa de vida
O êxodo rural para as cidades não prejudicou as atividades agrícolas nem os meios de produção porque as novas tecnologias haviam sido introduzidas no campo e supriu a falta de mão-de-obra na produção de alimentos.
 
Pergunta 3 - 0,2 de 0,2 pts
Leia o texto a seguir:
Ao longo da história humana, observamos diferentes modos pelos quais os sujeitos interagem com o meio à sua volta, evidenciado o caráter eminentemente social do trabalho. Em outras palavras, notamos diversas formas de produzir e se relacionar com a natureza, utilizando diferentes ferramentas e visando diferentes objetivos, seja a subsistência, a comercialização, o lucro e etc.
Considerando a relação entre trabalho e sociedade, avalie as afirmações a seguir:
I - Há diversos elementos em comum entre o modo de produção primitivo e o modo de produção comunista, como por exemplo o fato de haver, em ambos, a propriedade coletiva dos meios de produção.
II - As civilizações gregas e romanas fundaram as bases das sociedades ocidentais modernas, com sua filosofia e seu sistema econômico. Foi lá também que nasceu o modo de produção capitalista.
III - O trabalho escravo é aquele em que a força de produção é considerada uma propriedade do senhor. Esse tipo de trabalho estava tanto na base do modo de produção feudal como do modo de produção escravista.
É correto o que se afirma em:
III, apenas.
II e III, apenas.
I, apenas. (CORRETA)
I, II e III.
I e III, apenas.
 
Pergunta 4 - 0,2 de 0,2 pts
Leia a tirinha a seguir:
 
Fonte: B. Alexandre. Dia do trabalho ou dia do trabalhador. 2018. Disponível em: https://suburbanodigital.blogspot.com/2019/05/tirinha-do-armandinho-dia-do-trabalho-ou-dia-do-trabalhador.html. Acesso em: 23 de setembro de 2020.
Considerando as informações apresentadas e a configuração do trabalho no contexto brasileiro, assinale a opção correta.
Os chamados “bicos” e o trabalho “por conta”, entre outras denominações, são formas antigas de inserção econômica dos trabalhadores brasileiros. (CORRETA)
A precarização é uma das novidades trazidas pelo fenômeno da “uberização” do trabalho no Brasil contemporâneo.
A implantação da “uberização” do trabalho no Brasil está associada ao recente fenômeno de expansão dos empregos formais.
Ao entrar na era neoliberal, o Brasil buscou fortalecer o modelo nacional-desenvolvimentista.
A “uberização” é um fenômeno local, que atinge principalmente os países na periferia do capitalismo global, como o Brasil.
 
Pergunta 5 - 0,2 de 0,2 pts
Leia o trecho a seguir:
“Quando se fala em flexibilização do trabalho, fala-se na crise do sistema fordista/taylorista de produção. Assim, onde antes predominava o modo de produção caracterizado pelo trabalho repetitivo executado pelo trabalhador e o processo de produção em massa de mercadorias, agora se pratica a flexibilidade do trabalho, em que o mesmo empregado executa variadas funções no ambiente da empresa.”
Fonte: PENA. R. F. A. Reestruturação Produtiva. Mundo educação. Disponível em: https://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/reestruturacao-produtiva.htm (Links para um site externo.). Acesso em: 23 de setembro de 2020.
Considerando o fenômeno descrito acima, avalie as afirmações a seguir:
I - Durante as quatro últimas décadas, o trabalho passou a ser regulado pelo Estado, que busca assegurar garantias legais e direitos para o trabalhador.
II - A crise do modelo fordista, que predominava na primeira metade do século 20, levou ao que podemos nomear de era pós-fordista.
III - No final do século 20, as relações de trabalho foram reconfiguradas no interior de um processo nomeado de reestruturação produtiva.
É correto o que se afirma em:
I, apenas.
II e III, apenas.
I, II e III.
III, apenas. (CORRETA)
I e III, apenas.

Continue navegando