Buscar

Atividade 03 - Metologia Ciências Sociais e Naturais

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Analisando o processo de aprendizado na educação infantil – de forma que sensibilize as crianças sobre a importância do papel que os jogos e o meio ambiente –, as brincadeiras e os brinquedos reciclados estimulam o desenvolvimento da criança em diversas áreas psicomotoras, como: a coordenação motora global, a coordenação motora fina, a organização temporal, a organização espacial e a lateralidade. O estímulo dessas habilidades pode contribuir para a necessidade e o significado do brincar, tornando-se também fundamental analisar o papel do educando nesse processo lúdico e reconhecer os benefícios que o brincar proporciona à criança.
Desenvolva um texto curto apresentando possibilidades de construção de conhecimento por meio de especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças, observando suas ações durante o brincar, suas atitudes e palavras.
Resposta:
O brincar vai muito além de “passar o tempo”, existem razões para tantas brincadeiras, jogos e momentos lúdicos na educação infantil, e uma delas é estimular o raciocínio das crianças. É através da brincadeira que as crianças desenvolvem atos no seu dia-a-dia e vão adquirindo novas habilidades.  O ato de brincar acontece em determinados momentos do cotidiano infantil, neste contexto, Oliveira (2000) aponta o ato de brincar, como sendo um processo de humanização, no qual a criança aprende a conciliar a brincadeira de forma efetiva, criando vínculos mais duradouros. Assim, as crianças desenvolvem sua capacidade de raciocinar, de julgar, de argumentar, de como chegar a um consenso, reconhecendo o quanto isto é importante para dar início à atividade em si.
Os estímulos externos advindos das brincadeiras, de brinquedos e de várias formas de brincar exercem uma função importante junto ao desenvolvimento psicomotor e processo de aprendizado da criança. Vejamos, ao receber e processar as informações captadas do mundo externo, a criança adquire conhecimento corporal, exercita e refina suas habilidades de compreensão, coordenação motora global e adquire noções espaço-temporais.  
Momentos como esses são mais atraentes para as crianças, deixando-as alegres, mais participativas, compreensivas, comunicativas e afetiva, desenvolvendo assim habilidades criativas, físicas e intelectuais, tornando elas ainda seres humanos mais sociáveis.  É brincando também que a criança aprende a respeitar regras, a ampliar o seu relacionamento social e a respeitar a si mesma e ao outro. Por meio da ludicidade a criança começa a expressar-se com maior facilidade, ouvir, respeitar e discordar de opiniões, exercendo sua liderança, e sendo liderados e compartilhando sua alegria de brincar.

Mais conteúdos dessa disciplina