Buscar

atividade 3 - especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Continue navegando


Prévia do material em texto

Matrícula: 2021219963		Nome: CRISTIANE FELISBERTO ROMÃO
Segunda Licenciatura – 2022		Atividade 3 
Metodologia e prática de ensino de ciências sociais e naturais na educação infantil
Desenvolva um texto curto apresentando possibilidades de construção de conhecimento por meio de especificidades afetivas, emocionais, sociais e cognitivas das crianças, observando suas ações durante o brincar, suas atitudes e palavras.
Construir o processo de aprendizado na educação infantil de forma que sensibilize as crianças sobre a importância do papel que os jogos e o meio ambiente, o qual envolvem as brincadeiras e os brinquedos reciclados , servem como material prático para estimular o desenvolvimento da criança em diversas áreas psicomotoras, como: a coordenação motora global, a coordenação motora fina, a organização temporal, a organização espacial e as competências matemáticas. 
O brincar na educação infantil não é apenas para passar o tempo, há razões específicas e consistentes para que as brincadeiras , jogos e momentos lúdicos, sejam tão explorados no universo escolar e social, já que o objetivo é o estimular o raciocínio das crianças. Através das brincadeiras que são desenvolvidas novas habilidades e atos sócio-políticos do cotidiano e essas experiências balizarão para que se comtemple a formação cidadã.
A criança ao receber e ao processar as informações captadas do mundo externo, adquire conhecimento corporal, exercitando e refinando suas habilidades de compreensão, coordenação motora global e noções de espaço-temporais. Esses momentos tornam-se mais atraentes, alegres e estimulam a criança a tornar-se participativa, compreensiva, comunicativa e também afetiva, desenvolvendo habilidades criativas, físicas e intelectuais.
Por conseguinte, estimular essas habilidades contribuem para a necessidade e o significado do brincar na educação infantil e no processo de desenvolvimento o que torna fundamental reconhecer os benefícios que o brincar e o lúdico proporcionam.