Buscar

Responsabilidade Socioambiental - DESAFIO COLABORATIVO

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Universidade Maurício de Nassau Responsabilidade Socioambiental
Desafio Colaborativo
Maria Carliana dos Santos 
Curso de Farmácia
Avaliação On-Line 1 (AOL 1) - Desafio Colaborativo 
Tópico da discussão
Parte superior do formulário
Querido (a) aluno (a), tudo bem?
Bem-vindo (a) ao nosso Desafio Colaborativo da disciplina Responsabilidade Socioambiental.
Espero que você esteja gostando das novas experiências e aprendizados adquiridos ao longo dos nossos estudos.
Nesta unidade vimos sobre o conceito de desenvolvimento sustentável, a educação ambiental, a avaliação de impacto ambiental, entre outros temas que nos aproximaram das questões ambientais. Com base nessa informação, leia atentamente o caso abaixo:
Você foi convidado para avaliar um impacto ambiental de uma determinada empresa e sugerir uma solução, com isso, elabore as seguintes solicitações: 
Dê um exemplo de algum dano ambiental que esta empresa realiza e o que será feito para solucioná-lo. 
Na resposta, você deve fundamentar na solução de uma das quatro correntes do pensamento econômico.
O Brasil é um dos maiores produtores de denim, o tecido usado na produção do jeans, no mundo. Com 25 milhões de metros fabricados por mês, esse setor movimenta R$ 8 bilhões ao ano. No entanto, várias marcas já se deram conta do potencial de agressão ambiental causado pela indústria do jeans, e desenvolveram novos produtos e técnicas.
Uma das alternativas é o uso de ozônio e laser, que reduz o consumo de água.
O processo de fabricação do jeans é diferente, dependendo de onde ele é produzido. Se inicia desde a produção e colheita do algodão. Além da água, outros elementos contribuem para aumentar o potencial poluente da produção de algodão. As máquinas e equipamentos utilizados consomem combustíveis fósseis, que contribuem para o aumento de emissões de poluentes.
No processo de fabricação, o algodão passa por uma máquina para desembaraçamento, que o transforma em fio. Depois disso é feito o tingimento, processo no algodão é imerso em uma solução de hidrogenossulfureto de sódio, que proporciona coloração amarela. Depois de retiradas dessa imersão, as fibras se tornam azuis e recebem uma camada de amido de milho, o que proporciona maior resistência.
 tinturas, na maior parte dos casos, contêm compostos poluentes. Com a lavagem, esses elementos são descartados nas redes de esgotos e, dependendo da infraestrutura da cidade, alcançam galerias de águas pluviais, rios e mares. O desperdício de água, uso de materiais para tingimento que causam contaminação ambiental e consumo de energia para movimentar os equipamentos. Além dos impactos ao meio ambiente, os métodos produtivos podem se basear na exploração do trabalho, contribuindo para o agravamento da crise social e econômica do país.
Apesar da introdução de novas tecnologias, uma peça jeans só pode ser considerada realmente sustentável se for produzida a partir de algodão orgânico, certificado pela Associação Brasileira dos Produtores de Algodão (Abrapa), ou com a reutilização de retalhos de outras peças fabricadas anteriormente. O problema vai além da matéria-prima. É fundamental que o produtor adote boas práticas, como reúso de água, redução de desperdícios, reciclagem de resíduos e valorização dos profissionais, em toda a cadeia. O tingimento também precisa ser natural, com a substituição de produtos químicos por corantes menos agressivos. Com a adoção dessa tecnologia, a expectativa é de que a necessidade de água para a produção de uma calça jeans caia dos 100 litros atuais para 200 mililitros. A novidade promete ainda reduzir em cerca de 4% o custo final das peças.

Continue navegando