Buscar

Atividade 1 OK

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

FISICA-DINAMICA E TERMODINAMICA
JONATAS DE CARLO ALVES 
O princípio da inércia ainda hoje é um assunto que se mostra complexo para quem estuda física, pois a sua compreensão envolve uma importante abstração, que é a desconsideração do atrito. No entanto, a presença constante do atrito nas situações do cotidiano faz com que as pessoas concluam que “o movimento de um corpo resulta da aplicação constante de força sobre ele” (PEDUZZI; PEDUZZI, 1988, p. 151). Assim, quando um estudante se depara com o estudo formal da 1ª lei de Newton, ele já traz uma concepção intuitiva sobre a relação força e movimento conflitante com essa lei. Mudar essa visão não é tarefa simples e, mesmo evidências experimentais (demonstrações de movimentos em massas e trilhos de ar), muitas vezes não são suficientes para que isso aconteça. 
PEDUZZI, Sônia Silveira; PEDUZZI, Luiz O. Q. Leis de Newton: uma forma de ensiná-las. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 5, n. 3, p. 142-161, jan. 1988. ISSN 2175-7941. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/7812/15152. Acesso em: 06 fev. 2020. 
Com base na citação apresentada e nos conteúdos abordados ao longo da disciplina, responda: de que maneira a massa de um corpo e sua inércia estão relacionadas? Para responder à questão, faça uma pesquisa sobre as leis de Newton, o princípio e a origem da inércia. 
Princípio da Inercia é quando um corpo tende a permanecer em seu estado de repouso ou em movimento retilíneo e uniforme se a resultante das forças que agem sobre ele for nula. 
A massa é uma grandeza associada à inércia, ou seja, a massa de um corpo é a medida quantitativa da inércia, ela representa a dificuldade imposta por ele para que aconteça o movimento, e ou para que ele seja colocado em repouso. Exemplificando um objeto de 10 kg em repouso, este número representa a quantidade de força necessária para que esta saia do repouso, já não objeto de 100 kg você teria de efetuar uma força 10 vezes maior representativamente para que ele entre em movimento, o mesmo ocorre se o objeto estiver em movimento e você for aplicar uma força para pará-lo. Este é o conceito simples da relação massa e inércia. Também não podemos esquecer da ação do atrito representado nesse caso por: 
Força de atrito cinético (ou dinâmico): é uma força que surge em oposição ao movimento de objetos que estão se movendo; Força de atrito estático: atua sobre o objeto em repouso e dificulta ou impossibilita que ele inicie o movimento.
As quais sofrem impacto da força normal às superfícies de contato e dos materiais que constituem essas superfícies e que definem seu coeficiente de atrito. De qualquer forma a massa continua como principal grandeza na estrutura da Lei de inércia.

Continue navegando