Buscar

AOL 2 Sistemas de Informação Gerencial

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Sistemas de Informação Gerencial - D. 20212.B
Avaliação On-Line 2 (AOL 2) - Questionário
Renata Cristina Castelo Costa
Conteúdo do exercício
Pergunta 1
A criação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) teve como intuito facilitar as transmissões de dados, informações e os deveres fiscais dos contribuintes. Por parte do governo, o SPED monitora e fiscaliza eletronicamente a situação das empresas em relação ao fisco.
A partir dessa afirmação e do conteúdo estudado a respeito do Sistema de Informações Contábeis, assinale a alternativa correta que descreve as divisões do SPED em subsistemas.
· O SPED é divido em três subsistemas: a Escrituração Fiscal Digital (SPED Fiscal), a Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e o SPED Contábil. Resposta correta
Pergunta 2
Leia o excerto a seguir:
“O Sistema de Informações Contábeis (SIC) foi concebido para ser um sistema consolidador de todos os processos, com o intuito de se ter uma visão geral sobre o desempenho e os resultados econômico-financeiros das empresas.”
Fonte: BIANCOLINO, C. A.; GIL, A. L.; BORGES, T. N. Sistemas de Informações Contábeis: Uma abordagem gerencial. São Paulo Saraiva, 2010, p.25.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a importância do SIC, analise as afirmativas a seguir.
I. O SIC constitui uma ferramenta estratégica, uma vez que resume todas as informações de natureza econômico-financeira de uma organização.
II. O SIC é caracterizado por uma análise isolada das informações de natureza econômico-financeira de uma organização.
III. O SIC é utilizado em todos os tipos de organizações: privadas, públicas ou do terceiro setor.
IV. O SIC tem como característica principal o armazenamento das informações em banco de dados.
V. O SIC representa uma análise exata das demonstrações econômicas de uma organização.
Está correto apenas o que se afirma em:
· I e III. Resposta correta
Pergunta 3
Na contabilidade, além do fluxo dos Sistemas de Informações Contábeis, há outros fluxos (ciclos) de informação que devem ser consideradas pelo gestor na análise de tomada de decisão.
A partir dessa afirmação e do conteúdo estudado a respeito do Sistema de Informações Contábeis, assinale a alternativa correta que descreva exemplos de ciclos de informação.
· Ciclos operacionais, ciclos financeiros. Resposta correta
Pergunta 4
O Sistema de Informações Contábeis (SIC) considera vários ciclos de informação dentre eles o ciclo econômico, operacional e financeiro. Estes ciclos de informações têm como objetivo auxiliar os tomadores de decisão de uma organização no que diz respeito a administração dos estoques, do recebimento das vendas e do pagamentos de fornecedores.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Sistema de Informações Contábeis, assinale a alternativa correta em relação aos ciclos de processos.
· Ciclo econômico (Tempo Médio-Estocagem), Ciclo Operacional (Ciclo Econômico + Tempo Médio-Recebimento), ciclo financeiro (Ciclo Operacional – Tempo Médio-Pagamentos) Resposta correta
Pergunta 5
No início dos anos 2000, com o advento das novas tecnologias da informação e a criação do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED), pelo governo federal, foi possível uma maior agilidade na transmissão e no processamento de dados.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Sistema de Informações Contábeis, assinale a alternativa correta em relação ao Sistema Público de Escrituração Digital (SPED).
· O Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) tem a finalidade de agilizar a transmissão de dados, acerca dos tributos, para a esfera governamental. Resposta correta
Pergunta 6
Os Sistemas de Informação são uma ferramenta de auxílio à tomada de decisão em todos os níveis hierárquicos e de todos os eventos de natureza econômico-financeiro de curto, médio e longo prazo. 
A partir dessa afirmação e do conteúdo estudado a respeito do Sistema de Informações Contábeis, assinale a alternativa que descreve corretamente a função dos Sistemas de Informação em Finanças.
· Os Sistemas de Informação em Finanças são uma ferramenta de auxílio ao processo decisório em todas as atividades de natureza econômico-financeira de uma organização Resposta correta
Pergunta 7
Atualmente, as Ciências Contábeis utilizam uma série de ferramentas que dão auxílio ao gestor na tomada de decisão, em sua organização. Pode-se citar, por exemplo, o desenvolvimento do Sistema de Informações Contábeis.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Sistema de Informações Contábeis, assinale a alternativa correta.
· A Contabilidade utiliza várias ferramentas que dão suporte ao gestor em sua tomada de decisão, como, por exemplo: softwares e aplicativos. Resposta correta
Pergunta 8
Leia o excerto a seguir:
“Os Sistemas de informação empresarial ou corporativa: dão suporte a todas as divisões e outras unidades de uma organização, integrando as ações desenvolvidas pelas diversas unidades empresariais, de modo a facilitar o fluxo de informação entre elas”. Para via¬bilizar esta integração, tais sistemas de informação envolvem bancos de dados centralizados, comparti¬lhados pelas várias unidades usuárias. 
Fonte: MÜLBERT, A. L.; AYRES, N. M. Sistema de Informações Gerenciais no Varejo e Servi¬ços. 2. ed. Palhoça: UnisulVirtual, 2007, p. 99.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre Sistema de Informações Contábeis, assinale a alternativa correta.
· O sistema Enterprise Resource Planning (ERP) proporciona uma integração de diversas atividades operacionais de curto prazo das empresas. Resposta correta
Pergunta 9
 “Um sistema de informações contábeis é um conjunto de atividades inter-relacionadas, documentos e tecnologias destinados a coletar dados, processá-los e relatar informações para um grupo diversificado de tomadores de decisões internos e externos nas organizações.”
Fonte: HURT, R.L. Sistemas de Informações Contábeis - Uma Abordagem Gerencial. 3d. São Paulo Saraiva 2014, p. 4.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre as etapas do ciclo do Sistema de Informações Contábeis, pode-se afirmar que faz parte desse processo:
· evento econômico, entrada, processamento, banco de dados, busca, processamento, relatório e usuário.Resposta correta
1. Pergunta 10
A Tecnologia da Informação (TI), atualmente, é uma das principais ferramentas de auxílio ao processo decisório e é utilizada em todos os níveis hierárquicos das organizações.
Considerando essas informações e o conteúdo estudado sobre a importância da área de TI, assinale a alternativa correta que descreva todos os níveis hierárquicos das organizações.
· A Tecnologia da Informação pode ser utilizada em todos os níveis hierárquicos de uma organização: Nível Operacional, Nível Tático ou Gerencial, Nível Estratégico. Resposta correta

Outros materiais