Buscar

Primeiros Socorros - Lesões Termicas RESUMO

Prévia do material em texto

Primeiros Socorros – Resumo
 Lesões Térmicas – Queimaduras
· São caracterizadas pelo contato direto da pele com produtos químicos, radiação, calor ou frio, por certos animais e vegetais (exemplos: água-viva, urtiga), corrente elétrica, entre outro agentes, resultando uma perda tecidual.
 Camadas da Pele
· A pele é considerada o maior órgão do corpo humano, responsável pelo revestimento externo do corpo, funciona como barreira mecânica á invasão de micro-organismos, bem como auxilia no equilíbrio hídrico e na regulação da temperatura corporal.
· Ocupando aproximadamente 15% do peso corporal, sua espessura varia em função do gênero, da região do corpo e ate mesmo da idade, sendo anatomicamente estruturada em 3 camadas de tecidos distintas:
EPIDERME: Camada mais externa da pele;
DERME: Constitui em torno de 95% da espessura da pele, onde se encontram estruturas importantes como vasos sanguíneos, terminações nervosas, folículos pilosos e glândulas (sabáceas e sudoríparas); e
HIPODERME: Camada mais interna constituída da combinação de tecido elástico e fibroso, bem como de depósitos gordurosos.
 Classificação
· As lesões térmicas são classificadas em função:
· Do agente causador;
· Da profundidade;
· Da extensão corporal
 Classificação – Agente Causador
· QUIMICOS: Queimaduras causadas pelo contato direto com substancias corrosivas como o ácido sulfúrico, amônia e hidróxido de sódio ou potássio;
· FISICOS: Queimaduras causadas pelo contato direto com fontes de calor, frio, eletricidade ou irradiantes (líquidos ou sólidos aquecidos, chamas, vapores, gelo, neve, descargas elétricas e raios solares); e 
· BIOLÓGICOS: Queimaduras causadas pelo contato direto com animais ou vegetais e seus produtos, como água-viva, lagartas, urtigas e látex.
 Classificação Quanto a Profundidade
a) Queimaduras de 1° grau:
b) Queimaduras de 2° grau;
c) Queimaduras de 3° grau
d) Queimaduras de 4° grau
A) QUEIMADURAS DE 1° GRAU:
· Aquelas que envolvem apenas a epiderme, caracterizando-se pela vermelhidão local, inchaço, dor local, sem a formação de bolhas.
B) QUEIMADURAS DE 2° GRAU:
· Aquelas que envolvem a epiderme e atingem também porções variadas da derme subjacente, apresentando bolhas (flictenas) ou áreas desnudas, com aparência brilhante e base úmida, associada ainda a queixa de dor local intensa;
C) QUEIMADURAS DE 3° GRAU:
· Aquelas que envolvem todas as camadas da pele, apresentando aparências diversas, sendo mais frequente a forma áspera, seca e esbranquiçada, assemelhando-se ao couro animal;
D) QUEIMADURAS DE 4° GRAU:
· Aquelas que além de todas as camadas da pele, acomete ainda o tecido adiposo adjacente, os músculos, os ossos ou ainda órgãos internos.
 Classificação – Extensão Corporal 
· Para determinarmos a porcentagem do corpo atingido normalmente é adotada uma regra prática denominada “REGRA DOS NOVE”, que consiste em dividir o corpo humano em áreas correspondentes a 9% da área corporal ou múltiplos de novo.
· Para determinarmos a gravidade de uma queimadura devemos sempre considerar os seguintes aspectos:
· A) Profundidade da queimadura;
· B) Extensão corporal queimada;
· C) Localização da queimadura;
· D) Idade da vítima;
· E) Presença de outras enfermidades anteriores;
· F) Queimadura em toda a circunferência de algum membro ou pescoço.
· A prioridade no atendimento de emergência de queimaduras é prevenir lesões adicionais. Os problemas mais frequentemente associados a queimaduras são:
1. Dificuldades respiratórias ou lesões nas vias aéreas;
2. Inalação de substâncias tóxicas;
3. Lesões musculoesqueléticas relacionadas;
4. Perda de fluidos corporais;
5. Dor;
6. Ansiedade;
7. Edema;
8. Infecção decorrente de destruição de tecido cutâneo
 Conduta – Lesões Térmicas
· A conduta correta a ser adotada para o atendimento da vitima de lesão térmica passa pela AVALIAÇÃO DA EXTENSÃO DA ÁREA ATINGIDA, DO AGENTE CAUSADOR E DA PROFUNDIDADE DA LESÃO.
· É necessário que se promova de imediato a interrupção do processo de agressão pelo agente causado.
· O método mais eficaz, buscando O RESFRIAMENTO DA ÁREA ATINGIDA, é a irrigação local por meio da aplicação de solução fisiológica.
· Caso não possua, utilizar-se água á temperatura ambiente, visto que a utilização de água fria ou mesmo de gelo pode aumentar e agravar a superfície lesionada (agente físico).
· Outra cação a ser tomada é a remoção das vestiment5as e acessórios da vítima, como cintos, anéis e brincos, pois além de reterem calor residual, poderão estrangular os dedos e membros, por ocasião do aumento de volume desses (edemas) continuando assim o processo de lesão.
 Lesões Térmicas Específicas – Produtos Químicos
- Queimaduras causadas por produtos químicos geralmente são mais graves em função da velocidade e capacidade de penetração da substância pela via cutânea, podendo causar intoxicação por contato.
- Quando tratar-se de pó químico, o excesso do produto deverá primeiro ser removido (espanado) antes da aplicação de água em abundância, de modo a remover ao máximo o agente químico.
- A roupa da vítima nunca dever ser retirada pela parte superior do corpo e sim recortada, protegendo dessa maneira os olhos e a boca do paciente.
- Caso pálpebras e olhos sejam atingidos, a irrigação com água (ou solução fisiológica) deverá ser mantida constantemente até a chegada ao socorro especializado.
 Lesões Térmicas Específicas – Eletricidade
· A eletricidade pode ser conceituada como o fluxo de elétrons, átomo a átomo, por meio de um condutor.
· Quando o corpo humano passa a ser o condutor da corrente elétrica, serão produzidas lesões nos tecidos em função da conversão da energia elétrica em energia térmica, tendo as dimensões e profundidades variando em função das características da fonte da corrente elétrica (voltagem, amperagem, tipo de corrente elétrica), da resistência elétrica do tecido biológico e do tempo de contato.
· No atendimento a estes casos, deve-se primeiramente certificar-se do isolamento elétrico da vítima antes de qualquer atendimento, sendo frequentemente apresentado nets casos sinais e sintomas de disfunções no sistema nervoso autônomo, responsável pelo controle de funções como a respiração e a circulação.
· Portando, o socorrista deve estar atento para a possibilidade de para respiratória ou cardiorrespiratória.
 Lesões Térmicas Específicas – Lesões Circunferenciais
· Este tipo de lesão está diretamente associado á perda do membro afetado ou ainda ao risco de morte.
· Quando atinge a região torácica, a vítima pode ser submetida a um processo de sufocamento, devido principalmente á contração da parede do tórax e do diafragma, enquanto nos membros ocorre efeito similar ao torniquete, que pode resultar na ausência de circulação no membro afetado.
· Nesses casos, o paciente deve ser imediatamente conduzido ao centro de atendimento especializado.
 Lesões Térmicas Específicas – Lesões Por Inalação
· Considerada como principal causa de morte e incêndios, a lesão associada á inalação de fumaça quente e tóxica pode levar o paciente rapidamente a óbito por asfixia, em função da hipóxia cerebral resultante da inalação de gases como monóxido de carbono (CO) e cianeto (CN), ou mesmo em decorrência de queimaduras nas vias aéreas (superior e inferior)
· Assim sendo, toda vítima que apresente histórico de exposição á fumaça em ambientes fechados, ou ainda possua lesões térmicas na região da boca e ou nariz, deve ser atendida como potencialmente portadora de queimaduras no trato respiratório, necessitando, portanto, de suporte avançado de vida em centro de atendimento especializado.
· Para prevenir complicações respiratórias adicionais:
· Remova a vítima para o mais longe possível da fonte, tente leva-la para um local ao aar livre.
· Remova as roupas que possam dificultar os movimentos torácicos, inclusivegravata e colares, caso não estejam aderidos a pele.
· Desobstrua as vias aéreas e forneça respiração artificial caso a respiração esteja ausente ou seja inefetiva.
Lesões Térmicas Específicas – Lesões Por Agentes Biológicos 
· São lesões causadas pelo contato direto da pele com células urticantes presentes em animais ou plantas, como águas vivas, caravelas, lagartas e urtigas.
· Atingem principalmente a epiderme, porem em alguns casos pode lesar também a derme. Podem apresentar sintomas como febre e bolhas em diferentes regiões do corpo.

Continue navegando