Buscar

AV1 Fundamentos Históricos e Filosóficos da Educação

Prévia do material em texto

Fundação Educacional Unificada Campograndense
Disciplina: Fundamentos históricos e filosóficos da educação
Aluno: Matheus Fernandes
Curso: Letras Português/Inglês
Turno: Noite
1. Como Paulo Freire tematiza a questão “A educação é um quefazer neutro?”
Resposta: De acordo com o texto “A educação é um quefazer neutro?” Paulo Freire diz que não é possível uma educação não ser um ato político, afinal os estudantes não são neutros, os profissionais da educação não são neutros, todos vão ter suas próprias maneiras de agir, de pensar, ocorrendo assim um diálogo. Para educar é preciso compreender a realidade do aluno, onde que ele vive, o contexto político e a cultura daquela sociedade. 
2. Quais as duas visões sobre educação que são apresentadas no texto “A educação é um quefazer neutro?”
Resposta: Freire apresenta dois modos de educador, aqueles que são assumidamente políticos, pois são voltados para uma transformação social e aqueles que não acreditam que educação e política tenham ligação, porém são voltados para uma educação preparatória para o mercado de trabalho, e alguns acreditam em diferentes formas de realidade, esses pensamentos por si só já são uma atitude política, pois estão ajudando a formar mão de obra para um sistema capitalista e estão mantendo o formato de desigualdade social em que vivemos atualmente.
3. O que significa dizer que a educação bancária é uma educação alienada e alienante?
Resposta: A educação bancária ao invés de conscientizar, faz o indivíduo esquecer os seus problemas, a realidade em que vive e a sua motivação de lutar por mudanças. Por isso que é chamada de educação alienada e alienante. 
4. Como Paulo Freire pensa a questão das metodologias em educação?
Resposta: Para Paulo Freire, o aluno deve ser incentivado a raciocinar, pensar, criticar. A educação como um ato político para libertar o aluno e transforma-lo em um ser pensando e crítico. Freire defende que a educação deve ir além do básico, que o educador deve utilizar o ambiente externo do aluno, a sua realidade dentro da sala de aula. 
5. Comente a seguinte frase: “Não basta saber ler mecanicamente que ‘Eva viu a uva.’ É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho.”
Resposta: A educação vai muito além de seguir padrões e ensinar teorias, é preciso conhecer a realidade do aluno e saber empregar a teoria em coisas que o aluno vai ter a possibilidade de enxergar no ambiente externo ao escolar. Às vezes, tem aluno que não sabe o que é uma uva, talvez nunca tenha nem comido uma uva, dependendo de onde vive, de sua condição financeira. Então é o que a frase diz, não basta o aluno saber ler que a ‘Eva viu a uva’, ele precisa saber o que é uma uva, da onde ela vem e etc.

Continue navegando