Buscar

ATIVIDADE CONTEXTUALIZADA - RESPONSABILIDADE SOCIOAMBIENTAL

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

EMPRESAS E RESPONSABILIDADE SOCIOMBIENTAL
Elidiana Ferreira de Farias
01319177
Farmácia
Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável foram definidos pela ONU de maneira que conciliasse o meio ambiente e o desenvolvimento de uma sociedade justa. Os 17 objetivos substituem aqueles que ficaram conhecidos como “8 jeitos de mudar o mundo” formulados na Cúpula do Milênio no ano 2000.Os 17 objetivos conversam entre si e a reunião deles é considerada necessária para a manutenção de boas condições climáticas assim como o desenvolvimento sustentável da sociedade. Além de temas ligados ao meio ambiente, eles buscam diminuir a desigualdade econômica, a busca pela paz e pela justiça social. São 169 metas contidas na agenda 2030, onde os objetivos têm até tal ano para serem cumpridos. Os 17 objetivos são respectivamente: erradicação da pobreza; Fome zero e agricultura sustentável; saúde e bem-estar; educação de qualidade; igualdade de gênero; água potável e saneamento; energia limpa e acessível; trabalho decente e crescimento econômico; indústria, inovação e infraestrutura; redução das desigualdades; cidades e comunidades sustentáveis; consumo e produção responsáveis; ação contra a mudança global do clima; vida na água; vida terrestre; paz, justiça e instituições eficazes; parcerias e meios de implementação. 
Agenda 2030 e os 17 objetivos do desenvolvimento sustentável afirmam a importância das instituições e empresas na construção de uma sociedade onde a sustentabilidade e o desenvolvimento social andam lado a lado. O objetivo é que essas empresas guiem seus negócios e suas diretrizes buscando a diversidade, a inclusão e a preocupação com o meio ambiente. Em uma sociedade cada vez mais focada nesses objetivos, o mercado consumidor opta por empresas que invistam em questões sociais e ambientais. A valorização da marca é um dos benefícios trazidos pelo investimento de empresas em campos socioambientais. 
Pensando no engajamento das empresas e instituições em 2010 foi lançada a Norma Internacional ISO 26000 – Diretrizes sobre Responsabilidade Social. A versão em português a ABNT NBR ISO 26000 foi lançado no mesmo ano e tinha um objetivo que as organizações incorporassem responsabilidades socioambientais nas suas diretrizes. A ISO 26000 busca conscientização das empresas sobre o seu impacto na sociedade e no meio ambiente.
Muitas instituições e empresas aderiram a causa social e buscam investir em práticas que foca no alcance dos 17 objetivos propostos pela ONU. Uma das primeiras instituições a serem citadas é o Instituto Aurora que foca em 4 dos 17 objetivos: Educação de qualidade; Igualdade de Gênero; Redução das desigualdades; cultura de paz e justiça. O instituto tem como missão “Educar em direitos humanos, ampliando a compreensão do tema e promovendo diálogos”. O instituto Aurora busca uma educação de inclusão, empoderamento e transformação. O instituto promove oficina sobre ODS e direitos humanos para professoras com o objetivo de levar esses ensinamentos para a sala de aula. O instituto também participa de ações que busca igualdade de gênero seguindo o lema “Igualdade para viver, crescer e evoluir”. Incentivando a participação das mulheres na educação, na política e no combate à violência contra a mulher. As ações também buscam diminuir as desigualdades sociais, buscando a igualdade para inclusão, para oportunizar e para gerar autonomia. A busca pela paz e pela justiça também está entre os objetivos do instituto, pais para compreender, paz para dialogar, paz para coexistir. 
Outras empresas brasileiras já apresentaram projetos que visam a inclusão de objetivos sociais e ambientais em consonância com a agenda 2030. A operadora de telefone VIVO busca ferramentas que promovam a conectividade e a expansão da educação e do progresso. Em 2019 o então diretor-presidente da Fundação Telefônica VIVO falou: “O objetivo da vivo é proporcionar uma qualidade educativa diferenciada, com inovação no processo pedagógico. Levar tecnologia e conectividade, porém, é apenas uma parte de um ciclo virtuoso que depende de inclusão tecnológica, formação de professores, velocidade de conexão, equipamentos e plataformas adequadas.”
A Braskem, empresa Brasileira do ramo petroquímico que produz resinas termoplásticas, apresenta discussões e propõem soluções sobre o uso e descarte do plástico, atualmente um dos problemas ambientais mais discutidos no mundo, “Nós, como consumidores, precisamos reconhecer a nossa parte no uso e descarte do plástico. Mas a indústria também precisa repensar a forma como produz”, Disse Fabiana Quiroga diretora de reciclagem e economia circular da Braskem.
A Ambev uma empresa brasileira dedicada à produção de bebidas possui um programa chamado VOA, que como definido pela empresa, se trata de um programa de transformação social, onde os funcionários trabalham como voluntários junto a ONGs doando tempo e conhecimento para que as organizações voem mais alto. Em suma é um programa de mentoria e capacitação em gestão para ONGs, focando em gestão de rotina, gestão de orçamento, comunicação e relacionamento, captação de recursos e governança, solução de problemas e gestão de projetos.
O Instituto Stop Hunger foi criado por alguns colaboradores da Sodexo, empresa de serviços de alimentação e já estão de facilidades. Em 2019, Davi Barreto, então líder de sustentabilidade na Sodexo e superintendente do Instituto Stop Hunger falou: “O propósito de combate à fome do Instituto Stop Hunger é, além de ajudar cada vez mais pessoas, influenciar o governo e transformar esse movimento em políticas públicas”. 
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
https://www.comunitas.org/6-vantagens-para-empresas-que-investem-no-social/ (Acesso em 05/10/2021)
https://ideiasustentavel.com.br/objetivos-de-desenvolvimento-sustentavel/ (Acesso em 05/10/2021)
https://institutolegado.org/blog/17-exemplos-de-negocios-sociais-que-atendem-os-ods/ (Acesso em 05/10/2021)
https://institutolegado.org/tvlegado/eu-me-importo-em-acao-instituto-ecomamor/ (Acesso em 05/10/2021)
http://www.inmetro.gov.br/qualidade/responsabilidade_social/iso26000.asp (Acesso em 05/10/2021)
https://institutoaurora.org/quem-somos/ (Acesso em 05/10/2021)
https://liderancacomvalores.com.br/lider-2030-talks-11-empresas-que-estao-melhorando-o-mundo/ (Acesso em 05/10/2021)
https://www.ambev.com.br/voa/ (Acesso em 05/10/2021)
http://br.stop-hunger.org/home.html (Acesso em 05/10/2021)

Outros materiais