Buscar

AV2 Restaur àreas Degradadas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Continue navegando


Prévia do material em texto

1)É fundamental entender alguns conceitos importantes em relação à erosão dos solos, para que você possa entender melhor como as voçorocas se originam. Guerra e Cunha (2007) descrevem que os fatores controladores da erosão são todos aqueles que determinam a taxa de erosão, podendo-se citar a erosividade da chuva, erodibilidade (propriedades do solo), cobertura vegetal e características das encostas. A interação desses fatores é responsável pelo controle da erosão, podendo ser maior em certas áreas e menor em outras. Partindo-se desse conceito, julgue V para as afirmativas VERDADEIRAS e F para as FALSAS.
( ) A erosividade pode ser definida como a habilidade de a chuva causar erosão (HUDSON, 1961 apud GUERRA; CUNHA, 2007). Apesar de essa descrição parecer simples, esse fator controlador é extremamente complexo, pois depende dos parâmetros de intensidade das chuvas e das características das gotas de água.
( ) Os parâmetros utilizados para investigar a erosividade são: o total de chuvas, a intensidade, o momento e a energia cinética. O total pluviométrico (pode ser diário, mensal, sazonal e anual) é muito utilizado nos estudos sobre erosão dos solos.
( ) A cobertura vegetal erodibilidade é a resistência do solo em ser removido e transportado.
( ) A erodibilidade influencia os processos erosivos dos solos por meio dos efeitos espaciais da cobertura vegetal, dos efeitos da energia cinética e do papel da vegetação na formação de húmus, afetando o teor de agregados e na estabilidade.
A sequência correta é:
2)Sobre os objetivos do PRAD, julgue os itens a seguir:
I. O PRAD (Plano/Projeto de Recuperação de Áreas Degradadas) deve apresentar objetivos bem traçados e definidos, sendo que o principal é promover a recuperação ambiental de uma determinada área degradada.
II. O PRAD tem como objetivo principal a criação de um roteiro sistemático, contendo as informações e especificações técnicas organizadas em etapas lógicas, para orientar a tecnologia de recuperação ambiental de áreas degradadas ou perturbadas, visando alcançar os resultados esperados. 
III. Em relação aos objetivos do PRAD, estes devem ser discutidos com o proprietário (ou proponente) e devem estar alinhados com o técnico responsável pelo projeto e acompanhamento, conforme a Instrução Normativa nº 4/2011 do IBAMA.
Agora assinale a opção correta:
I, II e III Resposta correta
3)A Política Nacional do Meio Ambiente (Lei 6.938/81), além de estabelecer os direcionamentos necessários para o desenvolvimento econômico sustentável, essa lei criou alguns instrumentos visando tal medida, quais são?
1)O estabelecimento de padrões de qualidade ambiental.
2)O zoneamento ambiental.
3)A avaliação de impactos ambientais.
4)A degradação do solo e erosão;
5)O descarte incorreto de resíduos sólidos; 
6)Os modelos de agricultura não sustentável;
7)O licenciamento e a revisão de atividades efetivas ou potencialmente poluidoras.
8)As penalidades disciplinares ou compensatórias pelo não cumprimento das medidas necessárias à preservação ou correção da degradação ambiental.
9)O Cadastro Técnico Federal de atividades potencialmente poluidoras e/ou utilizadoras dos recursos ambientais.
10)Instrumentos econômicos, como concessão florestal, servidão ambiental, seguro ambiental e outros.
nômicos, como concessão florestal, servidão ambiental, seguro ambiental e outros.
(D) 1,2,3,7,8,9,10 Resposta correta
4)Em ecossistemas estáveis, ou seja, nos quais não houve intervenções humanas, ou nos quais estas foram muito baixas, o grau de resiliência é muito maior. Sobre o assunto, verifique as alternativas a seguir e assinale V para a VERDADEIRA e F para a FALSA.
( ) Em ecossistemas perturbados, onde não há a capacidade de resiliência natural, necessita-se do favorecimento humano para a sua recuperação.
( ) A regeneração natural tende a ser a forma de restauração de mata ciliar de mais baixo custo, entretanto, é normalmente um processo lento.
( ) Pelo fato de apresentarem uma relação direta com a água dos mananciais, essas matas são áreas de preservação permanente.
V, V, V. Resposta correta
5)A elaboração de Projetos de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD) ou Áreas Alteradas deve seguir normas específicas estabelecidas pelo IBAMA (Instrução Normativa IBAMA nº 04/2011). Em relação ao PRAD e à matriz de aspectos e impactos ambientais referente ao Aproveitamento Hidrelétrico (AHE) de Belo Monte, assinale a alternativa correta.
E) A coleta das camadas superficiais de solo dos locais que serão inundados pode ser realizada para a futura recuperação de áreas degradadas, a fim de realizar posterior transposição do solo com o objetivo de acumular uma maior quantidade de sementes nas áreas a serem recuperadas. Resposta correta
6) Sobre o EIA/RIMA, é correto afirmar que:
No RIMA (Relatório de Meio Ambiente) são apresentados os resultados obtidos no EIA (Estudo de Impacto Ambiental), em uma linguagem acessível à população. Resposta correta
7) Correlacione os itens a seguir.
1.Rio perene
2.Rio intermitente
3.Rio efêmero
A-corpo de água que tem escoamento superficial apenas durante ou imediatamente após períodos de precipitação, ou seja, são aqueles onde se verifica escoamento durante e imediatamente após a ocorrência de chuvas.
B-corpo de água que naturalmente não apresenta escoamento superficial por determinados períodos do ano, ou seja, são aqueles cujo escoamento não ocorre no período das secas mais severas.
C-corpo de água superficial que escoa naturalmente durante todo o período do ano, ou seja, percebe-se durante todo o ano, mesmo nas mais severas secas, escoamento de água.Agora escolha a sequência correta.
A) 1-C, 2-B, 3-A. Resposta correta
8) Também constituem uma forma de desgaste/degradação da superfície terrestre. Eles são definidos, de acordo com Pena (2017), como qualquer deslocamento de rochas ou sedimentos (que são partículas de rochas) em superfícies inclinadas, e são relacionados, principalmente, com a ação da gravidade. Trata-se de eventos geomorfológicos deposicionais, ou seja, que transportam e depositam sedimentos de um local para outro, portando-se como um dos mais elementares processos de transformação do relevo. Os deslizamentos são as formas de mais conhecidas, mas não são as únicas”.
Do que se trata a descrição acima?
C)Movimentos de massa. Resposta correta
9) A recuperação da vegetação nativa em determinada área é uma das principais etapas de um Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). Sobre o assunto verifique os itens.
I.Em relação às matas ciliares, Oliveira Filho (1994 apud CECONI, 2010) as descreve como formações vegetais do tipo florestal, as quais encontram-se associadas aos corpos d’água, ao longo dos quais podem estender-se por vários metros a partir das margens e apresentar variações na composição florística e na estrutura comunitária, dependendo das interações que se estabelecem entre o ecossistema aquático e sua vizinhança.
II.As matas ciliares são definidas como uma formação vegetal artificial, localizada às margens de estuários.
III.Em geral, essa mata é relativamente estreita em ambas as margens, dificilmente ultrapassando 100 metros de largura em cada margem. Geralmente, a largura em cada margem é proporcional a do leito do rio, embora possa ser maior em áreas planas.
Está (ão) correta (s):
Ocultar opções de resposta 
D) I e III.	 Resposta correta
1. 10) A sucessão vegetal, entendida como um processo de auto-organização ou amadurecimento do ecossistema, direciona-se da simplicidade para a complexidade organizacional, deformas de vida mais simples para mais complexas e diversificadas. Sobre o assunto assinale V para a VERDADEIRA e F para a FALSA.
( ) Sucessão repositiva: é aquela que ocorre em uma escala de tempo relativamente curta, com ocorrência em qualquer matéria orgânica morta (p. ex., animais ou plantas em decomposição).
( ) Sucessão autogênica: sucessão em que o processo de substituição de espécies ocorre como resultado de mudanças externas (incêndios, tempestades, processos geológicos) ou forças geofisicoquímicas.
( ) Sucessão alogênica: ocorre em ambientes recém-criados, geralmente decorrentes de processos biológicos que modificam condições e recursos.
E) F,F,F Resposta correta